Fórum — Atelier do Bonsaiarquivo estático

Limo sobre a terra

Ricardohentz04/03/2010 12:32
Limo sobre a terra
Olá amigos.

Estou muito feliz por termos conseguido identificar a espécie do meu bonsai. O MiguelSM acertou em cheio. Muito grato a todos.

Este na verdade deveria ter sido o meu primeiro post, pois é mais urgente.

Há algum tempo tenho reparado um limo verde escuro e algumas vezes preto sobre a terra de alguns dos meus bonsais. Vejam as fotos:

Estas duas últimas acredito que seja Musgo, mas pode-se ver que em algumas partes ele brilha então, fica a dúvida.

A situação não é tão assustadora quanto parece, ou não parece tão assustadora quanto é, mas de qualquer forma o limo está lá e está ocorrendo cada vez mais.

Ele se distribui em manchas sobre a terra, mas não acontece em todos vasos, de forma que não consigo identificar a causa.

Dentre as causas que eu considero possíveis, tenho algumas dúvidas:

1 - A água que utilizo para regar os bonsai, eu tiro de um pequeno lago de água parada que temos aqui em casa. A água não é suja porém, com certeza não é potável, mas pelo menos não é clorada. Pergunta:
É preferível usar a água clorada?

2- O substrato que usei não obedece a granulação que tenho visto recomendarem em fóruns e livros que tenho lido ultimamente. Pergunta:
Para resolver isso, devo replantá-las agora? Se não, qual época deve ser feito o replantio?

3 - Pode ser terra pouco arejada? Alguns vasos não tem pés mas os orifícios de drenagem estão nas laterais. Porém, o limo acontece também em alguns vasos com pés e orifício de drenagem bem grande.

4 - Um amigo me disse que pode ser a acidez do solo. Isso procede?

5 - Além destas possibilidades o que pode estar causando este limo?

6 e talvez mais importante - Quais os males que este limo pode oferecer as plantas?

Sou um iniciante cheio de dúvidas e este fórum me veio em muito boa hora.

Qualquer dúvida, por favor, perguntem.

Desde já obrigado a todos.
Alcides Junior04/03/2010 17:38
Ricardo, excesso de umidade faz com que o musgo verde vire esse limo preto que você se refere. Uso água clorada a mais de 10 anos sem problema algum. Se você deixar o vaso ao sol, sem regar um dia, ele vai secar e se soltar da terra, ai é só retirá-lo. Pode ser que na água que utiliza venha contaminada com o limo, ele se propaga facilmente.
joão josé04/03/2010 23:12
Concordo, Jr! Algas podem estar presentes na água mesmo e com certeza a umidade está excessiva!
Ricardohentz05/03/2010 02:01
Maravilha...

Bom saber, água de torneira daqui pra frente!!!

Quanto a umidade excessiva, acho que aumentando a granulação da terra, resolvo esse problema. Em relação a isso, só fica uma dúvida: Posso replantá-las agora ou devo esperar o fim do inverno?
Alcides Junior05/03/2010 16:24
Ricardo, você pode diminuir a quantidade de água sobre a planta, isso irá diminuir ou até eliminar o limo. Algumas plantas aceitam bem o transplante agora, outras nem tanto, mas se não cortar raízes pode fazer sem problemas.
Ricardohentz05/03/2010 17:55
junior/pr escreveu:
Ricardo, você pode diminuir a quantidade de água sobre a planta, isso irá diminuir ou até eliminar o limo. Algumas plantas aceitam bem o transplante agora, outras nem tanto, mas se não cortar raízes pode fazer sem problemas.

Ok Junior. Minha intenção era trocar o substrato. Mas por via de dúvidas, acho melhor eperar então. Vou apenas continuar retirando o limo, controlar a quantidade de água e passarei a usar água de toneira. Isso deve contralar o limo até o fim do inverno, quando pretendo replantá-las.

Obrigado a todos por compartilharem seus conhecimentos. Ele á valioso para todos, e quando compartilhado torna-se maior e mais completo.

Por enquanto, só estou absorvendo. Nâo tenho muito ainda a oferecer. Mas no que eu puder ajudar, estarei contribuindo com muito gosto.

Ricardo.
Ricardo Loriggio05/03/2010 21:35
Ricardohentz,

Não precisa ter medo do limo não... também tenho aqui em casa e percebi que apareceu com este periodo chuvoso, além da minha irrigação que é automatica.
O ruim dele é que ele mata o musgo que "enfeita" a planta, mas não faz mal nenhum só é feio. E não é o musgo que vira isso não... ele compete por espaço com o musgo.
O melhor é o que o amigo junior falou deixe secar e retire, não precisa tranplantar não.

Boa sorte a todos e bons trabalhos...

Ricardo Loriggio
Ricardohentz05/03/2010 21:59
Poisé meu chará... Eu não tenho reparado nenhum sintoma nos exemplares que apresentam o limo, mas sempre fica a preocupação, de qualquer forma pretendo livrar-me dele.

Grande abraço e obrigado pelas dicas.
Elio07/03/2010 20:59
Olá Ricardo!
Concordando plenamente com o que meus colegas disseram acrescento que isso ocorre, além do escesso de umidade, também pelo excesso de sombra.
Abraço