nickyfury31/03/2010 16:48
NICKYFURY e os desenhistas do bonsai
Elio31/03/2010 17:01
Beleza, Nicky!
Salvei alguns e pretendo ver se consigo uma boa impressão para colocar em quadros.
abraço
nickyfury31/03/2010 17:47
bonsai
Elio, meu chapa, gosto de pesquisar sobre esse assunto na net e vira e mexe encontro alguma coisa que valha a pena. 😄
Só para te fazer inveja: final do ano passado, estive em Juiz de Fora/MG, e descobri num antiquário, misto de sebo, um livro raro: traz desenhos, pinturas e luminuras, em tamanho grande (o livreto tem formato 70cmx25) de pinturas japonesas. Além dos nossos preferidos (bonsai), tem gueixas, samurais, paisagens dentre outros. Coisa fina mesmo. Cada pagina, é claro, irá render alguns quadros, que pretendo emoldurar. Mande seu endereço para mim, via MP, e verei o que posso mandar para voce, ok? inté. 😉
SEKI - Elio Luis Secchi31/03/2010 17:52
Beleza Nicky,
estes desenhos também nos ajudam visualizar parte da evolução do bonsai, sendo que alguns detalhes continuam os mesmos...
Obrigado por compartilhar..
abraço
edson cordeiro31/03/2010 18:01
Nicky,
Excelente trabalho de pesquisa, belíssimos exemplares!
nickyfury31/03/2010 18:10
bonsai
Elio Luis, concordo com voce. No principio do cultivo e desenvolvimento da arte japonesa de bonsai, eles, como nós, tinham certa dificuldade em obter vasos de bonsai, e seguiam usando a ceramica chinesa. Podemos observar isso pela prevalência de vasos inadequados ou mesmo incorretos, quanto ao estilo do cultivo proposto. 🙄
Vasos altos, bojudos, ainda hoje são utilizados pelos cultivadores chineses, para acondiconar suas plantas, que obviamente não seguem os padrões japoneses (escolas clássica e contemporanea), os chamados estilos japoneses. 😲
Nesse sentido, observamos que os desenhos foram dispostos no que podemos antever como o desenvolvimento da arte bonsaistica japonesa, quando passaram os cultivadores a fazer uso de vasos mais adequados aos estilos deles que ao cultivo chines. 🙄
Acho que isso se deve, principalmente, ao fato de que os chineses ensinaram os japoneses a darem o primeiro passo no cultivo, mas esconderam alguns segredos, como a redução das raízes em relação com a massa foliar. Acho que a fase inicial, ainda que apresentasse trabalhos belissimos, ficou um pouco prejudicada em razão desse desconhecimento, o que inibiu a criação de trabalhos mais interessantes, durante determinado período de tempo. 😄
Uma boa mostra da arte antiga chinesa do bonsai, em relação ao tamanho desproporcional dos vasos, sem relação nenhuma com o estilo proposto para a planta, podemos visualizar nas belissimas imagens do filme "O Tigre e o Dragão". Gosto de assistir esse filme principalmente para analisar, detidamente, os bonsai chineses daquela época distante, comparando-os com os trabalhos atuais, dos japoneses é claro. Pois os chineses continuam na mesma linha, com poucas variações.