Fórum — Atelier do Bonsaiarquivo estático

duvida sobre galho partido

IanaMel29/03/2010 19:51
duvida sobre galho partido
Gente, quando estamos aramando um galho de mais ou menos 1cm, e ele parte, mas n todo, tipo até a metade, ainda dá pra aproveitar se ele n morrer? Pq eu tava aramando uma primavera e ao tentar baixar um galho, a metade superior se partiu bem rente ao tronco, mas ele ainda tá no lugar, isso foi ontem e as folhas ainda estão bem, então acho que n morreu. Ainda dá pra arpoveitar esse galho? Ou ele n vai mais se desenvolver direito?
Rodrigo_Dias_RJ29/03/2010 20:21
Usa SUPER BONDER
IanaMel29/03/2010 20:49
Cola bonder? Sério? de qualquer forma acho q n seja necessário, pois o galho está fixo no lugar. Só dá pra notar q está partido se forçar um pouco pra baixo. A minha dúvida é se com o tempo, a propria planta cicatriza
Rodrigo_Dias_RJ29/03/2010 21:04
Iana,
ele ate vai cicatrizar, o problema é que ele vai criar um ponto fragil nesse local, com o tempo fica mais facil de quebrar
Igor Ferrer29/03/2010 21:54
Iana,

Também achei estranho quando vi numa matéria ou tópico do próprio Rodrigo Dias sobre o uso de bonder, e em uma pitangueira minha usei a bonder e o resultado foi perfeito. Concordo que é "Bizarra" a idéia, mas funciona... viu no bbb um carro ser suspenso por 8 gotas de bonder, pois é, uma gotinha deve resolver seu problema... rsss

Abraço,
DigoF329/03/2010 21:56
A cicatrização mais ''basica'' que a plana presisa leva em torno de 30 dias...
Geralmente quando quebra um galho eu o enrrolo com uma fitinha veda rosca.

t+
Rodrigo_Dias_RJ29/03/2010 21:57
Da uma olhada no link:

http://bonsaidatijuca.com.br/?p=10
Igor Ferrer29/03/2010 22:02
Tá aí Rodrigo, Era no seu site mesmo que tinha visto a matéria... Lembrava até a brincadeira com a bonder no coração...rsss

Parabéns pelo site!!!

Abraço!
IanaMel29/03/2010 22:29
Valeu, gente, muitíssimo obrigada pelas dicas. Eu estava realmente preocupada, pq todo o projeto q eu fiz pra essa planta era baseada nesse ramo! Acho que com a bonder e umas semaninhas quietinha ela se recupera bem e então volto a mexer nela.
Laudir30/03/2010 09:15
TESTEMUNHO A FAVOR DO SUPER BONDER:

colei meu pingo de ouro... tinha lascado bem na curvatura de um galho q estou tentando fazer um literati... ia colocar todo o projeto a perder...
Hoje ele está muito bem... nao dá de perceber que foi lascado naquele local.

Hoje sou outra pessoa com o super bonder.... recomendo! 😄😄
joão josé30/03/2010 10:00
Aqui uso em plantas, fechamento de pequenas feridas em animais (sou vet), e por aí vai!