Fórum — Atelier do Bonsaiarquivo estático

Ulmus sobre rocha

Ricardo Paiva23/02/2010 00:28
Ulmus sobre rocha
Bem, não sei onde foi parar meu post original, então, segue nova postagem.

Aqui está um dos meus trabalhos neste estilo. Foi obtida de uma muda feita da raiz, em 2005, de uma planta de 50 anos.
Por falta de experiência, no transplante verifiquei que a planta havia se soltado da rocha porque eu havia removido o filme que envolvia as raízes, antes do tempo correto (pura ansiedade).
Assim, fui obrigado a começar tudo novamente.
Fixei a planta em uma rocha bem maior.
Estado atual - ainda preciso melhorar a estrutura da copa.

Toda a evolução do trabalho pode ser conferida no meu blog:
http://ricardopaiva.wordpress.com/meus-bonsai-2/ulmus-na-rocha-1/
marco_avelar23/02/2010 02:20
Ricardo está ficando legal!

Abraço!
Markus Von Kossel23/02/2010 09:15
Ricardo, estou fazendo algumas coisas parecidas, mas estão em fases mais precoces ainda.
Ando postando pouco pois ando mechendo pouco nas plantas agora no verão.
Mas gosto muito do Ulmus por ser muito resistente, folhas pequenas ede facil manuseio.
E o estilo sobre rocha é um dos meus preferidos.
Em breve posto algumas fotos dos meus para vc opinar.

Quanto a sua planta, acho que está bem bacana, pena que a pedra não é mais irregular. Eu sempre tento "encaixar as raizes em alguma fenda ou ranhura da pedra, pois assim fica com um aspecto mais natural.

Abraço.
joão josé23/02/2010 11:04
Adoro esta espécie, versátil, aceita todos os estilos praticamente e... resistente! Podemos fazer muitas barbaridades e ela está lá firme! Se o projeto original fosse para um kengai ficaria muito interessante!
Ricardo Paiva23/02/2010 13:32
Marco - valeu.

Markus - posta ai tuas plantas. A pedra não é muito irregular mesmo. É que como as raízes eram longas, optei por este conjunto para parecer que a planta nasceu sobre a rocha e as raízes desceram até encontrar o solo. Mas não está descartada a troca por outra pedra.

João José - não enxerguei o kengai, como você imagina?
joão josé23/02/2010 16:26
Acho que é viagem, Ricardo. Pensei simplesmente com a pedra em pé e ela caída, como se fosse despencando de um penhasco. Mas do jeito que ela está vai ficar estranho, teria que ter preparado as raízes já desde o início.