NPK granulado - como fazer liberação lenta
Pessoal, sei que existem diversas maneiras de fazer isto, cada um tem sua receita. Certamente existem formas mais eficientes que a minha, mas minha idéia é mostrar como eu tenho feito.
Utilizo Gaze para ferimentos, que são encontradas em qualquer farmácia, por preços irrisórios:

Bom, começamos desdobrando a gaze..

O formato final é um retângulo, dobramos ao meio para ter um quadrado duplo:

Colocamos a quantidade de NPK granulado, com o tempo se sabe "de olho" quanto colocar.

Então unimos as pontas:

Agora enrolamos a trouxa para que fique justo, é normal cair alguns grão durante o proceimento:

Então passamos fita crepe para firmar a trouxa:

É importante dar uma volta por baixo da trouxa com a fita, para que a durabilidade seja maior e leve mais tempo para o adubo lixiviar no subtrato.

Finalizando:

Meia hora de trabalho: 30 trouxinhas

Trouxa com mais de 3 meses, vejam que a liberação continua:

As primeiras eu não passava a fita por baixo, então ao puchar a trouxa rasga:

Após seis meses sobra apenas a parte de cima, é só juntar e por no lixo:

As vantagens desta técnica é que utiliza materiais biodegradaveis, liberando o adubo químico por mais de 4 meses, enquanto que durariam apenas uma semana se postos diretamente sobre o substrato, sendo lavados facilmente pelas regas constantes.
Utilizo Gaze para ferimentos, que são encontradas em qualquer farmácia, por preços irrisórios:

Bom, começamos desdobrando a gaze..

O formato final é um retângulo, dobramos ao meio para ter um quadrado duplo:

Colocamos a quantidade de NPK granulado, com o tempo se sabe "de olho" quanto colocar.

Então unimos as pontas:

Agora enrolamos a trouxa para que fique justo, é normal cair alguns grão durante o proceimento:

Então passamos fita crepe para firmar a trouxa:

É importante dar uma volta por baixo da trouxa com a fita, para que a durabilidade seja maior e leve mais tempo para o adubo lixiviar no subtrato.

Finalizando:

Meia hora de trabalho: 30 trouxinhas

Trouxa com mais de 3 meses, vejam que a liberação continua:

As primeiras eu não passava a fita por baixo, então ao puchar a trouxa rasga:

Após seis meses sobra apenas a parte de cima, é só juntar e por no lixo:

As vantagens desta técnica é que utiliza materiais biodegradaveis, liberando o adubo químico por mais de 4 meses, enquanto que durariam apenas uma semana se postos diretamente sobre o substrato, sendo lavados facilmente pelas regas constantes.