Knight18/02/2010 20:48
Adubação Sibipiruna
Possuo uma sibipiruna de +/- 8 anos de idade. Achei ela perdida em uma floricultura, num vasinho com terra vermelha que parecia cimento, com um tamanho totalmente desproporcional ao vaso e seu estilo. Dei uma ajeitada nela, cortei um galho daqui, podei dali, e quando fui trocar o substrato, uma surpresa: devido ao fato da terra ter se compactado, ela quase não tinha raiz. Bom, depois disso tudo, ela já esta aramada e com fortes brotações, mais esta chegando a hora de aduba-la, e não possuo nenhuma imformação de como proceder. Tenho em casa a torta de mamona, a farinha de osso e o NPK 4-14-8. Alguém tem uma tabelinha ai de como eu devo proceder?
Ah, a 2 meses venho colocando nela apenas fertilizante para raiz
Obrigado!
Glauco Bastos19/02/2010 14:06
Caro Knight,
Sibipiruna é uma planta muuuito resistente e tendo espaço para desenvolver irá lhe presentear com várias brotações, tantas que te darão trabalho controlar 😄 .
Quanto a adubação (se já tiver mais de 45 dias do último transplante) vc poderá usar a dobradinha TM + FO trocando a cada 45 dias (eu particularmente só uso adubação foliar e osmocote) e utilize um adubo via foliar, o problema é que o que vc tem, 04-14-08, é mais indicado para incentivar a floração e frutificação por ter um percentual maior de fósforo(14), eu indicaria o bioferti plus que tem N-P-K 8-9-9 isso a cada 15 dias e sempre após as regas, de preferência que seja após a 16:00h.
Abraços.
Laudir19/02/2010 16:07
Glauco Bastos escreveu:
eu indicaria o bioferti plus que tem N-P-K 8-9-9 isso a cada 15 dias e sempre após as regas, de preferência que seja após a 16:00h.
Abraços.
a questão do horário é por causa da incidência do sol que pode afetar o metabolismo ou pq à noite esta proporção trabalha melhor?
Rodrigo Tavares20/02/2010 13:53
Cadê as fotos? ❓
DigoF320/02/2010 15:15
ola, concordo com os amigos... a torta de mamona + farinha de osso é o que traz melhores resultados.
esperamos fotos...
t+
Knight20/02/2010 21:26
Ola a todos!
Já estou providenciando as fotos. Logo logo postarei aqui 😉
E Obrigado pelas respostas!!!!
Knight21/02/2010 23:11
Bom pessoal, como prometi, seguem as fotos da minha Sibipiruna:
1ª FOTO: encontrei ela assim 😕 ....
2ª FOTO: ... e hoje ela está assim! 😄

Glauco Bastos22/02/2010 00:10
Laudir"]
Laudir,
Na realidade eu já apliquei a sol pleno e percebi que algumas folhas mancharam, não estou embasado em nada científico e sim por observação, pode até ter sido uma coincidência ou algo a mais que tenha colocado (costumo usar adubos variados), ou a própria água clorada, mas enfim, eu agora só aplico qualquer coisa(menos água, rsrs) via foliar com o sol esfriando.
Abraços.
Matheus 3122/02/2010 13:47
Glauco Bastos"]
"Laudir"][quote="Glauco Bastos escreveu:</div>eu indicaria o bioferti plus que tem N-P-K 8-9-9 isso a cada 15 dias e sempre após as regas, de preferência que seja após a 16:00h.
Abraços.</blockquote>
a questão do horário é por causa da incidência do sol que pode afetar o metabolismo ou pq à noite esta proporção trabalha melhor?[/quote escreveu:
Laudir,
Na realidade eu já apliquei a sol pleno e percebi que algumas folhas mancharam, não estou embasado em nada científico e sim por observação, pode até ter sido uma coincidência ou algo a mais que tenha colocado (costumo usar adubos variados), ou a própria água clorada, mas enfim, eu agora só aplico qualquer coisa(menos água, rsrs) via foliar com o sol esfriando.
Abraços.
É normal, se for ler, em algumas caixas de adubo foliar fala pra aplicar ou de manhã ou de tarde por que o sol mancha as folhas com o adubo