Fórum — Atelier do Bonsaiarquivo estático

Pingo de ouro.

Alcides Junior04/03/2010 06:53
Pingo de ouro.
Pessoal, tenho este pingo de ouro e de uns tempos pra cá ele começou a apresentar esta coloração escura, um tom roxo, alguém sabe me dizer do que se trata?

Agradeço desde já, é o único que tenho, ganhei de presente e espero que poder curá-lo.
Vhalveruth04/03/2010 12:31
Vou deixar para os mais exp t responderem.

mas se não me engano o pingo de ouro em certas ocasiões pode ficar assim

abraços
Laudir04/03/2010 12:32
é isso mesmo... de tempos em tempos e conforme a incidencia do calor ou nao sobre ele
Paulo W.M.04/03/2010 21:33
O local que ele está recebe sol direto quantashoras por dia?

Diz-se que a cor mais favorável para a fotossíntese, é o vermelho. O verde é uma das piores 😲 . Então, seguindo esse raciossívio, seu pingo de ouro(agora pingo de bronze, acho eu 😄 ) deve estar recebendo menos luminosidade, portanto está tentando receber mais luz..

É uma teoria minha... Não é o certo 😄 😄 , mas é um palpite...
Matheus 3104/03/2010 22:51
Em algumas plantas, nao sei se funciona assim em todas

Quando você coloca pra tomar um bom sol direto elas ficam bem vermelhas, mais coloridas, pode perceber que quando nao tem iluminação suficiente alem das folhas aumentarem elas ficam bem verdes

o verde vem da clorofila, quanto mais luz menos precisa(seguindo uma logica) de clorofila

só nao sei se esse é o caso da sua planta, aqui algumas vezes cresciam alguas plantas no chão que ficavam debaixo dos arbustos e eram bem roxas, dai eu acho que era alguma coisa no solo, mas vai saber

um exemplo da primeira coisa que disse é minha sarracenia purpurea

Com sol

alguns meses depois com luz indireta
Sergio Batalini05/03/2010 13:31
Boa explicação Bonsaiboy... 😄 e bela planta essa sua sarracenia ...é uma carnivora?
Matheus 3105/03/2010 14:00
Sim, as carnivoras eu ja cultivo a algum tempo
Elio07/03/2010 21:23
Olá Junior!
Nem esquenta!
O Pingo é muito sensível à menor mudança de temperatura. A folha fica preta por cima e continua verde por baixo. Depois cai e surgem novas folhas.
É frescura do Pingo!

abraço