Fórum — Atelier do Bonsaiarquivo estático

NPK granulado - como fazer liberação lenta

Arzivenko12/03/2010 19:32
NPK granulado - como fazer liberação lenta
Pessoal, sei que existem diversas maneiras de fazer isto, cada um tem sua receita. Certamente existem formas mais eficientes que a minha, mas minha idéia é mostrar como eu tenho feito.

Utilizo Gaze para ferimentos, que são encontradas em qualquer farmácia, por preços irrisórios:

Bom, começamos desdobrando a gaze..

O formato final é um retângulo, dobramos ao meio para ter um quadrado duplo:

Colocamos a quantidade de NPK granulado, com o tempo se sabe "de olho" quanto colocar.

Então unimos as pontas:

Agora enrolamos a trouxa para que fique justo, é normal cair alguns grão durante o proceimento:

Então passamos fita crepe para firmar a trouxa:

É importante dar uma volta por baixo da trouxa com a fita, para que a durabilidade seja maior e leve mais tempo para o adubo lixiviar no subtrato.

Finalizando:

Meia hora de trabalho: 30 trouxinhas

Trouxa com mais de 3 meses, vejam que a liberação continua:

As primeiras eu não passava a fita por baixo, então ao puchar a trouxa rasga:

Após seis meses sobra apenas a parte de cima, é só juntar e por no lixo:

As vantagens desta técnica é que utiliza materiais biodegradaveis, liberando o adubo químico por mais de 4 meses, enquanto que durariam apenas uma semana se postos diretamente sobre o substrato, sendo lavados facilmente pelas regas constantes.
Ricardo Loriggio12/03/2010 20:36
Boa idéia... De onde tirou isso??? 😮

Vale lembrar duas coisas se me permite Arzivenko...
O N no adubo se "perde" muito facil, assim seria legal fornecer N fora desta trouxinha.
Outra coisa é a forma do P que é presente no adubo. O P é imovel no solo assim só é captado por interceptação radicular.
Existem algumas formas de P que possuem uma certa "mobilidade" no solo e sendo assim seria melhor usar estes. O mais comum é o P2O5, que é imovel.

Até

Ricardo Loriggio
Arzivenko13/03/2010 09:42
Ricardo, nunca vi outra pessoa fazendo da mesma forma, pode ser que alguém tenha inventado antes de mim, mas minha idéia foi original.
Ricardo Loriggio13/03/2010 10:44
Estive pesquisando sobre alguns adubos e iria ficar caro usar os mais apropriados, que são os de mistura no granulo e são bem carinhos....
Acho que seria legal fazer isso com a mistura de orgânicos...

Ricardo Loriggio
Arzivenko13/03/2010 10:53
Este NPK que eu uso é baratíssimo, pago 2 reais o Kg.
Obviamente que apenas um tipo de adubo sempre vai deixar a desejar em algum aspecto. É por esta razão que eu uso o NPK granulado, adubo orgânico (cama de perú com casca de arroz) e o foliar (direto no substrato). A dieta variada acaba por suprir necessidades que ficariam em aberto com a utilização de apenas um ou outro tipo de adubo.

Ainda quero testar esta técnica com a TM, provavelmente deve funcionar de maneira similar.
Ricardohentz13/03/2010 20:05
Olá...

Arzivenko... Ja aconteceu alguma vez superdosagem (queima) usando esse método?
Arzivenko13/03/2010 22:35
Ricardohentz, Nunca!
Ricardohentz13/03/2010 22:39
E em relação a quantidade. Para vasos maiores vc coloca mais trouxinhas ou trouxinhas maiores?

E aproveitando o assunto a TM + FO pode queimar as raízes? Eu nunca usei, por isso a dúvida.
Arzivenko14/03/2010 08:40
Sim, uso de 1 a 3 trouxinhas por pote, dependendo do tamanho da planta. TM+FO ainda não usei, mas quero testar, ouvi falar que o FO pode modificar o pH do substrato, mas que a TM não teria qualquer inconveniente fora o cheiro.
Vhalveruth15/03/2010 11:25
po gostei desa ideia

pq comprar osmocote é foda

abraços
Sergio Batalini16/03/2010 10:33
Já fiz as trouxinhas seguindo a ortientação do Prof. Arz.

Estão nos vasos a uns 30 dias ... tudo normal , sem incidentes...

funciona.

Olha Arz., cuidado com essas dicas de como fazer trouxinhas ... a sua foto com aquele monte de pacotinhos ... eheheeh pareceu foto de pagina policial ... rsrsrsrr.... 😄
Angela Fernandes18/03/2010 00:26
Arzivenko !!!!
Faço trouxinhas também, só que não utilizo gase e sim uma espécie de sombrite bem fininho, fácil de manusear, ou até mesmo uma telinha plástica bem maleável.
Atualmente estou preferindo usar um vasinho plástico bem pequenininho, emborcado sobre o substrato e com furos pequenos por onde prendo a terra com arames. Claro que encho os vasinhos antes......
De acordo com o vaso, coloco úm número de vasinhos.
Tem dado super certo.
Mcdonald21/02/2012 00:30
Olá amigos.. Desculpe subir o tópico, mas esta idéia é muuuuuuuito boa..

Será de grande valia para todos..

Parabéns Arzivenko... e obrigado por compartilhar...

Grande abraço
marcio gabiatti21/02/2012 17:17
Gostei tambem da ideia amigos mas ainda sinto receio em usar adubo quimico com medo de queimar as plantas com super dosagem.
Qual seria a dosagem correta para vasos pequenos e vasos grandes?
Márcio Friedrich Ribeiro24/03/2012 21:34
boa mesmo até mesmo pra colocar osmocot já que os recipientes específicos pra adubo são bastante caros pelo tipo de material usado
romeucr25/03/2012 12:52
Baseado nesta ideia eu tentei utiliza-la com pastilha de TM+FO.. mas achei que a gaze estava "protegendo" a pastilha, que não dissolvia, ai resolvi tirar...
joellagunasc01/04/2012 19:15
Muito boa a ideia , eu ja fiz estes saquinhos com tule , tenho uma amiga que é costureira e ela fez pra mim os saquinhos.
O que estou usando agora para armazenar adubo , osmocote , TM+FO etc , sao aquels recipeintes que vem os brinquedinhos do Kinder Ovo.

Kinder Ovo

Recipiende onde vem os brinquedos

Eu furo ele com furador que uso pra fazer furos em vasos plasticos e encho com o adubo que eu quiser é muito pratico e da pra reutiliza-los varias vezes.

Fica a dica.

Joel
Lucinei Reis01/04/2012 21:24
Muito boa a ideia vou começar a fazer também !!!!!!!!!
SMART218/04/2012 08:52
tive problemas com a tecnica, comesso a queimar 2 das 5 que to testando, (faiz 3 dias q coloquei) pode ser por motivo de muita agua e o material ter disolvido muito, fiquei achando q num ia dereter e tals ae fiz tipo um buraquinho (não fundo sotipo pra acomodar e evita q ele ricase tipo rolando) porem quando rego vira uma pequenina poça de acha lá, e provavelmente ocasiona deretimento em excesso...

das outras 3 mantive a adubação ate primeiros sintomas...

to usando

em 03
04-14-08

em 02
25-05-20

queimo 1 de cada, 1 amora (25-05-20) e 1 limoeiro (04-14-0😎 (limoeiro com sintomas bem mais leves)