Jabuticaba pro meu pátio
Arzivenko07/03/2010 10:35
Jabuticaba pro meu pátio
Esta não é pra bonsai, fazia tempo que queria uma jabuticabeira, mas esperar as mudinhas virarem árvore é tedioso, agora consegui esta já florindo, acredito que o processo será mais rápido.
Aqui no destino final:

Antonio Donizeti07/03/2010 16:27
Amigo vai ficar legal a ora que ela começar a brotar, vai virar um bonsai gigante. rsrsrs
Abraço
Vhalveruth08/03/2010 15:26
Bah, tb gostei dessa jabu =)
fazer um hokidashi gigante?
abraços
Marcos Castilho10/03/2010 13:01
Grande Arzivenko. Fiz algo semelhante com uma Jabu desse calibre e plantei em meu quintal em Setembro 2009. O problema é que não tem como fazer sombrite e ela está com muita brotação mais queimam muito facil e não vingam, sol muito forte 08:00hs por dia. Alguma idéia para os brotos vingarem???
Arzivenko10/03/2010 14:15
A melhor maneira seria cravar 4 estacas em volta dela e recobrir com sombrite, lembre que a jabuticaba é espécie de meia-sombra, ela até desenvolve a pleno sol, mas demora mais e apanha bastante.
Marcos Castilho11/03/2010 12:33
Verdade. Ela está apanhando mesmo pois os brotos queimam com facilidade e a planta não desenvolve. Interessante a idéia com as estacas. Valeu.
Sergio Batalini16/03/2010 11:05
É meu amigo ... eheheh... se acreditarmos em reencarnação ...
vc foi com certeza um tatu ... gosta de cavar e mexer com a terra... kkkkkk..
Parabens pela jabu e boa sorte .. 😄
Ricardohentz31/03/2010 18:14
Fala aí arz....
Comé que tá a Jabú? Sinais de brotação?
Abraço.
Arzivenko31/03/2010 20:43
Ricardo, ela continua recebendo rega 2x por dia, ainda não brotou, mas continua com várias gemas verdinhas.
Marcos Castilho01/06/2010 13:14
Arzivenko e aí como essa planta está????
Vingou???
Arzivenko01/06/2010 13:30
Viva, mas sem brotações...
Antes de outubro nem adianta pedir por novidades.. ela está hibernando.
nickyfury01/06/2010 16:09
bonsai
Arzi, meu chapa, uma dica para essa sua jabu: se tiver ainda coberta por sombrite, retire. Ao pegar incidência solar maior, durante todos os dias, as brotações terão maior sucesso que se mantiver a planta coberta. Incluso, isso deveria ter sido feito tão logo vc a plantou. Não há por que cobri-la, ok? 😄
Aqui no planalto central, onde o sol e seu calor são causticantes, com umidade relativa baixissima, rego apenas no final da tarde, com agua pura, isto é, de torneira, e mantenho sob o sol pleno. Nada de sombrite, para que a recuperação seja incluso mais rápida. 😄
Adubação com seis meses, ou quando as brotações vingarem e pipocarem por todo o tronco. 😄
Ricardo Paiva01/06/2010 23:44
Beleza de Jabu Arzivenko. è uma beleza poder ter uma frutífera no jardim.
O pessoal dos apartamentos ficam loucos com estas coisas, comer fruta no pé não é pra qualquer um, hehehehe.
nickyfury02/06/2010 08:17
bonsai
Ricardo, até bem pouco tempo seria verdade que o pessoal residente em "apertamento" poderia ficar com inveja. Mas, graças principalmente a obtenção de mudas evoluídas, isto é, obtidas por alporquia em plantas produtoras e ao yamadori, muitos bonsaistas "apartamentistas" têm em suas sacadas minusculas bonsai de jabu produzindo frutos. 😄
Claro, nunca será na mesma quantidade que a planta do Arzi irá produzir, mas certamente pode-se ter uma frutificação intensa. Tenho um amigo bonsaista nessa condição. A planta dele, aliás, produziu ano passado, e tentarei obter uma foto para mostrar aqui no forum, para vc ver a quantidade absurda de frutas que a "pequena notável" carregava. É de encher os olhos, além é claro, de aguçar o paladar. 😂 😂
Marcos Castilho02/06/2010 13:04
É Arzivenko a minha está assim também emite brotações mais não vinga sempre murcham e tem o mesmo calibre do tronco que a sua. Vou criar um tópico para ela e mostrar umas fotos.
nickyfury03/06/2010 10:30
bonsai
É como escrevi acima: sol pleno, melhor resposta quanto às brotações em profusão. 🙄