Fórum — Atelier do Bonsaiarquivo estático

Floresta artificial de cimento...

12
Diego Santana10/03/2010 13:31
Floresta artificial de cimento...
Amigos nao consegui encontrar esta trabalho no forum por isso estou postando novamente para atualizar ok....

Isso é o inicio do trabalho, consiste em fazer varias camadas de cimento, cada camada contem 1 cor..
Eu utilizo 1 parte de cimento por 1 de areia..
Utilizo xadres amarelo, verde, marron, preto..

Vou fazendo as camadas uma de cada vez, depois que tiver as pedras montadas da altura desejada, deixo o cimento secar uns 20 minutos e começo a esculpir o desenho das pedras, eu faço as pedras antes depois que estiver seca ai faço o chao........

Observe que a pedra esta quase seca...

Depois de 2 dias na sombra para nao rachar, ela vai para o sol, secar totalmente para começar o inicio do acabamento, que consiste em esfregar uma escova de aço bem forte, para dar mais naturalidade ao conjunto....

Ja com as mudas colocadas.....
Devo lembrar tbm que tem um relevo nas bordas e furos de drenagem laterais na estrutura, para manter o substrato com maior facilidade...

vista aerea...

Este mes fiz um pequeno refinamento nas mudas, quero deixar as plantas bem baixas, igual aquela tipicas da africa...

E tbm è claro mostrar a estrutura ja que é seu melhor atrativo...

Espero que Gostem do Trabalho...................
Tiago R10/03/2010 16:21
Muito bonito... gostei demais.
zeluiz10/03/2010 19:42
Também gostei bastante.
Parabéns.
Diego Santana11/03/2010 08:34
Obrigado a todos.....
Sergio Batalini16/03/2010 09:04
Otima dica ... Otimo material ...
Gostei muito e vou tentar fazer....

O que vc não disse é que é preciso ter talento para se conseguir harmonia e beleza plastica ...

Vc conseguiu transmitir naturalidade ao projeto .. vi aquelas montanhas do deserto dos EUA... nos filmes de cowboy.... ou alguns lugares do Oriente....

Parabens ..
Diego Santana16/03/2010 10:48
"Bom" Sergio, talento nao sei, porem vale lembrar que para chegar a este projeto tentei, tentei, tentei, errei, errei, errei, acho mais valido a pratica do que a criatividade, é claro que alguem me ensinou, e gostaria de transmitir isso a todos, pois nao gosto de manter o que sei apenas para mim..
A arte so vai crescer quando a gente dar enfase a compartilhar......
Thiago Giaconi18/03/2010 15:19
Olá Diego,

Gostei muito do seu trabalho, parabéns!!!

Abraço
IanaMel18/03/2010 19:20
Nossa diego, muito lindo!!!!!!!!!!! Vc n faz pra vender n? Eu não sei se conseguiria fazer um pra mim.... que tipo de corante vc usou?
Diego Santana19/03/2010 08:33
Corante da marca xadres, cores amarela, marron, preto, verde..........
Marcos Castilho19/03/2010 12:53
Lindo Diego maravilhoso. As espécies são todas uma só???
Diego Santana19/03/2010 17:06
Marcos sao todas serissas chinesas de flores brancas, estao bem feias pois fiz uma poda radical, quando voltar eu posto novas fotos.....
Angela Fernandes23/03/2010 20:30
Olá Diego !!!!
Gostei bastante do trabalho e não basta ter criatividade, tem que ter talento SIM.
Sergio Batalini25/03/2010 13:20
Ola Diego .
Talento ou dom , como queira dizer, ou nascemos com ele ou nunca o teremos ...
Eu por exemplo , se tivesse entrado numa escolinha de futebol aos 5 anos de idade , talvez ... quem sabe .. hoje eu fosse o gandula do time do sitio de algum amigo ... sou o maior perna de pau que conheço .
rsrsrsrs.....
Alguns nascem com talento para a musica , futebol , ciencia , artes... etc..
e vc meu amigo , com certeza tem talento sim .. para moldar , esculpir .... experimente brincar com argila crua .. tenho certeza que conseguirá formas agradaveis de se olhar ... esculpir madeira ..etc... muitas vezes não deixamos aflorar nosso talento ou não acreditamos nele .. 😄
Diego Santana30/03/2010 08:45
Angela E Bonsergio

Muito obrigado pelas palavras............
CARLOVICH07/04/2010 02:49
REALMENTE FICOU BOM... COMO AO MEU VER VC QUIS RECRIAR UMA PAISAGEM UM POUCO INÓSPITA PARA AS PLANTAS... COM ELAS TENDO QUE SE VIRAR PARA CRESCER..COMO SE FOSSEM EM RUINAS... ELAS ACABARAM SE ENCAIXANDO BEM... EU SÓ QUERIA SABER SE O SUBSTRATO CONTINUARÁ APARENTE..POIS SE NÃO ME ENGANO VI CACOS DE TIJOLO OU TELHA... O QUE NÃO SERIA MUITO COMUM ENTRE PEDRAS ESCURAS...

COMO AJUSTAR ISTO?... FICA A DÚVIDA... COBERTURA VEGETAL..OU DE REPENTE UMA CAMADA DE SOLO ARENOSO...? QUE ACHAM?
Diego Santana07/04/2010 13:38
CARLOVICH

Tinha uma cobertura vegetal,porem estava acabando com as resevas de nutrientes da planta, pois nao tem amis que 2 cm de altura o substrato retirei tudo, e iniciei outro tipo de vegetação que gosta de inverno e se reproduzi melhor nesta epoca do ano, somente daqui uns 4 meses ira cobrir o solo, perto das plantas vou aplicar musgo, mas nao agora.........
CARLOVICH07/04/2010 14:10
entendi... eu só falei sobre isto para que agente discuta sobre os benefícios e cuidados nestas montagens de cenários...
será que na busca de imagens fotorealistas devemos nos preocupar com a estética ou com a gerência de assuntos como circulação, fisiologia, hermetismos..etc...
achei que com os caquinhos de tijolos aparentes..não seria muito real... claro que está em evolução...
pensei em areia lavada de rio, ou pedrinhas roladas... que acham... acho que até menos forrações vegetais e mais minerais ficaria mais impactante..
Gostaria de saber se o que eu estou pensando é uma coisa absurda... pois assim me parametrizo melhor... agradeço o espaço e aportunidade de aprendermos com os trabalhos dos outros...

parabéns novamente....
Diego Santana08/04/2010 13:03
Tem muito que madurar este trabalho alem de ter menos de 2 anos e ja tem passado por alguns apuros, colocar areia seria legal para a aparendia, porem tem muito pouco substrato e areia em cima ira secar muito o solo ja que absorve muito mais calor, e nao tem muita profundidade pra manter humidade.......
Rodrigo Pereira Pinheiro04/08/2010 19:20
Re: Floresta artificial de cimento...
Meu amigo Diego...q trabalho é esse cara. Lindo demais. Vou tentar fazer um em minhas ferias de janeiro. Gostaria de saber se deve ficar constantemente em cima de uma táboa. Gostaria tambem de saber se pedras feitas a meses podem ser inserias, ou seja, se elas se fixam com facilidade.
Abraço
Diego Santana05/08/2010 08:31
Rodrigo, sim as pedras podem ser feitas separadamente, e serem coladas e distribuidas da forma que vc desejar na laje, com rejunte elas colam muito facilmente..
Nao prescisa ficar em cima de nenhum madeira ou estrutura para fortalecer, ele contem uma tela de aço dentro "nao tem nas fotos" para ficar forte, pode ser movimentado de uma lado para outro sem problema...
Wayner06/08/2010 10:10
Diego,
Primeiramente te parabenizar por este trabalho de fato muito maneiro.

Agora poderia nos ensinar com mais detalhes, pq tenho muito interesse em fazer também. Detalhes sobre você prepara várias massas de com cada cor e montando camada por camada, de que forma que vc faz a pedra detalhadamente.

Estou fazendo está pergunta pq vc memso diz que gosta de passar o que sabe, eu também sou assim, então tomei essa liberdade de te perguntar.

Aguardo.

Sucesso
Renan Campara Braido06/08/2010 12:16
MUITO SHOW CARA!!

Gostei muito mesmo, ficou muito natural

Parabens!
Diego Santana06/08/2010 12:51
Wayner

Como disse ensino mesmo nao de esconder o jogo na arte...

Sao montadas por camada
Intercaladas, eu utilizo 3 ou 4 cores
1 º marron
2º amarelo
3º preto
4º cimento puro
nao tem regra sobre a distribuição das cores, eu coloco do jeito que quero, uma em cima da outra, vou fazendo montinhos estes ai tem cerca de 15cm de altura
tem que achar o ponto da massa, eu gosto dela nao tao mole nao tao seca, isso cada um faz, nao tem como ensinar...
O desenho da pedra fica por criatividade de cada pessoa "nao tem como ensinar mas ai vai uma maozinha"
va colocando a massa uma em cima da outra até a altura desejada..
deixe a massa secar um pouco para firmar, depois pegue uma faca qualquer e vai recortando a massa dando forma a pedra, mas tem um ponto certo de fazer isso "vai ter que descobrir" tem muita diferença na secagem aqui no sul demora cerca de 2 hora pois as temperaturas estao entre 9 e 20 graus....
mas isso depende tbm do ponto que vc fez a massa...
Por isso vai ter que decobrir com testes sozinho até acertar na mao...
Depois que fazer o desenho principal da pedra, vai riscando com a faca para fazer os cortes lateria, ponto ja tera uma pedra, depois que ela secar completamente cerca de 3 a 5 dias...
Utilize uma escova de aço para escovar bem a massa, assim ela vai tirar as imperfeições do cimento e dar mais naturalidada ao conjunto...
Se quizer invelhecer as pedras utilize uma mistura de agua e corrante preto bem aguado, lave a pedra com a mistura depois escove com escova de aço, assim o preto ira ficar nos risco e nao fora da pedra...

Boa sorte, qualquer duvida só perguntar.....
Wayner06/08/2010 14:04
Diego,

Muito obrigado pela aula e parabéns por pensar assim, pq hoje em dia as pessoas absorvem tanta informação e nem passam.

Mas vai mais uma pergunta, essa seguência das cores é de baixo para cima ou ao contrário?

Qual seria a base o marron ou o cimento puro?

Mais uma vez valeu.

Obrigado
Diego Santana06/08/2010 16:59
Isso que falei foi as pedras, de baixo para cima...
Nao tem sequencia de cores......
A laje eu faço de cimento com areia com uma tela de metal no centro, porem só faço as bordas coloridas...............
12