Fórum — Atelier do Bonsaiarquivo estático

Pinçagem e Puxadas em Pinheiro Negro

Fernando Souza26/09/2005 14:14
Pinçagem e Puxadas em Pinheiro Negro
Bom-dia à todos.

Sou novo no estudo dos Bonsais e gostaria de saber se alguém tem matérias sobre Pinheiros Negros, principalmente sobre como podar para estimular novas brotações.

Tenho exemplares de algumas espécies e na semana passada consegui dois Pinheiros Negros com bastante potencial (creio eu). Como não tinha tido contato ainda com estas árvores, não sei muito sobre elas.

Se puderem ajudar, ficarei grato.

Abraços,
Fernando.
brunodb27/09/2005 08:15
Ola Fernando,

Nesse link http://www.shohin-europe.com/ARTICLES-MATSU-index.html, você encontrará um artigo sobre o Pinheiro Negro, infelismente ele esta em ingles :| entaum naum é mt facil de entender mas tem varias fotos ilustraticas que ajudam... 😄, de uma olhada nesse tópico tmb http://www.atelierdobonsai.com.br/forum/viewtopic.php?t=1046&highlight=

Abraços,
vmterra27/09/2005 08:50
Fernando Souza27/09/2005 13:32
É realmente espantosa a qualidade das respostas e a inclinação das pessoas aqui no Fórum em ajudar.

Obrigado Bruno e Vitor, pela ajuda e porse preocuparem com o problema dos outros.

Sucesso,
Fernando.
Marco Nascimento29/09/2005 19:32
Fernando, tb sou do Rio e tenho um bom material sobre Pinheiros Negros no meu computador, entra em contato comigo que te passo em CD, ok?
Um abração.
Fernando Souza02/10/2005 17:35
Fala Marco. Tudo bem?

Obrigado por se dispor a me ajudar. Pelo que li e ouvi a seu respeito, não vou me dar ao luxo de dispensar a ajuda.

Não sei se vai se lembrar disso, mas eu acho que a gente chegou a conversar num encontro do pessoal da Sociedade no Joca no mês passado. Você não estava com uma caliandra rosa de tronco inclinado? Acho até que foi um yamadori recente.

Eu estava lá conversando com o Ivan. Sou amigo do Luciano e ele sempre fala dos passeios que vocês fazem pra "catar" material lá pela Serra e na Região dos Lagos.

Pelo que vi na sua apresentação, você mora em Higienópolis, não é isso?
Pois a minha mãe mora também e eu queria até aproveitar pra dar uma olhada na sua coleção à venda, caso seja possível.

Bom, um abraço e obrigado por se oferecer a ajudar.
Fernando.
Marco Nascimento03/10/2005 08:05
Fernando, será um prazer te receber na minha casa, estou te mandando meus telefones em mensagem privada, ok?
Um abração.