eu chutaria uma pitanga
Yamadori no lixo!!!(pitanga)- Atualizado 03/02/12
muito vermelho pra ser pitanga...
Eu também apostaria em Pitangueira; vejam a coloração vermelho forte das pitangueiras do Arzivenko:

Edson.

Edson.
Pra saber se é pitanga, basta tirar com cuidado uma folhinha, macerar e sentir o cheiro.
Mas creio que seja pitanga, sim - tem uma aqui perto de casa, pequena (uns 50 cm), numa jardineira de um vizinho - ele sempre corta e ela sempre rebrota dessa cor.
Mas acho que pra saber mesmo, por enquanto, tente isso com o cheiro da folha.
Mas creio que seja pitanga, sim - tem uma aqui perto de casa, pequena (uns 50 cm), numa jardineira de um vizinho - ele sempre corta e ela sempre rebrota dessa cor.
Mas acho que pra saber mesmo, por enquanto, tente isso com o cheiro da folha.
Não fosse a textura do tronco eu diria que é uma Primavera vermelha, cujas brotações nascem iguaizinhas essa, só que o tronco não é tão liso.
abraço
abraço
Eu também acho que se trata de uma pitanga!
Um grande abraço a todos e
Té mais...
Um grande abraço a todos e
Té mais...
Estou confuso... O tronco parece pitanga, mas a brotação está toda vermelha, e o tom é bem escuro, geralmente tem um pouco de verde e a folhas da brotação geralmente são mais estreitinhas e retas.
Mas, das que eu conheço, é mais parecida com a pitanga mesmo. CONFUSO NÃO?
Mas, das que eu conheço, é mais parecida com a pitanga mesmo. CONFUSO NÃO?
Amigos eu tenho uma pitanga aqui e, apesar de parecidas, não são idênticas. O tronco é muito parecido, mas não é exatamente igual à uma pitanga. A brotação, apesar do vermelho, também é diferente, os galhinhos dessa são mais grossos, até dá para ver pelas fotos a diferença. Pelo contexto todo eu ainda continuaria chutando que é uma resedá, mas não quero ir contra a opinião de todos 😂 rsrs...
Allan eu gostei da sua sugestão, quando ela estiver com mais folhas vou fazer o teste.
O pior de não saber é que vou ficar na espera para poder começar o projeto que eu tenho para ela, mas acho que na primavera já vai dar para ter uma idéia melhor.
Obrigado a todos!
Abraço!
Allan eu gostei da sua sugestão, quando ela estiver com mais folhas vou fazer o teste.
O pior de não saber é que vou ficar na espera para poder começar o projeto que eu tenho para ela, mas acho que na primavera já vai dar para ter uma idéia melhor.
Obrigado a todos!
Abraço!
Olá Marco, já que todos estão dando pitaco, vai aqui o meu:
O tronco se parece muito com pitanga, e as folhas que você postou na terceira foto da pág 01 são de ficus, você deve ter se enganado ao coletá-las.
Acredito que seja uma pitangueira, já que apresenta brotação das folhas em pares.
O tronco se parece muito com pitanga, e as folhas que você postou na terceira foto da pág 01 são de ficus, você deve ter se enganado ao coletá-las.
Acredito que seja uma pitangueira, já que apresenta brotação das folhas em pares.
Rodrigo na coleta eu não errei, lá havia um fícus benjamina e essa, mas eu fiz a coleta dessa mesmo!!! No dia seguinte à coleta eu voltei ao local para conferir, fiz uma comparação das folhas com uma resedá pelo caminho e achei parecida.
Acho que só esperando mesmo para ver o que é.
Abraço!
Acho que só esperando mesmo para ver o que é.
Abraço!
Amigos as folhas amadureceram e, mesmos ainda estando vermelhas, foi possível identificar.
Aos que disseram se tratar de uma pitanga: você acertaram, as folhas estão ficando idênticas às de uma pitanga que eu tenho!!!
Abraço e obrigado a todos!
Aos que disseram se tratar de uma pitanga: você acertaram, as folhas estão ficando idênticas às de uma pitanga que eu tenho!!!
Abraço e obrigado a todos!
Façam suas apostas, a minha vai para pitanga!!!!rsrs
Mário acho que é uma pitanga mesmo. Minha insistência não foi forte o bastante para transformá-la em uma resedá 🙄 😂 .
Últimas fotos da PITANGA!!!

Bela arvore eim!
ahuahsua sobre a tiririca ao contrario dos agricultores eu amo essa plantinha!
eheheheh e no quintal aqui de casa tem aos montes.
boa sorte com usa pitangueira!
ahuahsua sobre a tiririca ao contrario dos agricultores eu amo essa plantinha!
eheheheh e no quintal aqui de casa tem aos montes.
boa sorte com usa pitangueira!
Obrigado Guilherme. Agora que ela já pegou só falta decidir o que fazer com ela!!!
Abraço!
Abraço!
Atualizada. Fiz uma desfolha nela no domingo e ela já apresenta as primeiras brotações.

Essa régua tem 17cm, para referência:

Outro ângulo:

Essa régua tem 17cm, para referência:

Outro ângulo:

EEEEEEita... e veio do lixo heim...rs..
Quero ver como vai ficar...
Boa sorte ai Marco..
abração
Quero ver como vai ficar...
Boa sorte ai Marco..
abração
Quando a dúvida for pitangueira, o cheiro das folhas é indiscutível!
Marco, bela planta! Já cogitou trabalhá-la com os dois troncos secundários menores somente ou os três mesmo, só que reduzindo a altura do maior equilibrando com os demais em proporcionalidade! A pitangueira quase sempre se mostra com troncos na mesma medida por vários cm, com a poda mais curta do mais longo, brotos desnivelarão a grossura!
Eu curto muito as pitangueiras, boa sorte com a sua!
Marco, bela planta! Já cogitou trabalhá-la com os dois troncos secundários menores somente ou os três mesmo, só que reduzindo a altura do maior equilibrando com os demais em proporcionalidade! A pitangueira quase sempre se mostra com troncos na mesma medida por vários cm, com a poda mais curta do mais longo, brotos desnivelarão a grossura!
Eu curto muito as pitangueiras, boa sorte com a sua!
Belo exemplar no acompanhamento !!!!!!!!!!!!!!!!1 😂
É Mc, essa ai foi um achado.... o problema vai ser arrumar um vaso para ela $$$ 🙁 ... nesse vaso de plástico em que ela está tem mais ou menos 25 quilos de substrato...... imagine o preço de um de cerâmica!!!!
Marco, eu pretendo, sim, reduzir a altura do tronco do meio, eu ainda não defini muita coisa em relação a ela.... qual tronco fica qual sai..... por enquanto vou deixar ela "escolher" o caminho..... não estou com muita pressa para fazer intervenções.
Obrigado Lucinei!!!
Abraço!!!
Marco, eu pretendo, sim, reduzir a altura do tronco do meio, eu ainda não defini muita coisa em relação a ela.... qual tronco fica qual sai..... por enquanto vou deixar ela "escolher" o caminho..... não estou com muita pressa para fazer intervenções.
Obrigado Lucinei!!!
Abraço!!!
Amigo tens um achado nas mãos!!
A forma dos novos brotos aliada as podas, deram forma peculiar a sua planta!!! Bem natural!!!
Penso que o amigo tem apenas que refinar mais as ramificações ( amrramações secundárias e terceárias) e melhorar um pouco o nebari.
Att
Cesar Augusto de Lima Ribeiro.
A forma dos novos brotos aliada as podas, deram forma peculiar a sua planta!!! Bem natural!!!
Penso que o amigo tem apenas que refinar mais as ramificações ( amrramações secundárias e terceárias) e melhorar um pouco o nebari.
Att
Cesar Augusto de Lima Ribeiro.
Cesar, realmente foi um achado!!!
A ramificação vai ficando melhor a cada desfolha e essa foi a primeira que eu fiz.
O nebari, por se tratar de uma pitangueira, fica meio difícil de corrigir, são longos anos em vasos de treinamento e sem muita garantia de resultados...
Abraço.
A ramificação vai ficando melhor a cada desfolha e essa foi a primeira que eu fiz.
O nebari, por se tratar de uma pitangueira, fica meio difícil de corrigir, são longos anos em vasos de treinamento e sem muita garantia de resultados...
Abraço.
Marcos isso tudo prova que o mais importante é ter boa intenção e apostar no sucesso. Parabéns pelo achado!
ótimo material acompanhando!!!