Fórum — Atelier do Bonsaiarquivo estático

Formigas

Alcides Junior18/02/2010 20:31
Formigas
Pois é pessoal, depois de um tempo sem postar, devido a algumas mudanças de endereço, o que vou postar em um outro tópico depois de tudo ficar mais organizado estou tendo um probleminha, bonsai em local novo, problema novo.
Algumas espécies foram atacadas por formigas carregadeiras e não são poucas.
Serissa

Jasmim

Pêssego anão

Algumas outras também estão sendo atacadas, como, piracanta, cotoneaster, maçã, ameixa, etc....
Vhalveruth18/02/2010 20:38
hummmmm
isso é um saco mesmo...

tb tenho esse problema
MARCIO ROLDÃO18/02/2010 22:41
Todo ano tenho esse problema, assim que elas atacam coloco isca ( veneno p/ formiga ) e elas somem. Mas confesso que nunca perdi nenhuma planta por isso, elas acabam efetuando uma desfolha e as plantas brotam com força. As mais atacadas são serissas, azaléias, piracantas, caliandras. Aqui na minha região tem as quem-quem e as saúvas.
ricardosantos0718/02/2010 22:49
Já vi aqui no Fórum em algum post que problemas como este foram resolvidos utilizando SBP Casa e Jardim. Ele é a base de água e não mata as plantas. Pode ser outro tb, Raid etc.
Ricardo Paiva19/02/2010 00:23
Júnior, realmente estas carregadeiras são um problema mas de fácil solução: coloque veneno do tipo iscas (não economize, coloque MUITA) que elas vão carregar as iscas ao invés de atacar suas plantas. Elas somem assim como aparecem.
Assim como o Marcio falou, é uma desfolha natural e as plantas voltam com muita força mesmo.
SEKI - Elio Luis Secchi19/02/2010 10:35
É isso que os colegas falaram Junior, isca prá elas e guarda um dinheirinho para pagar elas pelo trabalho de desfolha que te pouparam, rsrsrsrsrsrss. Quando elas atacam meus ligustros eu penso assim: ufa, um trabalho a menos.....

abraço
Laudir19/02/2010 11:03
Elio Luis Secchi escreveu:
É isso que os colegas falaram Junior, isca prá elas e guarda um dinheirinho para pagar elas pelo trabalho de desfolha que te pouparam, rsrsrsrsrsrss. Quando elas atacam meus ligustros eu penso assim: ufa, um trabalho a menos.....

abraço

A natureza trabalhando a favor da arte...
DigoF320/02/2010 20:07
ola de uma olhada neste tópico...

http://www.atelierdobonsai.com.br/forum/viewtopic.php?t=12644

boa sorte...
t+