Fórum — Atelier do Bonsaiarquivo estático

Caliandra Rosa 19 anos - Opiniões e projeções - FOTOS

Ricardo Guarido01/04/2010 09:39
Caliandra Rosa 19 anos - Opiniões e projeções - FOTOS
Olá a todos! Gostaria de opiniões e projeções sobre esta caliandra rosa que estou postando. A foto está em tom sépia, mas assim que possível tiro uma foto colorida pra melhor visualização. Esta planta está comigo a dois anos e segundo o Sr. Luiz Nakamura, da Bonsai House, ela tinha 17 anos quando ele me vendeu.
Laudir01/04/2010 10:13
A primeira coisa q eu faria era coloca-la em uma bacia para poder dar uma bombada na copa... ou entao até mesmo em um escorredor/mamadeira (melhor ainda)

com a copa bem densa daria para estudar melhor ela... mas a principio ela está ótima.
Alexandre S. Coelho01/04/2010 10:23
Oi Ricardo

Fotos maiores podem ajudar melhor nas opniões... 😲

Deve ser um belo exemplar! Por alto, o ápice parece desalinhado com a base 😉

Laudir
Se a questão for somente "dar uma bombada" NA COPA, não é necessáriamente preciso um recipiente maior, e sim adubação forte 😉 Agora se for para engrossar mais rápido o tronco e crescimento da planta, quanto mais espaço melhor 😉
edson060501/04/2010 10:23
Ricardo,
fotos de outros ângulos ajudariam nos palpites. Numa primeira olhada, eu arriscaria dizer o seguinte:

1 - Parece que os dois primeiros galhos estão na mesma altura;

2 - O ápice deve ser reconstruído pois ele "foge" um pouco da linha do tronco;

Abraço.
Edson.
Ricardo Guarido01/04/2010 10:29
Foto colorida - Com caixinha de fósforo para ver tamanho
Olá, segue uma foto colorida dela, com uma caixinha de fósforo no vazo para ter uma real noção do tamanho.

Acham que consigo curvar o ápice dela com aramagem ainda? Quanto aos galhos próximos a base, devo retirar algum? Assim que possível envio fotos de outros ângulos. Já agradeço a todos pela ajuda!

"Até um relógio parado tem razão duas vezes ao dia"

claudionor anacleto01/04/2010 10:59
Re: Foto colorida - Com caixinha de fósforo para ver tamanho
Ricardo Guarido escreveu:
Olá, segue uma foto colorida dela, com uma caixinha de fósforo no vazo para ter uma real noção do tamanho.

Acham que consigo curvar o ápice dela com aramagem ainda? Quanto aos galhos próximos a base, devo retirar algum? Assim que possível envio fotos de outros ângulos. Já agradeço a todos pela ajuda!

concordo com o pessoal que fez as sugestoes acima nao querendo ser identico mas é isso ai tens uma linda planta ,agora é só dar alguns ajustes que foi sugerido.
abraços.
RicardoGV01/04/2010 11:03
Só uma idéia para a correção dos galhos, Edson, Alexandre e LAudir seria um bom caminho para o nosso amigo seguir? ( até rimou 😂 )
Estou certo na forma como se deve ao estilo? Se as podas podem ser mesmo assim?

Abraços, RicardoGV.
edson060501/04/2010 11:33
Ricardo,
acho que a idéia é por aí mesmo. Acho que aquele último galho à esquerda é que deveria ser conduzido como novo ápice. Vamos ver o que dizem os outros colegas. Fotos com mais detalhes vão ajudar bastante.
Abraços.
Edson.
Laudir01/04/2010 11:37
RicardoGV.

Imaginei a mesma coisa.... cortar o último galho q sai do alinhamento da copa e eleger o penultimo como novo ápice
RicardoGV01/04/2010 11:42
Só um detalhe, o Ricardo dono da planta é outro, eu só fiz essa projeção, caso alguem tenha confundido, mas tudo bem...

Parece que a idéia foi boa, que bom...

RicardoGV
Ricardo Guarido01/04/2010 12:54
Caliandra Rosa - Opiniões e projeções
Olá a todos!

Obrigado pela ajuda e pelas dicas!

Vou postar mais fotos dela. Fiz a desfolha e retirada dos arames a mais ou menos vinte dias. Ela já rebrotou com força, mas gostaria de saber qual adubo posso usar neste período para ajudar os brotos a virem com mais vigor. Preciso também descobrir o que utilizo nela, pois tem uma praga que está atacando os botões das flores antes que eles se abram. Fazem um furinho, e lá se alojam.

Fico no aguardo da ajuda de todos!

Laudir01/04/2010 14:30
posso estar falando besteira mas vi alguem mencionar do uso do SBP detetizar as plantas