"Mário A G Leal"]Cláudio, a árvore fixou-se naturalmente? Pois você não deixará o fitilho para sempre, não é mesmo!?
ão
Sergivaldo16/11/2004 14:21
Olá Pessoal,
Apesar dessa técnica de acoplar uma árvore viva à outra, morta, não ser muito bem aceita pelos japoneses, acho-a bastante interessante.
Já tentei uma vez, com um Pithecellobium dulce, mas o resultado final não me agradou muito. Agora, como diz o Charles, que dá uma vontade danada de fazer, isso é verdade. Acho que vou tentar novamente.
"Sergivaldo, voce deve ter madeira fantásticas para tanuki não???.. Com os yamadori que faz por aí, deve encontrar também muita madeira morta, não é? "
(Charles)
Charles, de fato tenho facilidade em conseguir um bom material para tanuki. Estou com dois troncos partidos, que foram dois yamadori's mal sucedidos (infelizmente isto ocorre...), muito bonitos. Guardei-os, pois até hoje não me conformei em perdê-los. Mas, há muitos troncos secos que também dão uma excelente matéria prima para o tanuki. Vou começar a coletar também esse tipo de material.
Ah!, também gostaria de ver o trabalho do Ratto: agora somos três!!! 😂 😂 😂 😂
Um abração,
Sergivaldo
Mário A G Leal17/11/2004 02:23
Tanuki
Não me esqueço quando em 1998, em Pelotas-RS, onde fui ministrar curso e levei Hidaka para demonstração com seus pinheiros, através da Ribeirão Preto Bonsai Kai, na tentativa de levar mais conhecimento por lugares mais distantes. A Associação não deu certo mas...o Evento foi bom. Depois do almoço, um dos alunos trouxe uma estrutura de árvore morta, bastante encorpada e pequena. Parecia ser uma "nana". Por alguma razão morreu e o aluno queria mostrar e falar do acontecido. Quando ele terminou de contar a "tragédia" com sua árvore eu perguntei:
- O que você vai fazer com esta estrutura?
- Nada - respondeu ele - Você quer para você?
- Quero - respondi.
- Então tá! É sua.
Fiquei olhando aquele estrutura de árvore bem modelada que deveria ter, pelo menos, uns 25 a 30 anos com uns 35 cm de altura. (Tenho comigo ainda hoje!).
Olhei novamente para a árvore morta e perguntei:
- É minha mesmo? Tem certeza?
Ele confirmou:
- Sim, é sua!
Neste momento, como sempre faço para chamar a atenção, estava falando mais alto. Muita gente já estava interessada na conversa. Então eu disse:
- Que bom, pois esta árvore está viva. Vá a Ribeirão Preto daqui a 6 meses e você comprovará.
Hidaka, que estava bem próximo e olhava atento.
Nisto, o aluno ficou olhando para mim e a sua volta sem entender nada. Eu....sorria. Bem, a árvore era minha agora.
Vamos deixar o resto da história para depois. Quero chegar ao Tanuki, razão do texto.
A partir deste momento, todas as vezes que Hidaka vinha falar comigo, começava assim
- Hái Tanuki San!
Isto foi a tarde toda do Sábado até que, acabamos os dois num restaurante para jantar e eu já não me aguentava mais para saber que "raio" de Tanuki era aquele. Então, finalmente, perguntei:
- Hidaka, o que é "Tanuki" afinal?
Ele deu aquele sorriso, tranquilo, deu um gole na cerveja e riu:
-Ah! Ah! Ah! árvore tá viva né, Tanuki San?! - E riu mais ainda.
Desde esta data, nunca mais me chamou de Mário. Recentemente, vi a relação quando descobri que se usa a expressão Tanuki para o trabalho de madeira arrastada que ele, naquele momento da conversa com o aluno, de imediato percebeu.
- Hái, Tanuki San!
- Hái Hidaka San!
-Hái para todos!
Tecnolobo17/11/2004 07:44
Sergivaldo escreveu:
Olá Mário,
Não sei se você já conhece, mas o link abaixo é muito interessante e tráz um passo-a-passo de como fazer uma "madeira-arrastada".
http://www.bonsailearningcenter.com/Tips&Advice/tanuki_bonsai.htm
Um abração,
Sergivaldo
Tanuki né?
Já tinha visto essa hp, Sergivaldo com o tempo e o engrosamento da muda o que aconte? a mdua vai envolver parte madeira morta?
Mário A G Leal28/03/2005 09:44
No dia 16 de Outubro de 2004, mostrei a Árvore do Urso, experiência em madeira arrastada, "Tanuki bonsai", como queiram. Fiz uma poda na copa para mostar o urso melhor e para que a árvore se recomponha mais abaixo. Espero que isto aconteça.