Fórum — Atelier do Bonsaiarquivo estático

Shimpaku........quase pronto?(atualizado 18/02/10)

Elio14/02/2010 15:19
Shimpaku........quase pronto?(atualizado 18/02/10)
Olá pessoal!
O antes e o depois!
O que pode ser arrumado, ainda?
Pretendo colocar em vaso de bonsai na próxima primavera.

Matheus 3114/02/2010 16:12
Não sei se ele demora muito para engordar
parece meio fino
fora isso acho que só falta encher a copa pra ficar bem legal 😄
Elio14/02/2010 20:32
Matheus, o shimpaku demora muito, mas muito mesmo para engrossar. Já para encher a copa é rápido.

abraço
joão josé14/02/2010 21:20
Só abaixar o 4º galho. No resto tá super legal.
Matheus 3114/02/2010 21:58
Agora que reparei
parece que esta sem galhos no fundo
é isso mesmo?
Elio14/02/2010 23:39
João José, bem reparado! Vou baixar um pouco. Outra coisa que notei, vou ter que fazer um corte na axila do 1º galho e abaixar para tirar a visão de "arco"

Matheus, o 2º galho é o de fundo. É que nasceu meio do lado e tive que jogá-lo para trás.

abraço
Leonardo A.15/02/2010 00:27
Belo shimpaku Élio !

Esta muito bom assim, ma se vc aceitar palpites...

Achei parecido com um trabalho que tenho aqui, acho que se vc desse uma girada no sentido anti horario para escolher uma nova frente e aramar ela deichando a planta mais sinuosa e baixa a partir do segundo galho ficaria bom !!

A foto do meu shimpaku

joão josé15/02/2010 07:35
Algo parecido com isto, Leonardo?
Elio15/02/2010 19:35
Leonardo e João José, realmente ela está muito esguia. Só não dá para mudar a frente por causa do Jin/Shari e porque a curva à esquerda na realidade ela é bem acentuada para trás.
Talvez se eu passar uma ráfia e passar um arame grosso eu consigo uma maior sinuosidade o que vai baixar a planta.
Valeu!
abraço
nickyfury15/02/2010 21:27
bonsai
Elio, o shimpaku tem um bom movimento, a meu ver. Mas os galhos, principalmente o primeiro a direita, apresenta um movimento em arco muito acentuado. Apesar de vc ter escrito que irá corrigir esse defeito, sugiro ainda dar a ele e aos demais movimentos levemente sinuosos lateralmente, baixando-os um pouco apenas, com as pontas levemente voltadas para cima. 😄

Em relaçâo à distribuição dos galhos, eu costumo aramar o tronco e forçar movimento nele de maneira a privilegiar melhor a distribuição de galhos, vez que, com o movimento forçado, os galhos podem ser reposicionados.

E o vaso, escolheu qual para acondicionar essa belezura? Acho que um redondo, de bordas medianas, cor ocre escura ficaria ótimo. 😄
Elio16/02/2010 21:15
Velho amigo Nicky!
Sempre dando boas sugestões. Acho que vou re-aramá-la e seguir os conselhos de abaixar mais e dar mais sinuosidade.

abraço
Leonardo A.16/02/2010 21:48
João , quase isso que pensei, só que um pouco menos sinuoso!!

Esse juniperus é seu?? Bela planta!!

Élio posta fotos depois da intrvenção!!!!

E quando vamos marcar aqula visita???

Abraços.
joão josé16/02/2010 21:52
Esse é meu, Leonardo!
Elio16/02/2010 21:52
Leonardo, sei que estou te devendo a visita. Estou na praia e só dei uma chegada em Curitiba´para cumprir alguns compromissos. Dia 1/março retorno de vez e aí te telefono. Palavra de atleticano......rsrsrsrs!

abraço
Elio18/02/2010 11:40
Aceitando as sugestões dos amigos, eis como ficou:
Altura reduzida em 7 cm.

Valeu, pessoal!

ANTES

DEPOIS
Leonardo A.18/02/2010 14:24
Melhorou bastante Élio!!!!!

Mas fiquei com uma duvida agora, vai deichar os galho retos ou vai dar sinuosidade a eles??

E mais uma sugestão, sera que conseguiria abaichar mais a copa, isto é deichar mais proximo do ultimo galho, acho que talvez ficasse bom, mas isso dai é com voce, ao vivo as coisas são diferentes !!!

abraço.
Elio18/02/2010 15:06
É , Leonardo, como vc disse, ao vivo é um pouco diferente. Como a foto não é tridimensional, não dá pra ver a sinuosidade dos galhos, vendo de lado. Só de cima. Depois, olhando de lado não vejo muita necessidade de dar sinuosidade, porque pretendo que a parte verde adense bastante e pouco vai dar pra ver os ramos, lateralmente. Estou mais preocupado em alargar os patamares e aí já tem boa sinuosidade, exceto o primeiro ramo que, já muito grosso, não deu para dar sinuosidade.
abraço