O conceito/definição de bonsai é bem claro e não deixa margem nenhuma de negociação. Mas acontece que muitos cultivadores gostam de "reinventar" o bonsai, logo, acreditam, que tudo pode ser convertido em bonsai: bananeira, coqueiro, cica revoluta, batata, bambu, palmeira imperial, e por aí vai. 😲
Algumas dessas espécies cultivadas em recipientes pequenos ficam com seu tamanho reduzido (afinal, vaso pequeno nada mais é que um redutor de tamanho, pois contribui para um volume menor de raízes). Logo, pegam a plantinha e a replantam num vaso/bandeja apropriada para bonsai e o exibem como tal. 😲
Por mais "bonitinho" que isso possa parecer, por mais boa vontade que todos tenham para com o cultivador e sua "aberraçãozinha", continua valendo a definição de bonsai e tal coisa exótica não se enquadrará jamais dentro disso. 😲
Mas, vejam bem, não estou escrevendo isso por me opor a tal coisa. Não sou o dono da verdade, nem me avogo em ser melhor que ninguem. Se o cultivador quer por que quer ter uma bananeira, uma cica revoluta ou uma palmeira imperial plantada num vaso/bandeja, mais apropriado para um bonsai de verdade, não tenho nada com isso. Vai da cabeça e vontade de cada um fazer aquilo que lhe der na telha. Mas faça consciente e sabedor de que aquela planta, ainda que plantada no vaso/bandeja, jamais, never, será um bonsai. 😲
Isto posto, eis alguns exemplos de mini bananeiras em vasos/bandejas:
Sucesso na empreitada e não esqueça de postar depois, quando vierem os frutos. Boa sorte. 😄