Fórum — Atelier do Bonsaiarquivo estático

Ajuda com Romã (Shirli)

Nadask28/02/2010 19:14
Ajuda com Romã (Shirli)
Meu nome eh Shirliane sou namorada de Nadask ele deixou de cuidar de bonsai e me deu um romã de presente sou bastante leiga no assunto e gostaria de todas as dicas possiveis para eu ter um bom resultado da minha planta tenho duvidas: Regar, Adubo, Engrossamento de Tronco, Arames, Sol, O vaso está adequado? as folhas estão caindo isso pode ser um problema????
acho que só se vcs tiverem algo p/ acrescentar me avisem por favor.

joão josé28/02/2010 20:05
Essa mini-romã não é fácil, Shirli. Eu perdi as duas ou tres que tentei. Tem que dar espaço para ela no inicio para depois reduzi-la. Boa sorte!
ricardosantos0728/02/2010 22:29
Vc tá regando ela direitinho?

O primeiro passo é colocar no escorredor. Não pode as raízes ainda, apenas troque do vaso pro escorredor pra ela se desenvolver mais!

Link de ajuda:

http://ricardosanbonsai.blogspot.com/2010/01/aprenda-tecnica-do-escorredor-mamadeira.html

http://ricardosanbonsai.blogspot.com/2009/12/segue-abaixo-o-link-para-baixar-o.html
Vhalveruth01/03/2010 06:19
concordo com o ricardo

escorredor e mamadeira

abraços
Nadask01/03/2010 09:39
OBG pelas dicas.
vow rega-la regularmente.
sobre o escorredor: devo variar na distribuição do substrato colocando subst.não-organico, orgânico, não-organico e assim sucessivamente?
Se possível,podiam me dar dicas de substratos?

Ricardo, Parabéns e obg pelo blog, vow sempre esta visitando.
Vhalveruth01/03/2010 10:20
Bom dia!

então
faz assim....

o substrato do escorredor...
vc pega una 80% de pedriscos de 2 a 5mm(vc encontra em floriculturaras agropecuarias ou lojas de aquario) e 20% de humus (é facil de achar em floriculturas ou hipermercados)

Na mamadeira (bacia q vai em baixo)...
ai vc procura em floriculturas alguma terra já adubada com esterco bovino ou de aves... se não compre humos e esterco e misture..

Obs: nunca usar o esterco de origem animal fresco. tem q deixar curtir até perder o cheiro

valeu =)
Ricardohentz03/03/2010 00:53
Acho que a pergunta da Shirliane é se ela deve intercalar o substrato em camadas orgânicas e inorgânicas.

Corrijam-me se eu estiver errado, mas tenho misturado meus substratos deixando os de forma homogênea em todo o vaso.
Vhalveruth03/03/2010 05:39
isso.. o substrato deve ser de forma homogenia
=)