Fórum — Atelier do Bonsaiarquivo estático

Serissa - o que fazer?

Luiz sjc28/09/2005 10:23
Serissa - o que fazer?
Oi pessoal !! 😂
No final de semana ganhei um bonsai de serissa de um amigo! Na verdade, a pessoa que me deu não tinha interesse em mantê-lo e não queria investir tempo nisto. As fotos abaixo mostram o estado atual: o vaso mede uns 20 cm, a altura do bonsai é de 30 cm (sem vaso), o solo nunca foi trocado, apresenta alguns galhos secos e aparentemente fungos (?) próximos ao tronco. Gostaria de algumas sugestões para conduzir este bonsai.
PS.: Prometo colocar, em breve, os meus dados no fórum QUEM SOU EU.
ABRAÇOS,
Luiz SJC

Angela Fernandes28/09/2005 12:15
Oi Luiz !!!!! 😂 😂 😂

Você ganhou um belo presente, com certeza !!!!! 😄 😄 😄

Bem, vamos opinar devagarinho:
Primeiramente, tem que tirar todo o fungo que aparece (experimente uma mistura com um pouco de álcool com água). Tente também pulverizar com calda sulfocáustica. Este tipo de fungo tem que ser eliminado imediatamente.

Pode todos os galhinhos que estão secos.......

Retire as folhinhas que estão saindo do tronco.

Faça uma limpeza na planta como intuito de deixar o tronco mais a vista que parece ser muito belo.

Depois que fizer isso tudo, se aceitar, logicamente, poste mova foto !

Abraços

Angela - aprendiz de bonsaista - 😮ops: 😮ops: 😮ops:
vmterra28/09/2005 15:09
É isso mesmo colega, só seguir os passos dessa Ilustre pessoa que é a Angela e estará tudo certo!

Obs.: Queria eu ter ganhado uma serissa dessa..rsrs muito bela mesmo!

Abraços e boa sorte com ela!

Vitor Moulin!
Alexandre S. Coelho28/09/2005 16:31
e quem não queria ganhar presentes assim...!!!

Luiz,
na minha opinião, esteticamente não gostei da planta... esses ''calos'' no meio do tronco estão mais grossos que a base, não tem afunilamento...
💡 só que esse desafio de tentar a perfeição (que nunca vamos conseguir pois só a natureza é perfeita) faz parte da arte certo!!!???
Eu tentaria diminuir esses calos por meio de cortes, shari, jin, camuflagem... 🙄 🙄 🙄 bem... é apenas mais uma opinião...

fiz um projeto mas só consigo mandar por email 😢

abraços
Luiz sjc28/09/2005 17:19
Oi Pessoal!
Estou colocando o projeto enviado pelo Alexandre para que todos possam ver.
Obrigado Alexandre.

Luiz

por Alexandre S. Coelho
vmterra28/09/2005 17:32
Opa! ficaram boas as montagens, eu particularmente gostei da montagem da direita!

Valew

Vitor Moulin
Guga29/09/2005 11:28
Gostei mai do da ditreita também 🙄 🙄 😲 😲

Abraços,
Angela Fernandes29/09/2005 16:50
Oi Luiz !!!!! 😂 😂 😂

Gostei das projeções !!!!!! 😄 😄 😄

Concordo com Guga e com Vitor, realmente a planta da direita é a melhor.

Abraços

Angela - aprendiz de bonsaista - 😮ops: 😮ops: 😮ops:
Luiz sjc02/10/2005 10:06
Oi pessoal 😄

Fiz uma limpeza geral na serissa. Tirei os galhos secos e folhas. Podei as raízes, tirei mais ou menos um terço. Troquei o substrato que estava muito compactado. Usei a seguinte relação: 60% de pedriscos, 40% de terra granulada e 5 % de húmus. Estou colocando uma nova foto e gostaria de saber mais detalhes de como retirar os “calos”, como sugeriu o Alexandre

Abraços,
Luiz sjc

Leilton Lima03/10/2005 10:41
Ta ficando linda a sua planta. Eu ficaria apenas duas modificaçoes agora. Eliminaria aquele galho fininho da esquerda que está enroscado e cruzando com o outro mais grosso e triangularia a parte superior definindo o ápice.

abraçao
Nelmar03/10/2005 20:41
Caro Luiz,
Grande presente este que vc recebeu.
Sua planta tem uma boa sinuosidade do tronco, mas necessita ramificação dos galhos (só tem folhas nas pontas).
Aqui vão algumas sugestões para corrigir esta questão
1- planta-la num escorredor (± 1 ano) para melhorar a saúde da planta mais rapidamente e favorecer a ramificação
2- inclinar um pouco o tronco (para a esquerda, olhando a última foto postada), de forma a diminuir o ângulo entre o tronco e a base do vaso. Dessa forma vc reduz um pouco a altuta total da planta
3- como a serissa brota muito bem, inclusive em tronco velho, creio que vc poderia podar bastante as pontas dos galhos (principalmente os inferiores), para forçar uma brotação na parte mais interna e, aumentar o volume de folhas
4- uns 20 dias após o transplante, promover uma adubação intensa, alternando a cada 15 dias entre adubo orgânico (torta de mamona + darinha de osso) e adubo foliar químico
5- a medida que forem surgindo os novos galhos, deixe crescer de 5 a 6 pares de folhas e pode deixando 1 a 2 pares, para forçar a ramificação

Creio que dessa forma sua planta assumirá um aspecto muito melhor

Veja abaixo um exemplos de ramificação em serissas da mesma espécie da sua, ambas com 7 anos de idade (Serissa Chinesa)

Abraços e sucesso

Nelmar

Rodrigo-RS04/10/2005 08:47
Adimiro muito as serissas, Luiz sjc sua serissa é muito bonita e bem velha, quantos anos tem? procura um visual que te agrade mais, pois ela ficará ai contigo.... Eu gosto de serissa com volume de folhas e galhos... como as do Nelmar,... lindas!!!!

Parabens Nelmar, e Luiz..
Luiz sjc04/10/2005 10:12
Oi pessoal !!! 🙂
Gostei muito das sugestões dadas até este momento. Esta sendo muito interessante ver diferentes pontos de vista e possibilidades que eu não tinha percebido. Na verdade ainda não tomei uma decisão....
Em relação à idade desta serissa, a única informação que eu tenho é que ela tem mais de 10 anos.
Caro Nelmar, durante quanto tempo você sugere uma adubação intensa como descrita no item 4 ? Neste caso, quais as proporções dos adubos ?
Abraços,
Luiz sjc
Nelmar08/10/2005 00:52
Luiz,
vc pode adubar a cada 15 dias, alternando conforme sugestão (no caso do líquido, conf orientação do fabricante e no caso do orgânico, mamona + f. osso, pelo tamanho do vaso pode ser ± uma colher de sopa) até Janeiro.
Deixe ela descansar até o final do verão, e volte a adudar com um adubo mais carregado em Potássio, para fortalecer as raízes. Pare a adubação no inverno e repita o procedimento por mais um ano.
Não esqueça de ir podando as folhas conf sugestão, para aumentar a massa de galhos

Nota: se começarem a aparecer entre nós muito grandes, diminua a metade a quantidade de adubo
Luiz sjc10/10/2005 09:50
Oi Nelmar !

Valeu....obrigado.
Luiz sjc
stie12/10/2005 20:33
Hoje pela primeira vez participo neste forum.

Estou tentando aprender esta arte a uns dois anos, tenho uns sessenta pré bonsai e acompanhando esta troca de experiência que este fórum proporciona gostaria de dar também minha opinião.
A Ângela sugeriu uma limpeza total na planta e deixar o tronco mais a vista possível.
O Alexandre não gostou dos calos do tronco.
O Nelmar sugeriu inclinar um pouco a arvore e forçar a brotação na parte interna da planta.
Na minha opinião (eu sou apenas um aprendiz solitário o único da minha cidade, eu acho)
após a limpeza daria a inclinação sugerida pelo Nelmar e forçaria a brotação para dar um pooouquinho mais de volume nos galhos mas com o cuidado de não deixar que essas folhas escondessem nem um milímetro deste tronco que eu achei lindo cheio de calos rachaduras
um tronco sofrido que dá um aspecto muito bom para o bonsai.

Me desculpe se me comportei mal no primeiro dia de participação. Mas continuado se essa bonsai fosse meu e eu tivesse feito o que descrevi vocês teriam gostado da minha arvore?

Um abraço pra todos
Stie
Alexandre S. Coelho13/10/2005 09:28
Oi Stie, seja bem vindo ❗ ❗ ❗

Amigo, o principal objetivo deste fórum é este... ver opiniões diversas, aprender, trocar conhecimentos e tentar melhorar a parte estética de nossos trabalhos. Não encabule-se em dar sua sugestão, ela será importante para nós!!!

Como toda arte, no bonsai também existem regras que servem como auxílio quando buscamos o resultado final... e essa é a parte que mais me encanta... no bonsai não existe resultado final 🙄 ❗ ❗ ❗ Cada artista verá de maneira diferente de outro, concordando em alguns pontos ou não...
Lembre-se,
toda ajuda será bem vinda, mas no final vocë que deve decidir o que fazer com sua árvore... ele será O SEU BONSAI 😉 ❗

abraços