Fórum — Atelier do Bonsaiarquivo estático

Ajuda c/ Identificação de Doenças

Donegá20/02/2010 22:59
Ajuda c/ Identificação de Doenças
Olá amigos,

Estou com problemas de doenças em duas de minhas plantas. Gostaria da ajuda de vcs p/ identificar e me orientarem sobre qual o melhor tratamento.

Nessas 3 primeiras fotos, (desculpem a imagem, foi feita por celular) aparecem pontos brancos na parte superior da folha, porém é cm se estivem por dentro dela, pois ao passar a mão as manchas não saem como no caso de ácaros. Na parte inferior da folha aparecem pequenos pontos pretos.

Essa última foto são folhas de Limoeiro Cravo, porém acontece o mesmo com outras plantas. Formam-se machas da parte inferior da planta cm uma espécie de película, parecida com qdo colocamos cola branca na palma da mão e deixamos secar, depois a folha vai enrugando e fica totalmente enrolada. Tb formam-se pequenas manhas marrons na parte superior da planta e inferior.

Amigos tô no desespero p/ tratá-las, mas ñ sei quais são as doenças e o que fazer.

Desde já agradeço e fico no aguardo da ajuda dos amigos.
Glauco Bastos22/02/2010 00:22
Master,

A planta de cima parece ser ácaro mesmo, aí é só aplicar um produto a base de enxofre que resove, isso se não for deficiência mineral, como está sua adubação ? Quanto ao seu limoeiro esta é uma praga que ataca os cítricus em geral chama-se larva minadora, eu passo por este problema com um pré-bonsai de tangerina, estou a 06 anos lutando contra esta praga e quando já estava para desistir dela descobri o que era, atualmente controlo com aplicações quinzenais de combat ou compostonat (ambos com formulação natural), mas vc pode usar o dimmy também, retire as folhas contaminadas (queime ou leve para bem longe) e aplique o inseticida semanalmente nos primeiros 15 dias e depois aplicações quinzenais.
Espero ter ajudado.
Abraços fraternos.
Donegá22/02/2010 21:47
Olá Glauco,

Com certeza ajudou muito. Cm ñ sabia qual era doença e a mesma começou a aparecer recentemente, só estava fazendo o controle com a retirada das folhas doentes. Vou fazer a aplicação de um inseticida.

Comecei a usar em minhas plantas o Óleo de NIN. Tb um inseticida natural. O que acha?

Valeu amigo.
Glauco Bastos23/02/2010 15:10
Master,

O óleo de neem é muito bom, mas só ele não resolve, o ideal é uma composição em que ele está incluido.
Abraços.
Donegá24/02/2010 17:55
Valeu Glauco.

Os dois que vc indicou, combat ou compostonat, tem óleo de nin, na formulação?
Donegá27/02/2010 23:26
Olá Glauco,

Acho que a doença das 3 primeiras fotos ñ é ácaro ñ, pois o ácaro fica cm um pozinho branco correto? e se desfaz qdo passamos os dedos sobre o mesmo certo? nesse caso ñ é um pó branco, são manchas brancas, cm manchas de cândida em tecido.

Será que pode dar alguma sugestão?