Fórum — Atelier do Bonsaiarquivo estático

Ficus Benjamina Variegata - treinando aramação

Laudir25/02/2010 16:42
Ficus Benjamina Variegata - treinando aramação

Depois eu coloco mais fotos deste desastre kkkk
Leandro Ferraz25/02/2010 16:46
Re: Ficus Benjamina Variegata - treinando aramação
mais ja ta bom
é só ir treinano que chega lá
Laudir26/02/2010 15:05

Ricardohentz05/03/2010 18:50
Olá Laudir

Eu tive um ficus,... (Perdi com a geada do ano passado que aqui no sul é severa. Hoje tenho uma cobertura com bambu e lona transparente. Ainda não sei se vai funcionar, mas de qualquer forma vai ajudar) Não sei qual era a espécie do meu exemplar.

De qualquer forma o que quero dizer é que eu tive dificuldade na aramação. Não era nada fácil. Os galhos eram tensos e extremamente quebradiços. Com certeza o seu não é da mesma espécie que o que eu tinha, mas se ele apresentar essa mesma característica, recomendo muita paciência, principalmente na aramação de galhos mais grossos, esses são traiçoeiros, passam confiança e quando menos vê vc escuta um estalo e sente aquele frio na barriga. hehe.. sei bem o que é isso.

Essa semana aconteceu com um buxinho de 18 anos que minha mãe cultivava ha 15 no jardim e me deu quando eu comecei com bonsai (responsa). Sorte minha que foi bem na bifurcação. Vou tentar um sabamiki, Porém Aconteceu na parte aérea e não sei se fica bom.

Então é isso. Se for "pururuca" (como diz o meu pai) o negócio e trabalhar bem devagar.

Abraço e boa sorte.
Laudir05/03/2010 23:22
Amigo, vc foi arrumar logo um ficus boni?
Esta espécie é quebradiça mesmo... melindrosa sim!

buxinho é coisa do além.... tenho é medo de mexer com ele. Mais melindroso que o ficus boni.

nestas plantas (como disse outro bonsaísta) temos que utilizar aquela técnica especial:

PACIENCIA