Fórum — Atelier do Bonsaiarquivo estático

Manaca de cheiro

Marli Nogueira26/03/2010 19:56
Manaca de cheiro
Oi gente olha eu aqui novamente, vim para mostrar meu manaca de cheiro comprei a muda, podei toda e ai está
Quando eu comprei

aqui podei e replantei

já com brotos

aramada

Gente opinem ai, sou meio sem noção, só vou cortando e tendando alcançar um bom resultado. abraços a todos
claudionor anacleto27/03/2010 00:57
Re: Manaca de cheiro
Marli Nogueira escreveu:
Oi gente olha eu aqui novamente, vim para mostrar meu manaca de cheiro comprei a muda, podei toda e ai está
Quando eu comprei

aqui podei e replantei

já com brotos

aramada

Gente opinem ai, sou meio sem noção, só vou cortando e tendando alcançar um bom resultado. abraços a todos
Ola Marli,essa planta tem um crescimento meio lento,creio que a melhor coisa a se fazer agora seria colocala no escoredor e mamadeira para poder futuramente trabalhar a copa e mater o galho que esta mais baixo do jeitinho que esta para poder engrosar o tronco dando o efeito de conicidade,não tenha presa bonsai é assim mesmo demora um pouco para obtermos os resultados esperados,mais vale apena.abraços.
Marli Nogueira27/03/2010 19:58
Brigadão pela dica Anacleto, ñ se preocupe eu sou um poço de paciência, é minha primeira muda comprada, gosto mesmo de plantar a sementinha e acompanhar o crescimento. Um abraço grande.
claudionor anacleto28/03/2010 07:55
Marli Nogueira escreveu:
Brigadão pela dica Anacleto, ñ se preocupe eu sou um poço de paciência, é minha primeira muda comprada, gosto mesmo de plantar a sementinha e acompanhar o crescimento. Um abraço grande.
é por ai mesmo,isto chama-se viver e respirar bonsai,tenho bonsai que era menor que uma caixinha de fosforo e hoje esta com 22anos é meu xodó e tantas outras que cultivo desde pequenas,e a alegria de ver seu trabalho ali numa bandeja não tem preço,continue assim que estará no caminho certo.um BIG abraço.
Laudir02/04/2010 20:54
Eu todo contente achei q tinha ganho duas mudas de manaca de cheiro.... me enganei feio...

sao duas manacás da serra.... ae fiquei triste...

parabéns pelo seu exemplar... está tomando uma forma muito elegante.
Elio02/04/2010 22:11
Olá Marli!
Eu tenho alguns Manacás-de-cheiro e eles tem a característica de brotarem verticalmente.
Tem que ir aramando e posicionando constantemente.
Muito adubo.
O ideal seria um vaso bem maior (de treinamento) para as raízes se expandirem e, consequentemente, a parte aérea responderá igualmente.

abraço
Marli Nogueira03/04/2010 19:19
Élio brigaduuuuuuuuuuu pela dica, final do inverno vou colocar ele mamadeira 🙂
Ah Laudir o manacá da serra tem uma flor linda, só perde no perfume pro de cheiro, como diz o nome 😂
Abraços imensos a todos os amigos que estão sempre dando uma mãozinha 😉
Marli Nogueira15/08/2010 17:54
Meu manacá tá com florzinha lá lá lá lá 😂

agora tem duas, e a cor, que coisa bonitinha 😂

😂 🙄 😉
Elio15/08/2010 19:18
Olá Marli!
A floração do Manacá de cheiro e muito bonita. Nasce roxa e depois fica branca. Ao regar a planta evite molhar as flores.
Como te disse, neste mesmo tópico, os brotos nascem verticalmente. Passada a floração, arame-os e posicione na horizontal.

Parabéns!

abraço
Marli Nogueira01/12/2010 20:57
Oi galera, fico até envergonha de expor ela assim, mas ñ tenho coragem de poda-la agora, vou esperar as flores murcharem 😮ops:

😂 😂

Depois da florada podo e fotografo novamente 😉 😉
Angela Fernandes01/12/2010 21:35
Siga as dicas do Elio !!!!!!!
Gostei da sua planta e florida então................
Mui bela.............
Elio01/12/2010 21:43
Marli, Manacá é tudo de bom!
Mesmo depois da floração, não pode não!

Deixe os ramos esticarem. Só arame-os para direcioná-los na horizontal, levemente inclinados para cima.

Parabéns!

abraço
Marli Nogueira01/12/2010 22:09
Valeu Angela 😉
Elio socorro eles ficam muuuuuuuuuiiiiito longo, será que vou conseguir administrar, pensei cortar só um pouquinho este ramo longo que passa o vaso. Acha mesmo melhor deixar??????? 😂 😕
Elio02/12/2010 16:25
Hehehehehe, é assim mesmo, Marli.
1. Primeiro arame e dê sinuosidade.
2. Ele vai esticar muito ainda neste início de verão
3. Na 2ª quinzena de janeiro, pode curto
4. Aí o galho terá engrossado e emitirá novas brotações secundárias.

abraço
Marli Nogueira02/12/2010 17:55
Elio pareceu facilimo vc falandokkkkkk, vou tentar assim então brigaduuuuuuuuuuu depois posto o resultado
Henrique Ribeiro02/12/2010 20:36
Muito bem encaminhado seu manacá!!!
É só seguir as dicas da galera, e tá tudo certo!!! 😄
Parabéns pela planta!
Marli Nogueira02/12/2010 20:43
Henrique brigadão pela força 😂
Marli Nogueira04/12/2010 14:36
Mais flores. Que lindinhas!!!!!!

😂

😂
Marli Nogueira04/12/2010 18:11
Claudionor anacleto, vou ter que discordar de vc quanto ao desenvolvimento desde espécie, ela cresce floresce e solta novos brotos como nunca, já esta na terceira florada deste ano com poda e tudo. Viva o manaca de cheiro. Bjs meu amigo.
hraphi04/12/2010 23:08
Marli Nogueira escreveu:
Elio pareceu facilimo vc falandokkkkkk, vou tentar assim então brigaduuuuuuuuuuu depois posto o resultado

KKKKKK, mas é isso mesmo Marli, rsrsrssrr, pode deixar os galhos crescerem a vontade, vai ficar feinho mas só assim pra eles engrossarem rápido, não é hora de fazer podas de manutenção, ( ele ainda está em treinamento) depois de anos, com o bonsai perto do que vc quer, aí sim pode ficar fazendo podas de manutenção com mais frequência para manter a estética, abraço e parabéns pela planta e sua floração.
Marli Nogueira21/08/2011 18:19
atualizando
vejam como esta linda, ainda ñ é aquela "arvore", mas acho um show

*

*

*

metamorfose, as flores vão ficando branca, lindo, lindo

Uploaded with ImageShack.us
Laudir22/08/2011 00:28
Esta "mutação" da cor das flores é um espetáculo.
Parabéns ela está lindona mesmo!