Fórum — Atelier do Bonsaiarquivo estático

Minha Azaléia

123
Pethrus Barros17/05/2010 17:19
Olá pessoal, más notícias, esta azaléia de flor rosa, foi colocada junto com o torrão no escoredor e secou por completo, as folhas chegam a estalar e ainda seguem verdes, mas cairam todas e o bonsai mais antigo de Azaleia está com as folhas todas muchas e queimadas, somente a Azaleia de flor branca está viva, o que será que aconteceu ? a noite postarei fotos do desastre.
Sergio Henrique Domingues17/05/2010 17:47
estou com uma azaleia igualzinha a essa com o tronco bem comprido e fino, nao sei o que houve mas ela esta em estado de coma, se e que ja nao morreu, as folhas tambem secaram tudo.

Ela estava ate que boa ate eu transplanta-la, acho que devo ter feito alguma coisa de errado ao transplanta-la, ela estava com minha mae num vaso pequeno tambem por 2 anos e nunca aconteceu isso. Vamos ver no que da, vou continuar aguando normalmente mesmo com as folhas secas quem sabe na primavera ela nao volta a brotar rsrsrsrs
Alexandre S. Coelho17/05/2010 19:05
Amigo Pethrus, da bela cidade de Garanhuns!!!

Como o amigo Elio bem relatou, esta espécie não se desenvolve agradavelmente no meio da arte bonsai...
Eu a cultivaria como planta ornamental e procuraria outras espécies para a arte bonsai 😉
joão josé17/05/2010 21:21
Alexandre, esta opinião você a tem para sua região, ou no geral? Pelo menos aqui para SP é tranquilo, apesar de algumas perdas repentinas!
Elio17/05/2010 21:39
João José, são 2 motivos. Lento crescimento, de tamanho reduzido e de flores dobradas, muito grandes. Isto faz com que, dificilmente, vc consiga dar aparência de árvore.
Nada tem a ver com clima, são características dessas variedades.

abraço
joão josé17/05/2010 21:50
Sei que a espécie é difícil, tem que ter um bom material inicial, mas...

ainda acho a espécie maravilhosa!
A variedade mostrada acima concordo que é mais difícil... não tinha lido seu comentário acima, Elio, achei que você estava generalisando para qualquer Azalea, desculpe-me!
Pethrus Barros18/05/2010 11:46
O que mais me intriga é a Azaléia mais antiga com cerca de 12 anos, após do transplante do torrão pra o escorredor ela começou a apresentar os primeiros sinais de queimaduras nas folhas, alguns colegas me disseram que era pela farinha de ossos, que retirei, mas ela continuou a queimar mais rapidamente e as folhas estão queimadas e murchas esta azaleia mais nova as folhas secaram mesmo, chegando a estalar, Não entendi nada mesmo, juro a vocês.
vou tirar as fotos de como elas ficaram.
Pethrus Barros18/05/2010 12:51
Antes era assim:

Hoje está assim:
Pethrus Barros18/05/2010 12:53
Antes era assim:

Hoje está assim:

Vhalveruth18/05/2010 14:24
Vc mecheu nas raizes dela?

ou fez um falso transplante?
joão josé18/05/2010 15:09
De onde veio a terra que usou? Tem cheiro forte?
Elio18/05/2010 15:31
joão josé escreveu:
Sei que a espécie é difícil, tem que ter um bom material inicial, mas...
ainda acho a espécie maravilhosa!
A variedade mostrada acima concordo que é mais difícil... não tinha lido seu comentário acima, Elio, achei que você estava generalisando para qualquer Azalea, desculpe-me!

João José, não tem que se desculpar.......imagine!

Existem, basicamente (generalizando) 3 tipos:
1. A mini, essa que vc tem, usada para vasos ornamentais, de flor dobrada. (não recomendada para bonsai).

2. A comum de jardim que tem bom crescimento, flores não dobradas. Fácil de achar em qualquer viveiro. (boa para bonsai)

3. As de flores e folhas menores (Satsuki, Korume e todas suas variedades. Acho que são mais de 800). Ótima para bonsai mas, difícil de se encontrar por que não é usada para jardins.

abraço
Alexandre S. Coelho18/05/2010 15:51
Além desta aula do Elio, eu realmente desconheço algum bonsaísta residente no nordeste que cultive um bonsai da espécie com pelo menos cinco anos de saúde e floração... Posso até estar enganado, mas até que me provem o contrário 🙄 😄
Pethrus Barros18/05/2010 16:23
Vhalveruth
Não mechi em nenhum momento no torrão, até porque está muito compactado, retirei do vaso retangular e pus no escorredor e completei com a nova terra.
João José
A terra eu comprei no site do Ideal Bonsai e é composto de: Substrato Especial Azaléia 2 litros
Composição 30% terra preta, 20% turfa, 20% casca de pinus triturada, 20% pedrisco 04mm, 10% cinasita triturada.
Elio
Obrigado pelas informações, que sirvam de lição para outros integrantes não comprarem as Mini com intuito de fazer um bonsai.
Alexandre
Adiquiri esta planta de uma pessoa aqui de Garanhuns que fazia tempo que eu namorava esta planta, dizia ela que já tinha 8 anos de idade, eu a tenho a cerca de 3 anos e meio.
Alexandre S. Coelho20/05/2010 19:36
Nestes três anos, quantas vezes transplantou?

Ví que neste ano você já mudou três vezes de vaso... Aí em Garanhuns está tendo estes dias de calor repentino como aqui em Recife ou continua com o clima serrano agradável??

Tenho notado que algumas espécies, poucas, como o pinheiro, acer, etc. que necessitam de estações frias, aos pouco vão definhando e muitas morrem com o clima nordestino...
Não encarem como verdade absoluta, nem tenho respaldo científico sobre o assunto, mas é o que vejo com experiência própria e de amigos bonsaístas nestes anos de cultivo.
Pethrus Barros21/05/2010 16:44
Alexandre meu nobre, eu transplantei somente uma vez porque me orientaram aqui no fórum, talvez tenha sido a farinha de ossos na mais velha ou o tempo não respeitado de adubação de 30 dias depois do falso transplante, o clima deu uma esquentada meio louca e hoje em dia, já está ficando mais ameno, estou com sérias dúvidas no que aconteceu e a terra não tem cheiro forte. Grande pulga atrás da orelha.
Pethrus Barros21/05/2010 16:48
No caso foram dois transplantes, do vaso para o escorredor verde e depois o branco, com a terra correta conforme explicação acima.
Alexandre S. Coelho21/05/2010 18:45
Pois é amigo...

Deve ter sido pela soma destes fatores: troca de vaso, adubação e mudança brusca do clima... 🙄
Pethrus Barros22/05/2010 09:33
Esta Azaléia anã, foi depois do transplante do torrão pra o escorredor ela secou por completo.
123