Fórum — Atelier do Bonsaiarquivo estático

O que fazer com esse PITECO???

vitor_barao28/02/2010 16:29
O que fazer com esse PITECO???
Ola Pessoal,
Em 2007 me empolguei com pitecos, consegui sementes e as plantei. As mudinhas ficaram "descuidadas" em um lugar que eu quase não vou com um sisteminha de irrigação que montei. Na correria cursinho-vestibular-começo da faculdade acabei não cuidando das plantas, e essa semana quando as "reencontrei" tive uma surpresa em especial com esse piteco. Ele está em uma mamadeira com areia pura e na bacia em baixo tem terra com humus 1:1.

Agora a dúvida é o que fazer com essa planta! Ela cresceu demais, e não sei como harmonizá-la. Sou estudante de biologia, então a parte técnica eu conheço razoavelmente, mas a parte de estilizar a planta sempre foi meu problema... ainda não consegui nada legal...

A planta está ótima, na foto está sem folhas porque faltou água por uma semana, mas logo depois ela recuperou as folhas. Tem milhares de brotações...

O pote de maionese (escala) é dos grandes normais.

por favor sugiram possibilidades para começar a dar forma a planta!

aguardo ancioso as sugestões!
(por favor lembrem-se que sou completamente iniciante, preciso de descrições bem detalhadas para entender... 😂 )
luizinho la vega28/02/2010 16:48
Se minha eu tentaria alguns alporques. Deixarei pros mais experientes opinarem =]
Glauco Bastos01/03/2010 01:04
Vitor,

Sua planta está totalmente sem forma e se eu fosse vc ou tentaria fazer os alporques(concordando com o Luizinho) ou simplesmente cortaria em vários pedaços e plantaria por estaquia, quanto a planta principal eu cortaria logo acima do 1º galho e transformaria este em tronco principal, claro que também ele teria que ser muuuuito reduzido, e como ainda está fino vc já poderia aramar para dar um pouco de movimento.
Abraços.
Rodrigo_Dias_RJ01/03/2010 09:30
Glauco Bastos escreveu:
Vitor,
cortaria em vários pedaços e plantaria por estaquia.
Abraços.

NA MINHA OPINIÃO, Da linha vermelha pra cima é estaca e da linha vermelha pra baixo tem que tirar todos esse galhos e fazer a planta com brotações novas