Pinheiro Negro - Kajihara
Pinheiro Negro - Kajihara
O bonsaismo brasileiro deve muito a ele. Linda planta!
Leco, belíssimo PN. Faz tempo que vc adquiriu do sítio do Kajihara?
abraço
abraço
Olá amigo Elio...
não faz muito tempo não, creio que uns 2 meses. Desde meus 15 anos tenho uma queda por bonsai, principalmente por coníferas. Uma pena eu ter morado em apartamento tanto tempo.Tem alguma dica a dar?Antes de compra-lo andei lendo muito sobre Pinheiro Negro e estou esperando o curso de inverno para fazer com os Mizunos. Só lendo não tem como aprender a mexer. Basicamente oque estou fazendo é retirando as agulhas secas. Reparei que existe na primeira parte bastante agulhas longas também, mas ainda não estou querendo intervir, rs!
abraços
não faz muito tempo não, creio que uns 2 meses. Desde meus 15 anos tenho uma queda por bonsai, principalmente por coníferas. Uma pena eu ter morado em apartamento tanto tempo.Tem alguma dica a dar?Antes de compra-lo andei lendo muito sobre Pinheiro Negro e estou esperando o curso de inverno para fazer com os Mizunos. Só lendo não tem como aprender a mexer. Basicamente oque estou fazendo é retirando as agulhas secas. Reparei que existe na primeira parte bastante agulhas longas também, mas ainda não estou querendo intervir, rs!
abraços
Acertadamente, Leco, é isso aí. Vai retirando as agulhas secas. Bonsai, principalmente os cuidados com PN, não basta leitura. Ótimo vc fazer um curso com os Mizuno. Na teoria vc deve ter aprendido muito sobre PN. Embora seja uma espécie resistente mas é cheio de segredinhos. Só de tipos de pinçagem eu aprendi nove, dependendo do que vc quer da planta. Perguntei quanto tempo vc trouxe do Kajihara porque acho importante vc aplicar, preventivamente, um fungicida, que pode ser o enxofre mesmo. 3 aplicações , uma a cada semana.
Mais uma vez digo que vc adquiriu EXCELENTE planta. Estrutura principal de primeira. Em MP, se puder, me diga quanto vc pagou.
Um abraço e parabéns pela aquisição.
Mais uma vez digo que vc adquiriu EXCELENTE planta. Estrutura principal de primeira. Em MP, se puder, me diga quanto vc pagou.
Um abraço e parabéns pela aquisição.
Obrigado mais uma vez Elio e agradeço por todo apoio que tem me dado em meus posts. Nos falamos por MP...
grande abraço.
grande abraço.
Aos amigos do fórum segue foto de como se encontra o PN. Aproveitando a postagem, gostaria de tirar uma dúvida com os mais entendidos em PN. O por que será que está aparecendo umas "pintas" amarelas nas agulhas, tanto no meio delas quanto nas pontas? Futuramente pretendo trocar este vaso, caso queiram deixar umas opiniões eu agradeceria...abraços a todos...

Uploaded with ImageShack.us

Uploaded with ImageShack.us
Leco, esses aneis amarelos são característica da presença de fungo. Como eu havia postado anteriormente é necessário aplicação de fungicida.
Ah, agora também é epoca de aramar e espalmar esses galhos.
abraço
abraço
Obrigado amigo Elio. Eu apliquei conforme me disse. Vou ver se começo a fazer uma aplicação por mes para ficar mais garantido...
😄 Belo bonsai ,tenho um seguindo o mesmo estilo 😉
bonsai
Leco, ao invés de fazer curso com Mizuno e cia, aconselho vc a procurar Mestre Hidaka, bem mais experimentado na arte do cultivo do PN, ou mesmo a Regina Suzuki, primeira discipula do mestre, que trabalha igualmente bem com essa espécie. Ambos, a meu ver, poderão dar-lhe conselhos e dicas muito mais ricas que Mizuno. 🙄 🙄
Hidaka recebe bem quem o procura, em sua chacara em Atibaia/SP e nunca se nega a dar informação sobre as espécies que cultiva, independentemente de cursos e eventos de que participa. 😉
Hidaka recebe bem quem o procura, em sua chacara em Atibaia/SP e nunca se nega a dar informação sobre as espécies que cultiva, independentemente de cursos e eventos de que participa. 😉
Muito bem citado. Já falei com o Hidaka, tenho planta dele, vou levar o PN para ele dar umas dicas na próxima visita que eu fizer a ele, mesmo assim obrigado pela dica nickyfury!!! grande abraço
Maravilhoso bonsai meu camarada! parabéns
Elio escreveu:Leco, esses aneis amarelos são característica da presença de fungo. Como eu havia postado anteriormente é necessário aplicação de fungicida.
abraço
Elio tenho um PN que também está com esses anéis amarelados.
Qual fungicida aplico e como fazê-lo?
Obrigado.
Rafael, 3 aplicações de Calda Sulfocalcica; 01 a cada semana, resolve!
O ideal seria um fungicida (Folicur, por exemplo) mas para comprar é complicado.
abraço
O ideal seria um fungicida (Folicur, por exemplo) mas para comprar é complicado.
abraço
lindo seu pinheiro negro , ficou muito melhor depois da intervenção .
gostei muito , parabens pelo PN.
gostei muito , parabens pelo PN.
Flavio e Anderson - valeu pessoal, acredito que no ano que vem ele esteja com melhor visual!!! Ainda tá muito bagunçado...rsss
Rafael - É isso, siga oque o Elio disse que dá certo. Esses anéis não sairão mais das agulhas, mas fazendo a aplicação as novas virão verdinhas.
Rafael - É isso, siga oque o Elio disse que dá certo. Esses anéis não sairão mais das agulhas, mas fazendo a aplicação as novas virão verdinhas.