Fórum — Atelier do Bonsaiarquivo estático

Tuia Azul - Ganhei, Trabalhei e gostaria de opiniões...

Romulo Dias26/09/2005 16:33
Tuia Azul - Ganhei, Trabalhei e gostaria de opiniões...
Pessoal, Ganhei de aniversário esta planta de um amigo em Agosto, estas compradas em supermercado, acho que vulgarmente é chamada de Tuia Azul, já ouvi falar que não é bem legal para bonsai e muito menos para se trabalhar. Como foi presente, o jeito foi botar a mão na massa...Não sei se ela vai sobreviver, mais se não, serviu como experiência... 😂 😂 😂
Vejam as fotos do antes e depois e coloquem sua opinião se possível...
As fotos do depois estão sem foco pois foram tiradas com máquina de celular...

Antes, Frente

Trás

Trás aproximado

Depois, Frente

Frente

Trás

Lado

Pessoal, o primeiro galho de baixo, que está bem curto, deixei pois não sabia como seria a reação da planta com o trabalho, mais se sobreviver... 😈 😈

Abraço,
Sergivaldo26/09/2005 17:06
Grande Rômulo!!!

Gostei muito de ver o trabalho que vocÊ realizou nesta planta. Se a mesma resistir ao clima aí de Fortaleza vai ser um show!!!

Em relação ao nome popular dessa planta, pelas fotos eu arriscaria que se trata de uma tuia-azul ou pássaro-azul (Chamaecyparis pisifera). Uma bela espécie, de difícil cultivo no nordeste.

Só há uma maneira segura de saber se dará certo: tentando.

Parabéns e um abração,

Sergivaldo
Romulo Dias26/09/2005 17:20
Grande Sergivaldo, Valeu mesmo os comentários, vindo de vc é um senhor elogio. Quando ganhei a planta, realmente vi que ela poderia morrer por conta do clima, então se vai morrer por conta do clima, vou tentar fazer algo antes disso....
O nome então é Tuia Azul, beleza.....
A título de informação:
O tamanho dela é de uma caneta BIC.

Vamos ver a resposta dela... 🙄 🙄

PS: As fotos estão prontas, como os correiros voltaram a funcionar, me manda o endereço para o meu email, para te enviar.

Abraço amigo,
Alexandre S. Coelho26/09/2005 18:11
Grande amigo Romulo!!!

Também gostei do seu trabalho nessa tuia, e só achei que a posição no vaso é que não está em harmonia, parece que a planta está fugindo do vaso, eu colocaria mais pro lado direito (no centro ou no 1/3).

Posso dizer, por experiencia própria, que esta espécie apesar de difícil, pode ser mantida no nosso clima. Um dos segredos é sempre pinçar, com as pontas dos dedos, as pontinhas dos brotos... caso não o faça todo o galho vai secar 😢 😢 😢

abraços
Romulo Dias28/09/2005 07:47
Diga Alexandre, valeu os comentários. Quanto a posição da planta no vaso, já tinha percebido, mais o problema é que eu queria aramar e reenvazar, mais fazer tudo ao mesmo tempo é inviável, como eu tinha este vaso que é da mesma proporção do original, só fiz tira-la do vaso plástico original acrescentei um pouco de substrato e coloquei-a neste vaso sem mexer no torrão, que é raiz pura. Como ela estava plantada deste jeito, ficou assim...
Valeu pela dica das pinçagens, vou fazer com certeza.
Obrigado amigo,

Abraço,
dori05/10/2005 02:59
A tuia azul responde bem à aramação, é uma boa espécie para bonsai na minha opinião.
Tenho uma dessas que começou de uma mudinha de viveiro e hoje, depois de 4 anos está até bonitinha. o crescimento desta planta é geralmente lento.
Romulo Dias10/01/2006 09:40
Infelismente o clima daqui é cruel, acabou indo dessa para melhor minha Tuia Azul. 😠 😠 😕
Tentei de tudo, mais.....

Abraço,