Fórum — Atelier do Bonsaiarquivo estático

Meu Shimpaku

Antônio Novais Filho13/03/2010 17:53
Meu Shimpaku
Olá pessoal, tudo bem? Vou postar um "passo à passo" do meu shimpaku, ta? daí vocês opinam por gentileza 🙄 rss

Início de tudo Janeiro de 2009

Início de tudo Janeiro de 2009

Janeiro de 2009 - Início de tudo, parte que identifiquei que seria útil para o projeto.

Projeto inicial

Julho de 2009 - Foram realizadas algumas alporquias.

Agosto de 2009 - Remoção dos alporques

Março de 2010 - Antes de aplicar a calda sufocaustica foi necessário lichar os jin/shari.

Março de 2010 - aplicação da calda sufocaustica.

Março de 2010 - O plástico é para proteger o susbtrato. Se uma gota da calda cair no substrato... é morte da planta na certa.

Detalhes dos jins, depois de dois dias da calda sufocáustica ter sido aplicada, em breve farei uns acabamentos... 13/03/2010

1303/2010

Espero que gostem, ainda falta muito mas...gosto muito deste meu shimpaku.

Forte abraço.
joão josé13/03/2010 23:34
Fala, Antônio! Como a espécie se adapta por aí, com o calor? Normal?
Você já pensou em fazer torções de tronco e galhos? Acho que você poderia sair do tradicional e fazer uma bela peça!! Ela tem potencial e está pedindo outro estilo. Minha opinião somente. Mas estude bem antes e deixe baixar o mestre zen do seu interior e... transforme-a!! Veja o que estou lhe dizendo, em uma planta que minha que eu não via futuro:

Antônio Novais Filho13/03/2010 23:54
Prometo estudar bem...e ver o que faço, acredito no potencial desta planta. Veremos.

Prometo atualizar.
Forte abraço!
Alexandre S. Coelho15/03/2010 18:54
Amigos

Esta espécie aqui no Nordeste tem que ser trabalhada ano a ano, sem exagero 🙁

Antonio, também achei que esta merece alguma modificação no estilo... Tem guru-guru demais na parte verde!
Antônio Novais Filho15/03/2010 21:34
"guru guru" ?!?! 😲 Boiei agora...rss

traduz ai por favor.

Irei modificar o estilo sim...estou estudando...

Abraço!
JulioRJ16/03/2010 17:44
Gostei da visao no seu exemplar Joao .. muito bom ...
joão josé16/03/2010 20:47
Júlio, você que gosta de troncos torcidos e aventuras em suas plantas, acho que pode ser interessante a técnica utilizada aqui. Movimentos fortes mas não anti-naturais. E comercialmente interessante, como muitas vezes é sua intenção!

Entendo o Guru-guru a técnica que utilizei na minha planta, isto é, encurvando e torcendo os galhos provocando seu encurtamento. Na sua planta eu não vi, espero que Alexandre nos dê a sua opinião. Ou o meu entendimento de guru-guru está errado?
Elio16/03/2010 21:52
O guru-guru, além de encurtar ramos, ele nos dá condições de trazer ramos para preencher espaços vazios.
Antonio, uma observação: aquele ramo que está com fio azul, que vai para a direita e depois retorna, está em desarmonia com a planta.

Um pergunta: O que vc pretende fazer com os ramos secundários?

abraço
Antônio Novais Filho16/03/2010 22:26
É verdade, Elio, já havia notado tal desarmonia...mas, ainda estou estudando bem o que fazer, para não me arrepender depois.
Já removi os arames, esta semana talvez eu realize alguma poda...verei.

Alguém poderia me ajudar com um projeto?
Abraço.
joão josé16/03/2010 22:29
Seria interessante fotos de outros angulos, inclusive de cima!
Antônio Novais Filho16/03/2010 23:00
beleza!
nickyfury17/03/2010 18:49
bonsai
O que falta a sua planta é maior movimento nos galhos e tronco. Isso pode ser conseguido com o aporte de arame de cobre grosso para os galhos e uma barra de ferro para o tronco. Há diversas maneiras de se conseguir tração para forçar o tronco a vergar, mas o mais importante é aguardar o inverno para fazer a colocação dos arames. 😄

Após aramar bem o tronco e os galhos, é só dar-lhes movimentos sinuosos, buscando formas bem arrojadas, como o exemplar apontado pelo colega João José. Lembre-se de proteger tronco e galhos com uma fita de borracha ou ráfia, antes de colocar arames, evitando com esse recurso perda de material. 😄
Antônio Novais Filho21/03/2010 10:23
Olá amigos!
trago novidades, ontem trabalhei o shimpaku junto a um amigo bonsaísta (Valtewan), espero comentários;

Espero que gostem;
Um abraço!
joão josé21/03/2010 13:26
Não sei, se você "imaginar" esta planta "varrida pelo vento", o efeito seria diferente! Dificilmente a planta teria o ramo nascendo para um lado e, de repente, o vento levando para o outro lado... tá meio sem lógica! Analise e sinta! Tá natural?
JulioRJ21/03/2010 15:50
concordo Joao .. olha so .. eu dizendo isso .. ahahahahahahha
o trabalho esta bem feito, mais o lance da logica esta muito sem logica MESMO .. e olha q sou anti natural ne joao ..
Antônio Novais Filho21/03/2010 16:18
Novas fotos serão postadas. abraço
Elio21/03/2010 17:05
Dá para inverter ainda, Antonio!

abraço
joão josé21/03/2010 20:13
Pois é, né Júlio! Cê tá crescendo, rs!!