Fórum — Atelier do Bonsaiarquivo estático

Desfolha de Ligustrum

prumodeq31/03/2010 16:52
Desfolha de Ligustrum
Nas minhas novos testes com substratos mais drenantes quase matei um ligustro por falta de adubação. Começou a cair as folhas e as que ficavam estavam com as bordas queimadas e enrugadas. A princípio pensei que fosse alguma doença, mas com a análise dos sintomas verifiquei que era falta de adubo... Feita a adubação tudo resolvido ele voltou a brotar... e agora está tudo bem, a ravore está ótima e recuperada... Ufa 😄 . Ou seja provoquei uma desfolha forçada...

O problema que as novas brotações foram quase que exclusivamente na ponta dos galhos e as folhas voltaram muito grande, desproporcionais ao tamanho do bonsai.

Assim estou pensando em fazer uma desfolha para reverter isso... o que eu pensquisei por aí recomenda fazer a desfolha no início do verão, após a primeira fase de crescimento da primavera... seria isso mesmo? Pelo fato do ligustrum ser semi-decíduo, eu poderia forçar uma desfolha no inverno?
Elio31/03/2010 16:56
Eu não desfolharia agora, sob pena de vir um clima frio e ele deixar de rebrotar.
Eu faria o seguinte: A medida que o raminho fosse largando pares de folhas; deixaria apenas um par de folha. Isso incentivará uma rebrotação (caso o calor continue) ou, se fizer frio, o ramo não morrerá.

abraço
nickyfury31/03/2010 17:52
bonsai
Aqui no nosso espaço foristico temos que tomar um grande cuidado, observando bem de onde estão postando os demais colegas, sob o risco de repassar informações incorretas. Afinal, nosso país é um imenso continente, com uma grande diversidade climática. O que serve para mim, aqui no cerrado brasiliense, dificilmente irá servir para alguem como o nobre colega Prumo. 😲 😲

Prumo, melhor atender ao que ora sugere o grande bonsaista Elio: ele fala com a voz da experiencia, obtida na prática do cultivo. Com as dicas dele, seu ligustro irá resultar numa bela planta. 😉
SEKI - Elio Luis Secchi31/03/2010 18:05
Prumo, faltou dizer que ligustro é. Se for o sinensis, eu não vejo problema em fazer a desfolha agora.(desfolhei um no fim-de-semana) O ligustro sinensis é muito reistente e brota praticamente em qualquer época. Tem grande quantidade de ligustro próximo do meu sítio, alguns moradores fazem cortes drásticos, rente ao chão, em pleno inverno, e ele brota novamente. Claro, estamos falando de plantas no solo, mas sempre considero ser difícil matar um ligustro. Se as folhas aumentaram devido a adubação, a maneira de controlar isso é mesmo via poda e desfolha.
Mas a opção colocada pelo meu Xará também é ótima. Até pdoeria deixar ele crscer com certa liberdade até o início da primavera e daí sim fazer uma poda para possivelmente melhorar a formação e ao mesmo tempo obter uma brotação mais compacta com maior número de pequenos ramos e consequentemente com folhas menores.
a decisão é sua.

abraço