Informação s/ este Pinheiro
Informação s/ este Pinheiro
Boa noite, ninguem deste Forum pode me ajudar?
Por não ser uma espécie própria para bonsai, talvez só por acaso alguém conheça detalhes sobre ela, no chão!
Por dica de um amigo, descobri a espécie: Araucaria de Norfolk, diz que o Hidaka faz bonsai com ela! Busca com este nome, que vais encontrar mais detalhes. Alguma coisa encontrei aqui:
http://www.riototal.com.br/jardinagem/jardinagem002.htm
http://www.rc.unesp.br/arvoresdocampus/gimnos/araucariaceae/araucaria%20excelsa.htm
Espero poder ter te ajudado!
http://www.riototal.com.br/jardinagem/jardinagem002.htm
http://www.rc.unesp.br/arvoresdocampus/gimnos/araucariaceae/araucaria%20excelsa.htm
Espero poder ter te ajudado!
Caro João José,
Essa planta tem ramificação fora dos padrões normais. Somente o ramo principal fica, os laterais são descartáveis, e até comparados a parasitas.
Tais ramos podem ser destacados como se fossem folhas, não estão firmemente unidos ao tronco. E o mais incrível, eles podem ser enraizados e formarem uma nova planta, rasteira ou pendente (cascata).

Essa eu comecei em 1979.

Essa outro em 1998.
Veja o detalhe da raiz, ela emite facilmente, se mergulhada.

Uma coisa é certa, ela tem uma resistência a seca bem maior que as outras araucarias.
Essa planta tem ramificação fora dos padrões normais. Somente o ramo principal fica, os laterais são descartáveis, e até comparados a parasitas.
Tais ramos podem ser destacados como se fossem folhas, não estão firmemente unidos ao tronco. E o mais incrível, eles podem ser enraizados e formarem uma nova planta, rasteira ou pendente (cascata).

Essa eu comecei em 1979.

Essa outro em 1998.
Veja o detalhe da raiz, ela emite facilmente, se mergulhada.

Uma coisa é certa, ela tem uma resistência a seca bem maior que as outras araucarias.
Muito interessante a peça! Mais uma que aprendi! Mas concordamos que é uma espécie rara no meio bonsaistico? Consegue-se com ela o aspecto natural também (pinheiro), ou é difícil?
Bom dia a todos, quero agradecer ao João José e ao Chaddade, é como falei plantei na varanda de casa próximo a rua, estava preoculpado com as raizes e altura.
Ela atinge grande altura, cerca de 45 m, vida bem longa, as vezes séculos.
Mas pode ser facilmente contida e mantida baixa, como uma cerca viva. Quase como um bonsai. Desse forma nunca vai estragar seu alpendre.
Mas pode ser facilmente contida e mantida baixa, como uma cerca viva. Quase como um bonsai. Desse forma nunca vai estragar seu alpendre.
bonsai
Se for cultivar como bonsai, é bom atentar para o trabalho que o Chaddad apresentou: a planta não sustenta estruturação bem definida dentro dos padrões que muitos buscam para o pinheiro. É preciso se conformar em ter bonsai com formas anomalas, isto é, que fogem dos estilos classicos geralmente adotados pela maioria dos cultivadores. 😄
Não estou criticando as plantas do Chaddad. Pelo contrário: é preciso saber fazer bonsai e entender do riscado, para buscar soluções práticas e iniciar um cultivo diferenciado do comumente encontrado nas referencias visuais. Os japoneses, aliás, são mestres nisso tambem. Eles mostram, nas revistas japonesas que coleciono, bonsai que fogem totalmente aos padrões estéticos de bonsai que nós conhecemos, com plantas sem triangulação, sem divisão de primeiro, segundo e terceiro galhos. 😄
Aliás, até mesmo combinação de vaso de acordo com o estilo é deixado de lado, em razão de que algumas plantas, como o caquizeiro, por exemplo, pedem vasos mais profundos para serem cultivados com sucesso (produção de frutos). Caquizeiro em vaso raso, nem pensar, caso se queira ter frutos. 😄

Não estou criticando as plantas do Chaddad. Pelo contrário: é preciso saber fazer bonsai e entender do riscado, para buscar soluções práticas e iniciar um cultivo diferenciado do comumente encontrado nas referencias visuais. Os japoneses, aliás, são mestres nisso tambem. Eles mostram, nas revistas japonesas que coleciono, bonsai que fogem totalmente aos padrões estéticos de bonsai que nós conhecemos, com plantas sem triangulação, sem divisão de primeiro, segundo e terceiro galhos. 😄
Aliás, até mesmo combinação de vaso de acordo com o estilo é deixado de lado, em razão de que algumas plantas, como o caquizeiro, por exemplo, pedem vasos mais profundos para serem cultivados com sucesso (produção de frutos). Caquizeiro em vaso raso, nem pensar, caso se queira ter frutos. 😄