Rogerio Trentin19/02/2010 18:13
bonsai tuia prata
Comprei um Tuia Prata a uma semana, coloco-o no sol todas as manhãs e o rego todos os dias, pois estes estão muito quentes, deixo somente a terra umida e não molho o tronco e as folhas, porém reparei que os glhos e folhas na parte de dentro da copa estão ficando amarronsadas e em padrão de secas. Isso é alguma doença, meu bonsai esta morrendo, consigo salva-lo, preciso aduba-lo? Não sei o que fazer, e preciso de ajuda, este é o primeiro de alguns que pretendo cultivar.
Abraço
Rogerio Trentin
edson060520/02/2010 06:28
Olá Rodrigo,
você começou com uma espécie que não é muito fácil de trabalhar. Estes galhos secando certamente estão na parte interna da planta que não toma sol. Se for apenas isso, menos mal; mas ela pode mesmo estar morrendo e este tom amarronzado é o sinal. Vamos aguardar pra ver o que acontece; enquanto isso, nada de adubo!!
Como você está iniciando, sugiro começar com espécies mais resistentes e fáceis de se lidar como Caliandra, Ficus, Jabuticabeira, Serissa, etc...
Espero ter ajudado.
Abraço.
Edson.
Rodrigo Tavares20/02/2010 13:41
Olá Rogério;
Concordo com o amigo Edson. A tuia prata é famosa por secar e morrer sem nenhum motivo aparente, você pode até tê-la comprado morta. Ela se mantêm verde, mas percebemos os galhinhos secando bem devagar... Não é uma espécie recomendada para iniciantes, e mesmo bonsaistas mais experientes evitam trabalhá-la. Como você pretende se dedicar à arte, siga os conselhos do Edson e adquira espécias mais resistentes. Ao invés de comprar bonsai de bandeja plástica, escolha boas mudas (mais desenvolvidas e com bons formatos) em viveiros e floriculturas de sua cidade.
Outra opção é pela internet, algums empresas vendem bons produtos. 😄
joão josé20/02/2010 14:57
Eu passo longe de tuia prata, rs! O bixin difíci!! Corte os ramos secos e vamos torcer por você.
DigoF320/02/2010 14:58
ola, as coniferas morrem de dentro para fora e de baixo para cima,
isto é, se as ''folhas'' estão secando quér dizer que a planta já esta morta a um bom tempo, estas espécies seguram o verde até dois meses depois da ''morte''.
Adubar é a ultima coisa que fazemos com um bonsai quando ele esta doente, agora a de muito sol (6 horas) e pouca água (deixe o substrato secar entre as régas), evite mudar a planta constantemente de lugar...
boa sorte...
t+