Fórum — Atelier do Bonsaiarquivo estático

Duranta - 3

12345
Sergio Batalini23/03/2010 11:57
Duranta - 3
Mais um projeto , este pingo d'ouro não terá madeira morta como os outros ... quero uma copa mais frondosa...
Inicio e, setembro de 2009 ...
Sergio Batalini23/03/2010 12:00
Dezembro - 2009

Primeira aramagem e condução dos galhos ainda tenros, evitando assim que se quebrem ...
Sergio Batalini23/03/2010 12:04
MARÇO - 2010

Marcos Castilho23/03/2010 12:41
Grande evolução, tem muito futuro.
Sergio Batalini23/03/2010 15:57
Valeu ...mas falta muito , devagar vamos trabalhar na cicatriz da poda drastica e dependendo da opinião de vcs ... elimino o galho morto da direita ou faço um jim ...

Porenquanto espero que os galhos linidifiquem e emgrossem para ter mais proporcionabilidade ...
Alexandre S. Coelho23/03/2010 17:10
Tais indo bem meu camarada!!!

A vantagem desta espécie é o crescimento muito rápido 😄
Laudir23/03/2010 18:26
Respondeu bem ela.
Parabéns... vai ficar lindona
Sergio Batalini05/05/2010 20:31

5/5/2010
começando uma desfolha para ver o desenvolvimento dos galhos e "lapidar" o tronco ...
Sergio Batalini05/05/2010 20:37
folha por folha ...
Sergio Batalini05/05/2010 20:45
ufa.... 😲 é muita folhinha ...rsrsrsr
bom, os arames ainda não estão marcando { coloquei bem frouxos}
galhos em bom estado e se desenvolvendo ...

Sergio Batalini05/05/2010 20:55
Olha daqui ..dali... pensa .. e a retifica entra em ação ..
por hoje basta , limpeza, podas leves e calda sulfo ..
O jin ainda esta muito grande ??? 😲
Eliminar ??? 😕
Muito ruim?
😮ops:

Markus Von Kossel05/05/2010 20:59
Coitado do Bonsergio, ninguem respondeu seu tópico quase!!!!

O Jin ficou muito bacana!
Eu não sei fazer isso ainda!
Tenho um pouco de medo de fazer isso ainda!
Tem minha duranta grossinha me esperando!
E se vc desse uma queimada no Jin pra dar uma acabamento e um tom mais legal?

Abraço!
Boa Sorte
Markus Von Kossel05/05/2010 21:08
moderadores favor deletar esta mensagem!
Elio05/05/2010 21:18
Bonsérgio!

Excelente trabalho. O Jin está de bom tamanho considerando o tamanho da planta.
Quanto à frente, na penúltima foto o nebari é melhor e na última o Jin a a ramificação está melhor. Qual frente vc escolheu?

Gosto das Durantas.

abraço
claudionor anacleto06/05/2010 00:38
gostei muito do seu trabalho e essa planta dara bom resultado o trabalho do jin ficou muito bacana
parabens
Andre Antoniazzi06/05/2010 09:03
Duranta 03
Ola Bonsergio adorei seu trabalho ficou muito lindo tenho vontade de fazer um jin como este quem sabe um dia com um aplanta certa por enquanto vou aprendedo rcom vcs.Abraço
marcusribaspho06/05/2010 09:17
Bonsergio
Bom dia Bonsergio
Parabens kra seu trabalho esta maravilhos
e ai oke vc usa como substrato de retirada
tenho alguns durantas pra trabalhar

o jin esta otimo
parabens

ah da uma olhada nos meus topicos e dicas
abrcs
Werlei Purgatto06/05/2010 09:36
Parabens, muito linda sua àrvore, mas acho que futuramente você vai ter que eliminar aqueles galhos mais baixos, pois vão acabar escondendo o lindo Jin que vc fez.
Sergio Batalini06/05/2010 13:32
Obrigado a todos por participarem 😄

Markus: Boa dica a de queimar o jin.. vamos fazer.

Elio: a pratica leva a perfeição , um dia , quem sabe ...quanto a frente : ó duvida cruel... vamos esperar +.... talvez a penultima forçando um shari até a base do tronco ...

Claudionor: Valeu o incentivo ...acredito que, com a ajuda de vcs, em 5 anos poderá ser transferida para o centro de exposições .

Andre:Estudar, observar e ter as ferramentas certas ...

Marcus: substrato de retirada ? quando coleto a planta coloco numa bacia grande com areia lavada ...só . Sombra , agua e enraizador .. durantas se recuperam facil ...

Werlei : dica anotada , valeu ...
Renato Rodrigues Roehrs06/05/2010 19:21
Bonsérgio, desculpa eu "interromper" o teu post para tirar a seguinte dúvida contigo e com os demais participantes.
Na verdade quando me deparo com troncos mais grossos, onde a primeira ação que me vem a cabeça é cortar a certa altura para incentivar a brotação mais baixa e a partir desta estatura trabalhar a árvore, sempre me pergunto após certo tempo o que fazer para que o "acabamento" dos cortes sejam melhorados.
O que digo é o seguinte, peguei de exemplo tua durante. Como era e como você a deixou. Com certeza é um belo trabalho de retífica, onde o jin ganhou destaque na planta e o "problema" do corte foi minimizado. Atingindo assim, a conicidade desejada.

Mas como procedo nos casos onde o uso da retífica não é desejado? Como fazer para "acabar" com o corte brusco existente e atingir a conicidade dando assim extensão à novas brotações, gerando uma impressão de crescimento normal, sem a realização do corte no passado?

Segue um yamadori de ligustro onde procedi inicialmente com os cortes, porque a árvore tinha mais de 2 metros de altura, e agora não sei como acabar ou melhorar o aspecto inicial sem me utilizar da retífica.
Detalhe para o círculo em vermelho. Ele foi retirado e não existe mais.
Ele já está neste caixote há 1 ano. Estou utilizando TM + FO apenas. Em doses "cavalares".

Detalhei em azul e vermelho no paint, sobre as dúvidas mencionadas.

Muito obrigado pela ajuda de todos!

Sérgio, espero não interferir na tua postagem e espero que não percamos o foco, que é a tua durante. Eu ía deixar um comentário para acompanhar as evoluções deste belo exemplar. Parabéns!

Se os moderadores acharem necessário, faço nova postagem e excluo essa. Apenas me avisem.

Abraços.

Ricardo Paiva12/05/2010 10:55
Olá renato, sugiro abrir um novo tópico.
Assunto bem interessante.
Tenho algum material que pode ajudar.
Renato Rodrigues Roehrs12/05/2010 11:58
Ricardo, conforme tua sugestão, criei o post; http://www.atelierdobonsai.com.br/forum/viewtopic.php?t=14509.

Favor excluir o reply acima para eu não bagunçar a continuidade das repostas ao post do Bonsérgio.

Obrigado e abraço.
Guilherme Luz13/05/2010 17:07
Nossa está ficando muito bonita.

Plantei várias estacas de pingo de ouro tomara que algum dia alguma delas de um bom resultado como esse seu!
Sergio Batalini13/05/2010 17:19
Claro que terá .. não desista e fique sempre alerta.. bons materiais são descartados todos os dias ... em jardins e quintais .. ou estão a nossa espera na casa de parentes ou viveiros ...
Guilherme Luz13/05/2010 17:31
Obrigado pelo insentivo, Bonsergio.
Algumas das estacas já estão com uma ótima botação. Ano que vem já plantarei elas em escorredor. Pretendo colocar algumas fotos aqui pra vcs opinarem.

até lá!
12345