Fórum — Atelier do Bonsaiarquivo estático

JLT - Técnica para Enxerto de Raízes

Laudir31/03/2010 17:06
JLT - Técnica para Enxerto de Raízes
Esta técnica eu descobri na internet. Portanto não é minha autoria. Estou espalhando a técnica em si. Muito boa por sinal.
fonte: http://www.bonsai4me.com/AdvTech/ATthreadgraftingroots.htm

2000 Coletada

2003 - As raízes surgiram

Envasada. Porém o autor nao gostou do nebari. Esta incompleto.

A raiz desejada para preencher o vazio.

Início do trabalho de enxertia. Com uma furadeira ele abriu o espaço onde colocar as novas raízes.

O local das novas raízes.

Buraco pronto, agora é inserir a nova raiz. Lembrando que o autor deixou somente o tronco da planta (cavaleiro). Galhos e folhas foram totalmente retirados.

A inserção é feita até onde o bonsaísta desejar que a nova raiz esteja.

Raízes novas enterradas.

A planta com o enxertio de raízes. Logo após a aplicação da técnica.

Julho de 2005

Dezembro de 2006

Dezembro de 2006 corta-se o excedente da planta inserida no bonsai.

Outro exemplo de enxertia de raiz com um Acer Campestre
Antes:

Depois:

Esta técnica tem também em meu blog. Basta clicar na imagem da minha assinatura, abaixo.
marco_avelar05/05/2010 06:01
Laudir eu já tinha visto essa matéria, ela é realmente muito boa!!!

É muito perfeccionismo fazer um trabalho desses, coisa de profissional; quem sabe algum dia eu não chego lá 😄 .

Abraço!
Raí11/05/2010 18:40
Muito bom esse trabalho, é um projecto feito mesmo por quem domina a arte Bonsai.

Raí
Sergio Henrique Domingues17/05/2010 00:21
realmente muito bom,

pra ser sincero nunca tive ouvido falar dessa arte, um dia vou ter coragem de tentar fazer em um rsrsrsrs
Diego Santana05/08/2010 09:31
Re: JLT - Técnica para Enxerto de Raízes
Laudir escreveu:
Esta técnica eu descobri na internet. Portanto não é minha autoria. Estou espalhando a técnica em si. Muito boa por sinal.
fonte: http://www.bonsai4me.com/AdvTech/ATthreadgraftingroots.htm

2000 Coletada

2003 - As raízes surgiram

Envasada. Porém o autor nao gostou do nebari. Esta incompleto.

A raiz desejada para preencher o vazio.

Início do trabalho de enxertia. Com uma furadeira ele abriu o espaço onde colocar as novas raízes.

O local das novas raízes.

Buraco pronto, agora é inserir a nova raiz. Lembrando que o autor deixou somente o tronco da planta (cavaleiro). Galhos e folhas foram totalmente retirados.

A inserção é feita até onde o bonsaísta desejar que a nova raiz esteja.

Raízes novas enterradas.

A planta com o enxertio de raízes. Logo após a aplicação da técnica.

Julho de 2005

Dezembro de 2006

Dezembro de 2006 corta-se o excedente da planta inserida no bonsai.

Outro exemplo de enxertia de raiz com um Acer Campestre
Antes:

Depois:

Esta técnica tem também em meu blog. Basta clicar na imagem da minha assinatura, abaixo.
flavio bonsai01/10/2010 12:32
muito bom mesmo
croconow01/10/2010 12:49
caraca !! que coisa de mestre xD

vou tentar fazer , só preciso de uma furadeira 🙁
Tiago R15/01/2011 12:38
Isso da certo em jabuticabeira?

Será? O que acham?
bruno matorizen18/01/2011 22:16
poise
issu da certo em jabuticaberas???
Filipe Henrique18/01/2011 22:43
😲 😲 😲

minhas plantas vão c0onhecer logo logo a furadeira!

hehehee
vou meter buraco em varias!

vlw Laudir por dividir conosco!

bruno matorizen, Tiago R.

eu acredito que sim, mas não posso garantir!

o negocio é tentar..
abraços
Tiago R18/01/2011 22:46
Quantos anos depois de um yamadori é recomendável a fazer isso hein?
nickyfury23/01/2011 16:14
bonsai
Esse tipo de enxertia, em que um tronco e perfurado, chama-se "enxerto por transfixia ou por travessia". Recomendado apenas para algumas espécies, nem todas aceitam bem, lamento informar. 😲

Pode ser realizado com sucesso em ficus e acer, juntamente com o de encostia. Mais informações sobre esses e outros tipos de enxerto, deem uma boa olhada nas informações prestadas pelo bonsaista/forista Geraldo Inocencio, na pagina do Atelier ou no site dele:

http://www.bonsaimorrinhos.com.br
O Guardião21/03/2011 20:43
duvida
Será que funciona em pitanga?
Quero reduzir a altura de uma que tenho e aproveitar a copa que ela já tem formada. Eu poderia fazer uma alporquia mas sei que alporquia é muito dificil em pitanga. Então penseu em inserir algumas raizes no meio do tronco depois que pegar cortar a baixo das raizes e formar duas novas plantas uma com a parte de cima ( copa ) e outra com a parte de baixo ( Toco)
Ricardo L C20/07/2012 18:57
MUITO BOM MSM
Jamerson Pereira10/02/2013 20:55
Vivendo e aprendendo... Que bom que tirei o domingo para aprender mais 😄. Essa técnica é muito interessante, corrigiu perfeitamente o nebari. Vou guardar a ideia para meu futuro Acer rsrs. Abraços,

Jamerson
Antônio Novais Filho24/05/2013 13:40
Amigos, essa técnica funcionaria em uma jabuticabeira?

E quanto aquele enxerto realizado com um furo de lado a lado do caule, feito por uma furadeira, e após isso, atravessar um galho pelo furo para que no futuro ele "pegue"? Funcionaria com uma jabuticabeira também?

Esta é a técnica que me refiro:
http://www.bonsai4me.com/AdvTech/ATthreadgrafting.htm

Agradeceria muito se me ajudassem.

Forte abraço.
Antônio Novais Filho01/06/2013 14:12
...??? 🙁
Sergio Batalini02/06/2013 11:45
Ola Antônio.

Acredito que funcione sim. Mas como bonsai não é uma ciência exata os resultados poder diferir de um cultivador para outro e de uma planta para outra mesmo que da mesma especie. A região , o clima, época do ano a adubação, o trato, agua , sol...Tudo pode influenciar nos resultados.

Mas, como cada especie tem suas peculiaridades, tanbem cada especie vai apresentar um grau de dificuldade diverso de outras. veja que ficus e aceres são de crescimento acelerado, ou seja em 1 ano o enxerto por transfixia já poderá ser finalizado num ficus, talvez em 2 ou 3 anos um galhos transpassado no tronco de um acer já tenha sido "assimilado" pela planta.

Mas em se tratando de jabuticaba, famosa pela lentidão de desenvolvimento o processo deverá ser bem mais lento, mas não impossivel .

Por ser de lenta recuperação poderá ocorrer a infecção no furo, caso não seja muito bem vedado, talvez até a morte da casca na região e por consequência a não fixação do enxerto.

Toda tentativa é valida e o acumulo de experiencia só vem a trazer mais experiencia aos praticantes da nobre arte bonsai.

Tente e nos mostre os resultados .

Boa sorte.
Elio03/06/2013 19:00
Estou fazendo isso num Ligustro ovalifolium. Fazem 8 meses! Até agora tudo certo!

abraço
Antônio Novais Filho04/06/2013 14:11
Bonsérgio, findarei tentando na minha jabuticabeira, mesmo. Ela é alta, mas não estou conseguindo desenvolver uma brotação mais em baixo... não tenho outra alternativa, se não tentar.

Postarei fotos sim.

Elio, fico feliz que esteja dando certo, porque me motiva ainda mais a tentar em minha Jabuticabeira.

Postarei futuramente as fotos.

Obrigado pessoal, forte abraço.
Djalmo04/06/2013 17:16
Em agosto tentari em minha jabu também, se der resultado posto aqui!!!!
Abraço