Fórum — Atelier do Bonsaiarquivo estático

Ulmus - Pinçagem

Alex Fabiano30/03/2010 17:08
Ulmus - Pinçagem
Caros colegas, recentemente fiquei impressionado com as folhas de um Ulmus que comprei, ele veio com as folhas bem pequeninas com menos de 1 cm, até então não tinha visto Ulmus aqui na Bahia com folhas tão pequenas, os meus geralmente tem folhas com 1,5 cm ate 2 cm, existe algum macete para manter as folhas do Ulmus tão pequenas ?

outra dúvida é com relação a pinçagem, em que momento vcs fazem a pinçagem dos dos ramos ?

logo que estão se desenvolvendo ou quando eles estão já crescidos ?
Rodrigo_Dias_RJ30/03/2010 19:31
Alex,
existem varios tipos de ulmus, entre eles o MICRO que tem a folha muito pequena.
Alex Fabiano30/03/2010 20:45
Ulmus
pode ser isso, mais eu só conhecia o Parviflora !
Illex30/03/2010 21:42
Re: Ulmus - Pinçagem
Alex,

Como o Rodrigo disse, existem vários tipos de Ulmus.

Respondendo às suas perguntas o mais objetivo possível:

"outra dúvida é com relação a pinçagem, em que momento vcs fazem a pinçagem dos dos ramos ? "

Resp. costumo fazer pinçagens e desfolhas no Verão, Outono e Inverno.

Desfolhas basicamente Verão e início do Outono.

"logo que estão se desenvolvendo ou quando eles estão já crescidos ?"

Resp. Quando já estão crescidas efetuo somente a desfolha, pinçagem de uma ou outra folha que possa estar acima ou abaixo do galho e limpeza de folhas velhas, mal formadas, rasgadas, enfim você entendeu este ponto.

Quando jovens, ou seja, inicio da brotação, efetuo a pinçagem de brotos novos que a meu ver é algo muito importante, pois é hora de selecionarmos os brotos "bons" e retirar os "ruins", preservando assim a energia da planta para as partes realmente que irão fazer diferença futuramente.

Bons são aqueles que irão fazer parte da estrutura, e se adequam à mesma, ruins os que não servem para nada (breve explicação a seguir):

Futuras ramificações secundárias serão mantidas, brotações acima e abaixo do galho serão removidas, brotações em partes nada estéticas e sem necessidade no tronco serão retiradas, etc.

Estou lhe dando informações um tanto quanto "ralas" e se possível volte a fazer mais perguntas para esclarecermos suas dúvidas, pinçagem, poda e identificação das mesmas em galhos e tronco é muito importante e deve ser bem entendida.

Se quiser saber mais sobre as espécies de Ulmus, recomendo estas duas fontes de informações, o site é inglês porém tens a mão um tradutor online no Google, se for craque em inglês não precisará.

Lista de espécies, variedades, hibridos:

http://en.wikipedia.org/wiki/List_of_Elm_species,_varieties,_cultivars_and_hybrids

Lista de espécies e variedades pelo nome científico:

http://en.wikipedia.org/wiki/List_of_Elm_species_and_varieties_by_scientific_name

Como disse se tiver mais dúvidas nos informe, será um prazer respondê-las na medida do que for possível à nós.

Abraço amigo:

Illex
nickyfury31/03/2010 16:38
bonsai
Uma listagem com as diversas variações do ulmus é algo sempre interessante, pois permite uma pesquisa criteriosa no google imagens, visando localizar fotos de todos, para sanar qualquer tipo de dúvida sobre a planta, visualmente falando. 😄

Alex, o ideal é seguir as orientações passadas pelo Illex, quanto ao melhor procedimento em relação a desfolha, seja visando a redução das folhas ou mesmo objetivando aumentar a densificação. 😉

Tenho em meu viveiro algumas variedades, e uma das que mais gosto é a que apresenta a casca corticosa (em camadas tipo cortiça). Há duas ou mais possibilidades, sendo uma com folhas maiores e outra com folhas mini, além, é claro, de uma intermédia entre elas. 😄

Meu amigo e bonsaista Paulo Ventura, há pouco tempo me cedeu uma muda de uma variedade que emite floração e sementes. Coisa rara e ótima para fazer bonsai. 😉