Rafa30/04/2011 21:32
Rafa05/05/2011 21:30
Olhando bem e analisando a textura e cor das rochas, acho que a que se encaixaria melhor no contexto seria a da esquerda. Sugestões????
Pethrus Barros20/06/2011 16:51
Como ela está hoje ?
Rafa19/07/2011 13:19
Bruno Gomes14/10/2011 14:56
Caro Rafa, como vai ?
Adquiri recentemente uma eugenia e ainda não me convenci do estilo a ser adotado. Venho acompanhando que ela possui suas particularidades e temperamento difíceis.
Analisando seu exemplar, há um nebari muito bom, que em minha opinião pode ser bem explorado.
Assim, me permiti fazer uma projeção no estilo literati onde o nebari tem um destaque bem legal:

Rafa17/10/2011 13:20
Bruno,
Obrigado pela projeção. Acho difícil conseguir seguir este caminho, pois, como você pode observar, no galho demonstrado foi complicado impor esta curvatura, ele era muito vertical e há uma fita de alta fusão, pois, o galho fissurou.
Infelizmente, ela começou a secar a partir do primeiro galho da direita. Não descobri o motivo, mas, está rebrotando em um ponto mais baixo. Esse projeto vai ser modificado e vai demorar mais que eu esperava. Vou ter que reiniciá-lo e aguardar novas brotações e desenvolvimento. Vou postando as modificações para as opiniões de todos.
Rafa24/12/2011 18:44
Bruno Gomes28/12/2011 18:38
Prezado Rafa, o que motivou esse ressecamento ?
Em fotos anteriores, tinha até novas brotações no topo daquelas copas...
Rafa28/12/2011 23:47
Pois é Bruno, o motivo não descobri, começou a secar os galhos e em uma tentativa realizei o transplante, mesmo sabendo que não seria a época ideal, parou por um período, mas agora retornou, acho que vou perdê-la. É uma pena.
Bruno Gomes29/12/2011 11:50
Dizem que são bem temperamentais.
A minha está no tempo aberto e tomando bastante chuva. Está dando certo por ora.
Tiago R29/12/2011 15:32
Não corte mais nada, regue normalmente, mantenha em sol brando e espere um bom tempo. Eu tive que esperar mais de 4 meses com vários galhos secando até ver os brotos...isso após uma poda bem radical de raízes.
AguiaR29/12/2011 18:57
tenho uma eugenia também....
a minha eu fiz um transplante de urgência e cortei a raiz pivotante, quase não tinha capilares saindo dela no local em que cortei, os galhos estão querendo secar mas não secam completamente...
acredito que como o colega Tiago R comentou, dentro de alguns meses ela consiga ter nova brotação!
como disseram anteriormente,
essa planta é muito temperamental, entretanto, é linda! 😄
Boa sorte
abraços
Tiago R30/12/2011 10:35
Rafa31/12/2011 18:17
Tiago, obrigado pelas dicas, mas nos galhos que estavam secos, antes de cortar verifiquei e não corria nem uma gota de seiva, então, creio que não brotará mais nada, infelizmente. Parabéns pela sua e que ela se recupere totalmente emitindo novas brotações.
Aguiar, conterrâneo, realizei um transplante em julho, conforme demonstrado no post, não cortei muito as raízes, porém, amarrei-as a uma rocha. No entanto, não acredito que o motivo dos galhos secarem tenha sido este, pois, já fazem 6 meses. Obrigado pela torcida.
Atualmente, continuo com rega moderada, sem adubação e sol brando. Vou aguardar torcendo pela sua recuperação.
Rômulo Rabelo15/03/2013 10:04
Ela sobreviveu meu camarada ?