Fórum — Atelier do Bonsaiarquivo estático

E o vento levou...

JulioRJ16/02/2010 15:43
E o vento levou...
E ai galera .. bom .. nunca fiz esse estilo fukinagashi, entao hoje peguei uma mudinha que tinha aqui em casa e resolvi tentar .. vou deixar dar mais uma enchida na copa ..

SEKI - Elio Luis Secchi16/02/2010 17:41
Isso é um tanuki???
Tá meio forçado.
abraço
JulioRJ16/02/2010 18:31
eh .. eh um tanuki .. tava pensando em cortar o tronco morto onde acaba copa da planta a parte da esquerda .. .. e deixar dar uma enchida pra tirar o artificial .. ou colocar mais madeira morta, mais finas para dar uma embolada no visual...
que acha?
joão josé16/02/2010 19:44
Você fez os "trilhos" atrás, para encaixar a planta, Júlio? Os bastidores são importantes nesta técnica para dar realidade ao projeto. E o tratamento da madeira foi realizado? Seria interessante ter preparado a madeira (calda sulfocaustica) antes do acoplamento, pois ela pode ir apodrecendo com o tempo. De tanuki não entendo muito, quem sabe mais alguém te dá mais conselhos para melhorar o projeto.
JulioRJ16/02/2010 19:52
ahahahahha fiz sim .. aquelas valas para a outra planta encaixar ne ??
passei aquela preparaçao com cal e enxofre!!! ela pessoalmente ta legal .. pq ela é pequena . ai ficou legal .. eh a primeira vez que tento isso ..
tem alguma ideia ai .. mais madeira morta? .. cortar alguma coisa ??
so nao vale falar pra cortar no zero e nem desfolhar . hauhauhuahuahauhauahuah
abraçoooo
joão josé16/02/2010 20:08
Corta o Tanuki lá embaixo, rsrsrs! Sei lá, ele ta meio estranho, o tanuki teria que ir afilando nas pontas, para dar a impressão que a planta e o tronco são da mesma planta. Talvez diminur mais o tronco maior, deixando o do meio como principal... Esta era a caliandra que você falou?
JulioRJ16/02/2010 20:18
nao nao .. é de uma goiabeira aqu de casa .. a caliandra eh muito linda . depois posto ela morta .. nao entendi esse lance de afilando .. explica melhor ai ..

valeuuu
joão josé16/02/2010 20:24
Na verdade eu falei mas depois vi que as pontas estão afuniladas. Mas o tronco da esquerda eu reduziria bastante.
JulioRJ16/02/2010 20:45
ate aparecer o tanuki preto ?? a cor do tanuki eh escurao
joão josé16/02/2010 20:48
é difícil opinar sem ver o verso...
JulioRJ16/02/2010 20:53
vou tirar do verso ..
joão josé16/02/2010 21:05
Acho que se você tentar outro estilo talvez seja mais feliz!
Elio16/02/2010 23:08
Julio, a laje polida e as pedras brancas simetricamente posicionadas dão um ar um pouco artificial. No futuro, sugiro buscar algo mais rústico.
abraço
JulioRJ16/02/2010 23:46
Uma lasca de pedra e uma pedras normais era mais aconselhavel ne . .. mais fiz com o que estava em maos .. so para ver como iria ficar ..
mais eh isso mesmo . bem lembrado .. to tendo dificuldades para arrumar lasca de pedra .. e a marmore.. hahahahaha tem uma marmoraria na esquina da minha rua ..

Obrigado pelo toque ..

valeuuu
Rodrigo_Dias_RJ16/02/2010 23:52
Julio, aceite isso como uma critica muito construtiva.

O lance do TANUKI não é moleza, pelo simples fato de que fazer ele ficar natural é dificil, o lance de fazer o varrido pelo vento não é moleza, pelo simples fato de que fazer ele ficar natural é dificil!!!

Resumindo, vc tentou uma das tecnicas mais dificeis e um dos estilos mais dificeis, rsrsrsr
É como se vc tirasse habilitação de carro e dirigisse uma carreta de produto quimico bi-articulada, rsrsrsrs.
Confesso que em relação ao tanuki agora eu estou começando a fazer ''legalzinho'', mas o varrido ainda não me arrisco porque acho que os meus ficam meio ''forçado'', igual o amigo Elio falou.

Tenho notado em seus trabalhos que vc tem MUITA vontade, mas percebo que vc ainda não teve a oportunidade de trocar experiências com outros bonsaistas. Isso é muito importante, felizmente eu tive essa sorte. Isso faz com que a gente alem de aprender passe a observar outros pontos de vista.

Aqui no Rio o que não falta é bonsai. Na Barra tem o bonsaimania e a chacara tropical, na lagoa tem o kaku bonsai, em Niteroi tem o bonsai niteroi e tem a minha loja na tijuca - BONSAI TIJUCA, foram um monte de outros locais que posso te passar.

Acho que esse intercâmbio seria muito interessante para que vc pudesse analisar outros trabalhos e evoluir mais rápido, tenho amigos que fazem bonsai a 15 anos, mas eles dizem que só conta os últimos três anos (porque é o tempo que eles fazem essas visitas).

Espero ter ajudado
JulioRJ17/02/2010 00:11
pois eh .. nunca tive conselho de ninguem.. no tropical o amigo nao eh de muita conversa .. entao vou no que acho que fica legal .. to precisando mesmo . os cursos nao passam do basico, entao pra mim nao serve .. faço isso desde os 12 anos de idade . mais sempre no meu conceito de bonsai .. pois sempre fiquei recluso a mim mesmo, devido a falta de divulgaçao da nossa arte .. as testos de internet tb nao ensinam muito alem do basico .. entao fica dificil, nao se tem onde aprender .. o que venho fazendo nesses anos é olhar fotos de bonsai e tentar entender e transforma-lo ao meu alcance .. o tanuki eh muito dificil mesmo . acridito que nao tenha ficado MUITO RUIMMMM nao .. mais justamente devido a falta de experiencia ..

agradeço muito as palavras, mais fico sem saber o que fazer em relaçao a conhecimento
Rodrigo_Dias_RJ17/02/2010 02:28
JulioRJ,

Eu posso não conhecer muito, mas se tiver de bobeira aparece la na minha loja para gente bater papo, aos poucos vc vai conhecendo mais gente e vendo outros trabalhos
Sergio Batalini17/02/2010 09:58
concordo com o Rodrigo , sou um caso tipico de quem tenta aprender alguma coisa a 15 anos , brigando com as plantinhas sozinho , com muitos conceitos e tecnicas erradas ...
Aprendi em 1 ano aqui mais que 15 sozinho ...
Boa sorte... 😄
JulioRJ17/02/2010 12:05
vou dar um pulo ai assim . vou pegar o endereço no site ..
Obrigado pelo apoio galera...
Rodrigo Tavares17/02/2010 12:43
Olá Julio, aproveitando a participaçãodo Bonsergio, dê uma olhada neste post dele, eu pessoalmente achei uma ótima aula, ilustrada com fotos. Me esclareceu bastante!!! 😄
http://www.atelierdobonsai.com.br/forum/viewtopic.php?p=124083&highlight=#124083

Ops... faltou o link eheheh...
Laudir17/02/2010 13:03
Rodrigo Tavares escreveu:
Olá Julio, aproveitando a participaçãodo Bonsergio, dê uma olhada neste post dele, eu pessoalmente achei uma ótima aula, ilustrada com fotos. Me esclareceu bastante!!! 😄

qual o link?
Laudir17/02/2010 13:07
JulioRJ escreveu:
vou dar um pulo ai assim . vou pegar o endereço no site ..
Obrigado pelo apoio galera...

Estou feliz pq vc está disposto a aprender!

eu mesmo estou penando com um galho (assemelha-se a um moyogi). Quero fazer um tanuki nele mas ainda nao tenho coragem por receio de estraga-lo ou pior... estragar a planta.

Minha esposa ri muito de mim. Um dia eu digo: vou usar a caliandra no tanuki.
outro dia eu falo: acho q vou tentar colocar a azaléia.... o ficus.... a murta.... e assim vai kkkkk

tanuki parece simples mas é complicado!

God bless you!
JulioRJ17/02/2010 15:05
hahahahahahaah pois eh .. aqui onde moro exite bastante mata atlantica .. o que possibilita em pegar plantas marginais e fazer mesmo e adquirir experiencia nisso .. mais era bom ate fazermos alguns encontros uma ou duas vezes por ano para juntar a galera de outros estados ..
seria um caso a se pensar hein...
Willian17/02/2010 16:55
Julio,

de que parte do RIO você é?
JulioRJ17/02/2010 16:59
BARRA .. ENTRE BARRA E RECREIO .;;