Fórum — Atelier do Bonsaiarquivo estático

Mirindiba rosa - Lafoensia glyptocarpa

12
joão josé18/02/2010 23:17
Mirindiba rosa - Lafoensia glyptocarpa
Ontem encontrei esta peça, rara como bonsai, mas planta com muito potencial à arte. Me ajudem os projetistas de plantão. E dicas de montão, afinal é a primeira que trabalharei.

nickyfury23/02/2010 19:11
bonsai
João, a mirindiba é uma planta muito versátil, respondendo bem a pinçagens, podas radicais e condução por arame. Certamente, graças a fragilidade de suas ramas, é aconselhável tomar alguns cuidados extras quando for aramar, evitando quebrar os galhos mais finos. Deve-se procurar fixa-los gradativamente, de forma a obter a posição pretendida aos poucos.

Aqui em Brasilia a mirindiba é usada como planta ornamental, guarnecendo estacionamentos e calçadas em toda a cidade. Eu tenho uma, que cultivo há uns quatro anos, presente de um amigo, o bonsaista Paulo Ventura. Inicialmente, ele a estilizou em um fukinagashi, mas aos poucos fui alterando até conseguir obter um literati, que combina melhor com suas raízes pronunciadas.

Vou fotografar e postarei aqui, em seu post, para mostrar o que fiz e como a planta está. Ela, atualmente, está aramada, pois busco formar uma segunda copa por sobre a primeira. 😄

Ouso sugerir o corte desse galho/tronco que nasceu na base do tronco mais grosso, e tentar formar uma estruturação aerea com o galho curvo do tronco grosso, trabalhando um shari/jin com o restante do tronco acima desse galho. Aconselho ainda, na próxima primavera, reenvasar em uma bacia de bordas mais baixas, favorecendo o cultivo posterior em um vaso de bonsai. Na oportunidade, corte a pivotante, se houver, mantendo apenas o máximo de capilares que encontrar. 😉
cesar_alr23/02/2010 19:24
Nicky poste as fotos pra vermos...
joão josé23/02/2010 19:25
Obrigado, Nicky, por ter respondido a este post. Estava frustrado por ninguém dar pitacos, rs! Mas valeu a demora. Muitas dicas interessantes, afinal não conheço nada desta espécie e nem sequer encontrei um bonsai pela net para me espelhar. Se gostar dela vou buscar mais. Iguais a esta mais 4 ou 5 por um preço muito barato, em média com 2 a 3 metros.
A minha primeira ideia de condução confere com a tua. Só fiquei na dúvida quanto ao jin pois já li comentários que a espécie não aceita muito sharis e jin.
Já tive outra sugestão de fazer um tronco duplo, não sei.

Espero ansioso as fotos de sua planta, afinal, quanto mais conhecê-la e tiver outros modelos será melhor quando for trabalhar com ela.
Você sabe se Paulo Ventura tem mais algum trabalhado?

Abraços
nickyfury24/02/2010 09:56
bonsai
João, esta planta que o Paulo deu a mim era filha única dele, até onde sei. Eis meu exemplar, ainda em formação:

O vaso é retangular, e ainda de treinamento, pois falta muito para eu considerar essa planta como estando pronta para ser colocada num vaso definitivo:

Detalhe do tronco na base, em que se pode observar mais detidamente a partição em tres grossas raízes:

O corte grande, fechando cicatrização, indica o segmento de tronco escolhido pelo Paulo para fazer a estilização dele. Após cortar, eu reiniciei a planta, dando-lhe a curvatura acima desse ponto e forçando galhos na posição atual:

Galho que não serve eu transformo em jin:

Detalhe do galho/jin:

Embora pareçam paralelos, os galhos formam estruturas sobrepostas:

Costas da planta:

Visão traseiro/lateral:

Visão fronto/lateral:

Detalhe da aramação dos galhos. Observe que movimento bem, forçando um posicionamento mais interessante e harmonioso:

Vista superior. A cor das folhas fica assim por causa da exposição continua ao sol. Se cultivada em local sombreado, ficam mais verde escuras, mas crescem maiores, ainda que se desfolhe tres vezes ao ano, como eu geralmente faço:

Detalhe do tronco e altura do vaso: quanto mais baixa a borda, melhor para ser reenvasado futuramente num vaso adequado para bonsai:

Bem, minha planta é essa. Espero que goste do trabalho que fiz nela. Se vc tem onde conseguir mais plantas, não hesite: vá até lá e pegue quantas puder. É uma espécie excelente para se formar como bonsai, e quanto mais exemplares vc tiver, mais opções de estilização poderá formar, inclusive Kengai. A madeira aceita bem shari e pretendo fazer um, bem extenso, quando considerar boa a estruturação aerea. 😉
joão josé24/02/2010 11:18
Muito obrigado mais uma vez pela sua disposição e parabéns pela planta, o que demonstra a versatilidade da espécie. Meu problema está ficando na falta de espaço mas acho que vou investir em mais uma ou duas plantas. Vamos aguardar a época adequada e a inspiração baixar para poder trabalhar com ela!
Alexandre S. Coelho24/02/2010 17:27
João

Belo material!!!
Acho que vai um "dois troncos"... Já viu o nebari???
joão josé24/02/2010 18:08
Ainda não vi, Alexandre! Estas peças são comercializadas para topiarias, e o pessoal lá não pensa neste pormenor. Estou muito curioso. Assim que começar a trabalhar nela, desenterrar o nebari e dar uma ligeira poda para mostrar melhor o desenho dela vou pedir ajuda aos amigos principalmente a sua, com suas belas projeções. Obrigado!
Rodrigo_Dias_RJ03/03/2010 22:29
Parece que a planta tem potencial, sera que pega de estacas ou de alporque?
joão josé03/03/2010 22:35
O pior é que não conheço nada dela!
Meu modelo para esta planta:

joão josé29/03/2010 11:50
Uma retirada de excesso de folhas, uns dois galhinhos estranhos e um jinzinho básico (me arrependi, não sei se vai permanecer), para visualizar melhor a estrutura:

Laudir29/03/2010 12:13
boa esta sua planta... pelo jeito está recuperando bem às intervençoes
joão josé29/03/2010 13:39
Ela rebrota bem, Laudir! O que preciso decidir se retiro todos os galhos para reiniá-la do zero, ou aproveito alguns deles. Sugestões?? Projetos??
edson060531/03/2010 02:06
João,
essa é uma planta pouco usada para bonsai, por isso mesmo, difícil encontrar fotos dela. Eu tenho esta que baixei da Internet; não sei que é o dono da planta.

Abraço.
Edson.

joão josé21/01/2011 23:37
Bom , vai lá...

joão josé21/01/2011 23:38
Ainda tá meio estranha... UIAAAA, minha milesima mensagem, rs!!! Obrigado, pessoal, por me aguentarem!!!!!
LEAO22/01/2011 21:05
Calma meu amigo. Já está aparecendo a planta, espere a massa verde adensar mais um pouco e terás um belo exemplar. Paciência, você me ensinou isso no início da nossa amizade lembra. Agora o aluno diz ao mestre, calma. 😮ops: 😂 😂 😂
Angela Fernandes22/01/2011 21:52
Olá !!!!!!!!!!
Belo exemplar e a espécie que o Nicky postou está lindinha.
Como poso conseguir um exemplar ???
Aqui em minha cidade ninguém tem.............
Se alguém souber.......me indique por favor....
joão josé22/01/2011 22:31
He, he, Leão!! Muuuuiiitaaaa calmaaaa!!!!
Ângela, é uma planta pouco comum nas floras, e como bonsai então, piorou.
nickyfury23/01/2011 07:43
bonsai
João José, sua planta começa a tomar uma forma mais interessante. Essa planta aceita bem podas radicais e tem um crescimento vertiginoso. Eu ouso sugerir que, na ocasião certa, faça um reenvase, usando uma bacia de bordas mais baixas que a atual, ou mesmo um vaso de treinamento, no lugar desse, que está muito alto. 😄
joão josé24/01/2011 00:15
Oi, Nicky, suas observações são pertinentes. Porém o nebari estava deficiente, então proporcionei uma profundidade maior e incisões laterais ao tronco para estimular novas raízes, procurando a melhora deste quesito. Infelizmente não fotografei o nebari quando fiz o transplante. Mas garanto, estava muito fraco.
Filipe Henrique24/01/2011 00:35
fala João,
já vinha acompanhando o topico mas só agora decidir postar, acho que a planta agora esta melhor encaminhada, apesar do modelo que escolheu pra seguir ser muito bonito, achei dificil chegar a um resultado parecido devido a falta de movimento dos troncos...
não sei se depois de toda aquela discussão sobre o estilo naturalistic, vc escolheria como forma um shokan, eu acredito que daria um belo shokan!

mas tenho certesa que vcs se entenderam e saira um belo bonsai ou miniatura de arvore, ou os dois, pq não!??!
😄 😄 😄

grande abraço e fico no aguardo das atualisações.
joão josé24/01/2011 23:52
Pois é, Filipe, minha intenção inicial era fazer uma planta diferente, naturalistic até, mas a evolução meio que natural dela me levou a este formato, mais padrão, um chokkan, por que não? Fiquei um pouco frustrado talvez pela minha falta de capacidade de fazer algo diferente. Mas ela ainda vai ficar melhor. Tempo ............ vamos aguardar a natureza agir e mostrar os proximos passos....
Filipe Henrique25/01/2011 10:19
João,
não acho que tenha sido falta de capacidade, o material pedio o caminho que vc conduzio, outros materiais irão pedir algo diferente e concertesa ai vc irá mostrar toda sua criatividade e competencia para formar uma arvore do jeito como deseja!
adinal o proprio Pall no seu artigo lixo para o jantar cita a importancia do material para condução de seus trabalhos.

suas plantas tem mostrado toda sua capacidade!

parabens pela planta e pelos trabalhos... a quantas anda aquela nativa na pedra falar nisso!?

abraços
joão josé25/01/2011 23:21
Valeu pela força, Filipe!! Mesmo!! Preciso atualizar aquela planta, tá toda cheinha de folhas. Estou mudando de endereço na sexta feira, acabei de levar minha ultima planta ontem. Então to sem produzir nada. Depois fotografo e posto. Valeu, mais uma vez!
12