Fórum — Atelier do Bonsaiarquivo estático

Sugestoes para Figueira Yamadori

Marco Aurelio27/09/2005 16:27
Sugestoes para Figueira Yamadori
Esta Figueira (Ficus) estava para ser jogada no lixo, ai....(ja viu né... quando soube.... DA AQUI A PLANTA, Ja to vestido de gari.. rsrsrsrs
Frente

Detalhe Frente ( note o Calombo em cima, sera que faço uma poda radical?)

Traz
vmterra27/09/2005 16:41
Olá amigo, eu ficaria com essa frente aqui e retiraria todos os outros galhos que estiverem atrás dela e os galhinhos finos ai e os marcado em vermelho, ou seja ficaria somente com o Tronco! Bélissimo Ficus o seu!

Bom esse é minha opinião! Vamos esperar mais colegas

Grato,

Vitor Moulin
Pedro Stumm28/09/2005 08:10
Marco
Este ficus seria um ficus benjamina...
Pedro
Marco Aurelio28/09/2005 18:40
Pedro, é um benjamina
Qual sua sugestao
Illex28/09/2005 23:14
Olá Marco Aurelio,

Eu faria um pouco mais diferente. Eu so mais afim de ramificações mais finas, acho que dao um toque especial nas arvores. Eu faria o seguinte:

Ficus Marco

Cortaria os galhos em vermelho. E depois selecionaria os mais finos para formarem uma futura copa. Ja que quando o Ficus começar a se recuperar, ele soltará inumeros outros galhos finos, ai voce terá um material melhor para trabalhar. E fazendo esta poda que mostro na foto, voce realçaria as linhas do tronco dele dando mais atenção para suas belas raizes. Parabens pelo achado, tem grande potencial. T+ amigo.

Abraços:

Illex

P.S.: Pode nos passar as medidas da arvore? Altura, tronco (largura) e etc? T+.
Pedro Stumm29/09/2005 07:51
Para mim a frente é a ultima foto(traz), porque o ápice está inclinado para frente.
Retira todos os galhos, inclusive o grosso atraz do ápice. Começar de novo...
Cortar o ápice na altura daquele último galhinho à direita....
E deixar, esquecer a planta uns dois anos..
Pedro
Marco Aurelio29/09/2005 08:18
Pedro, nao entendi direito podeira me explicar com desenho?
vmterra29/09/2005 09:33
Oi Marco, o pedro disse o mesmo que eu lá em cima!

Mas a idéia do Illex é boa também

Abraço,

Vitor Moulin
Marco Aurelio26/01/2006 10:08
Depois da poda, veio a brotaçao, agora a primeira aramaçao.
O apice esta um pouco confuso, mais estou esperando engrossar um pouco mais, na poda o ramo que foi deixado como apice(aquele mais grosso) secou.
Claudio Fellini26/01/2006 21:32
Apice
Marco,

Acho que vc poderia "ir cortando" este ápice que secou até encontrar o tecido vivo, aí vc passa a pasta cicatrizante para evitar que o ressecamento continue ou entre fungos por alí.

Abraços

Fellini
Alexandre S. Coelho27/01/2006 07:43
Oi Marco

Está ficando muito bom... a base então, digna dos ficus que encontramos na natureza ❗

abraços