Fórum — Atelier do Bonsaiarquivo estático

Minha muda e a valiosa opinião de vcs !

Maxwell15/03/2010 21:22
Minha muda e a valiosa opinião de vcs !
Logo que comprei tratei de registrar. E assim posou a muda de jabuticabeira para minha lente...

Mas em poucos dias....... as folhas começaram a ficar escuras, sem vida. 70 % das folhas estavam assim em 4 dias.

Manchas brancas tbm apareceram nas folhas e caule. Me indicaram o produto "neem"(acho que o nome era esse).

Depois comprei torta de mamona e retirei as folhas escuras. Diminui tbm as horas de exposião ao sol ficando somente das 6h às 10h. E eis que assim ficou depois de alguns muitos retoques...

*Esses pontos brancos são pasta de dente que usei como cicatrizante.

Resumindo:
Folhas com manchas brancas o deem funciona mesmo?
Alguem que mora em Aracaju¹ deve regar quantas vezes por dia? e qual o tempo de sol mínimo?
e Etc....
Alguém pode listar uma série de dicas para principiante com jabuticabeira !

¹ O clima é quente e úmido , com período chuvoso de março a agosto. A temperatura média anual é de 26°C e precipitação média anual, de 1590 mm.

* Inicialmente.... pretendo fazer Hokidachi.

Pessoal, por fim desde já OBRIGADO. Desculpem se escrevi demais !!
joão josé15/03/2010 23:32
Eh, Maxwel, parece que o sol pegou sua Jabu! Acho que foi isso que a queimou. A espécie gosta de umidade, mas o excesso de sol queima suas folhas. As fotos estão de difícil avaliação quanto aos pontos brancos que viu.
Agora, já que podou, e a ideia é um hokidashi, pode os ramos na mesma altura, para virem uniformes as brotações, controlando os ramos que cruzam com os outros, e abrindo a copa. Outros detalhes da sua região aguarde os conterrâneos!
Maxwell16/03/2010 09:09
João Obrigado !

Penso que tens razão !

( ( ( ( ((((( Sol ))))) ) ) ) )

Até pq comprei em supermercado então tenho que adaptá-la mesmo.
Laudir16/03/2010 11:59
Para melhorar/acelerar a recuperação da sua jabu, coloque ela no escorredor/mamadeira.

no meu blog tem como trabalhar com escorredor/mamadeira