Fórum — Atelier do Bonsaiarquivo estático

Minha eugenia e sua opinião

Dougb201017/02/2010 16:56
Minha eugenia e sua opinião
Ola galera surgiu um EUGENIA aqui em minha casa mas não sei q rumo tomar nesta planta.

Abaixo segue as fotos aceito qualquer opinião:
OBS: So troquei ela de vaso para trocar o substrato. Sustrato com arreia, pedrisco e um pouco de terra para dreanar mais facil.

Obrigado e aguardo as opiniões
😉
cesar_alr17/02/2010 17:05
Kra sugiro que vc de umalida neste tópico antes de mexer na sua eugênia ...

http://www.atelierdobonsai.com.br/forum/viewtopic.php?t=12911
joão josé17/02/2010 21:11
Pois então, a única dica que sei é: cuidado ao mexer com as raízes... agora você ja mexeu, rs! Oremos! Rs!
Dougb201018/02/2010 09:06
ALGUEM MAIS TEM ALGUMA OPINIÃO???
Ricardo Paiva18/02/2010 09:40
Olá Dougb2010, como você a transplantou agora, é melhor deixá-la se recuperar e não mexer nela até a próxima primavera, pelo menos.
Pelas fotos vejo 2 pontos que você deve dar mais atenção:
1 - o nebari - você tem aquela raiz aérea grossa que você precisará corrigir ou eliminando-a ou fazendo ali uma pedra artificial. Isto vai depender do restante do sistema radicular se existem outras raízes.
2 - a copa é formada por galhos que partem todos do mesmo pondo e ainda curvados. Você precisa determinar a nova "linha" do tronco e manter apenas 1 ou 2 guias. Eu preciso de mais fotos em outros angulos para sugerir qual.
Dougb201018/02/2010 11:12
Ricardo Paiva escreveu:
Olá Dougb2010, como você a transplantou agora, é melhor deixá-la se recuperar e não mexer nela até a próxima primavera, pelo menos.
Pelas fotos vejo 2 pontos que você deve dar mais atenção:
1 - o nebari - você tem aquela raiz aérea grossa que você precisará corrigir ou eliminando-a ou fazendo ali uma pedra artificial. Isto vai depender do restante do sistema radicular se existem outras raízes.
2 - a copa é formada por galhos que partem todos do mesmo pondo e ainda curvados. Você precisa determinar a nova "linha" do tronco e manter apenas 1 ou 2 guias. Eu preciso de mais fotos em outros angulos para sugerir qual.

Ola amigo, deixa-la ate a primavera? aqui no meu estado o clima é meio diferenciado, so temos 6 meses de chuva e 6 meses de seca, agora estamos no periodo da chuva.

Eu mudei o substrato dela ontem, ainda daria tempo de mecher em alguma coisa nela?

Eu irrei bater mais fotos e postar elas aqui para voçe,
Em relação as raizes essa planta ta com muitas raizes principalmente aizes radiculares no fundo, parte superir tem esta ai esposta e logo abaixo tem mais uma.

Obrigado
Laudir18/02/2010 11:18
procure mostrar as outras raízes tb.

aqui no meu estado o clima é meio diferenciado, so temos 6 meses de chuva e 6 meses de seca, agora estamos no periodo da chuva.

Assino embaixo... região norte é terrível na época do verão do restante do brasil... aqui em rondonia nao é diferente em nada
Dougb201018/02/2010 11:23
Laudir"]procure mostrar as outras raízes tb.

[quote escreveu:
aqui no meu estado o clima é meio diferenciado, so temos 6 meses de chuva e 6 meses de seca, agora estamos no periodo da chuva.

Assino embaixo... região norte é terrível na época do verão do restante do brasil... aqui em rondonia nao é diferente em nada

Quando voçe diz procure mostrar as outras raizes seria na foto???? ou trabalhar de uma forma para colocar as raizes expostas???
Laudir18/02/2010 11:27
Dougb2010 escreveu:

Quando voçe diz procure mostrar as outras raizes seria na foto???? ou trabalhar de uma forma para colocar as raizes expostas???

na foto mesmo para podermos analisar melhor o teu exemplar
Dougb201018/02/2010 11:29
Laudir"]

i ai terrei de arrancar novamente??? ai complica!!! hehehesrsrs
Dougb201018/02/2010 11:32
Apos ver as raizes eu penssei em fazer raiz exposta nesta eugenia so não sei o q fazer com todos aqueles galhos, que forma poderia dar.

LAUDIR voçe que é mais ou menos da mesma região da minha, quando voçe prefere fazer as podas tanto nas raizes quanto nos galhos???

Obrigado
Laudir18/02/2010 12:20
olha... eu nao sou muito bom nisso... sou tao ou até mais iniciante que vc na arte.

procure saber qual é a época do ano em nossa região que as plantas entram em dormencia. geralmente na primavera... mas a primavera nossa é diferente da primavera das outras regiões do brasil
Ricardo Paiva18/02/2010 14:26
Dougb2010, é verdade, desculpa a desatenção quanto a sua região.
Falando agora em período de chuva e sem chuva, eu não mexeria nela até o início do novo período de chuvas.
Sobre ter se ainda da tempo de mexer nela, sem mais fotos não arrisco sugestões.
Dougb201018/02/2010 15:10
Ricardo Paiva escreveu:
Falando agora em período de chuva e sem chuva, eu não mexeria nela até o início do novo período de chuvas.
Sobre ter se ainda da tempo de mexer nela, sem mais fotos não arrisco sugestões.

ok amigo vou postar as demais fotos que tirrei hoje:

aguardo dicas
Laudir18/02/2010 16:45
Eu arrisco arrancar esta raíz alta para tirar esta impressão de que a planta está escorada
Dougb201018/02/2010 17:05
Laudir escreveu:
Eu arrisco arrancar esta raíz alta para tirar esta impressão de que a planta está escorada

com estas raizes ai eu tinha pensado em fazer raiz esposta ou raiz sobre pedra!!!
Laudir18/02/2010 17:08
não é má idéia.... mas lembre-se... tem q trabalhar bem pra nao ficar aquela aparencia de artificial....
qualquer dúvida consulte esta ótima matéria sobre Sekijoju:

http://laudir.blogspot.com/2010/01/raiz-sobre-pedra.html
Dougb201019/02/2010 15:44
Ricardo Paiva escreveu:

Ola boa tarde amigo já postei as novas fotos, aguardo as sugestões.

Obrigado
Ricardo Paiva20/02/2010 00:26
Olá Dougb2010, pelas novas fotos se confirmou o que eu estava desconfiado.
Bem, vamos lá. Se minha, a utilizaria para experiências ou a plantaria no jardim e investiria em outra planta com melhor potencial. Explico o porquê: a planta apresenta 3 defeitos graves. Alguns podem ser corrigidos outros não:
1 - raiz aérea mal posicionada e de forma feia. Pode ser facilmente eliminada. Para a opção raizes expostas ela tem uma forma feia e não agrada. Para raíz sobre pedra, a mesma raiz, como já grossa, dificilmente vá ficar natural.
2 - conicidade invertida.
3 - galhos saindo do mesmo ponto e apenas de um lado. Facilmente pode ser corrigido com sucessivas podas drásticas para estimular novas brotações e com elas formar a nova copa.
Espero que não fique decepcionado com minha opinião. Semana passada mesmo me desfiz de umas 20 plantas que só me tomariam tempo e nunca chegaria a um resultado satisfatório.