Fórum — Atelier do Bonsaiarquivo estático

Morangueiro, mini bonsai

12
nickyfury01/04/2010 17:23
Morangueiro, mini bonsai
O vaso é Izumi, com certeza. A planta? Um morangueiro, que produz frutos conhecidos como morango, apesar de que o morango que conhecemos ser na verdade um pseudofruto. O verdadeiro fruto são os "pontos pretos" ao redor do morango, porém, todo o útero do morango se torna carnoso e suculento.

Eis a fera:

Com o surgimento da flor, em seguida vem o penduculo carnoso, identificado erroneamente como sendo o fruto morango:

Bem, espero que apreciem... 🙄
Laudir01/04/2010 18:02
esta sim é uma novidade... um caminho ainda desconhecido.
ricardosantos0701/04/2010 20:12
Muito bonito!!!! Bacana!
joão josé01/04/2010 22:59
Seria considerado um bonsai ou uma planta de acento??
Thiago Giaconi01/04/2010 23:52
Olá nickyfury,

Nunca tinha visto de morangueiro....muito interessante!!!!

Abraço
Illex02/04/2010 03:25
Nicky,

FANTÁSTICO!!!!

Realmente muito bela essa planta, e esse "experimento".

Se me permite a pergunta, gostaria de saber se a planta é de vossa autoria.

Me impressionou bastante o trabalho.

O tempo de vida desta planta em vaso de Bonsai como é? Quanto tempo?

Abraço meu amigo:

Illex
nickyfury02/04/2010 10:20
bonsai
Illex, meu chapa, a planta é de minha autoria, bem como o suiseki ao lado dela. A mesinha, adquiri com a Rejane, num evento passado no Atelier do Dom Mario, e é de origem chinesa. 😄

João José, o morangueiro é, botanicamente classificado, como uma hortaliça da familia das rosaceas, a que pertence, por exemplo, a piracanta. Graças a sua peculariedade de emitir raízes quase à superficie do solo, podemos então ir desbastando as folhas e "levantando" essas raízes, de forma a moldar um "tronco", que foi o que eu fiz. O tronco, então, nada mais é que um novelo das raízes da planta, sustentáculo do verdadeiro tronco, que é diminuto, vez que dele partem os pecíolos das folhas. 😄

Quanto a considerar bonsai ou planta de acento (kusamono ou shitakusa), creio que podemos classificá-lo como acento, vez que é bem mais parecido com uma gramínia (raizes à flor do solo), que se expande de forma rasteira, exceto é claro quando algum maluco resolve fazer isso que eu fiz, né? 😂

Vou fazer o seguinte: tão logo saiam os novos frutos, irei fotografar e complementar esse post com novas fotos, para deleite dos nobres colegas apreciadores de morangos e de novidades como essa, ok? 🙄
zeluiz02/04/2010 11:10
Nickyfury
Mais uma planta bacana da sua coleção, gostei muito.
Parabéns.
joão josé02/04/2010 16:00
Gostei muito, Nick!! Parabéns!!
EZEQUIEL JUNIOR02/04/2010 21:02
NOOOSSA!!!

Uma aula de botânica e de bonsai em um só lugar? Quem diria...

Nem sei colocar o que mais me chamou a atenção... 😲
SEKI - Elio Luis Secchi02/04/2010 21:18
A boa condução da planta, a exposição das raízes, a finalização com a condução das folhas fazendo uma triangulação que ficou muito boa, fazem com que esta planta realmente tenha cara de bonsai, forma de bonsa, jeito de bonsai. Mas apesar de todo este magnífico trabalho, concordo com o próprio Nicky, melhor é considerá-la um kusamono, sob pena de entrarmos no velho embate de ser ou não ser bonsai... Mas o fato de ser um kusamono, que também é uma arte, apenas reforça o valor deste excelente trabalho.
Parabéns.
Abraço
nickyfury03/04/2010 08:53
bonsai
Agradeço os gentis comentários dos nobres colegas, mas devo admitir que a iniciativa de formar um pseudo-bonsai a partir de um morangueiro não partiu de mim, mas de um bonsaista japonês, ou melhor ainda, um bonsaista/ceramista japonês. 🙄

No numero 02/2008 da revista Bonsai Sekai, que coleciono, estava estampada na foto inicial um morangueiro que atraiu minha atenção de imediato e despertou o desejo de tentar reproduzir. Como não dispunha do vaso ali apresentado, tive que usar um Izumi mesmo!!! 😎

Não sei se ficou parecido, penso que a minha ficou ainda melhor, é claro, afinal, apresentei em uma mesita e com um suiseki ao lado. Mas vejam, ao menos para comparar e terem uma opinião melhor:

Apesar do meu morangueiro ter produzido frutos umas quatro ou cinco vezes desde então, atualmente está sem nenhum morango, por isso acho que o da foto talvez ganhe nesse quesito. 🙁
joão josé03/04/2010 14:55
Realmente, Nick, a tua tá bem melhor!!!! Parabéns! Vamos aguardar o moranguinho!
Elio03/04/2010 21:04
Nicky, velho amigo, sou adepto da arte do kusamono, também. Essa do morango me deixou babando. Adivinhe se não irei fazer alguns.
Valeu amigão. Independente de ter o morango ou não, o teu está mais bem estilizado, inclinado, melhor exposição, etc. Sem querer puxar o saco, o teu 'tá melhor!
abraço
nickyfury04/04/2010 10:28
bonsai
Elio, amigo velho, depois desse seu "aval", estou realmente tranquilo. Agradeço as opiniões favoraveis de todos ao meu trabalho, e fico satisfeito que, a partir de agora, possam ter voces tambem o seu pseudo-bonsai de morangueiro. 😄

Imaginem uma "florestinha" de morangueiros, todos produzindo? Não seria show de bola? Bem, o desafio está lançado. Vamos por mão à massa e fazer valer. 😄

O meu próximo bonsai será de maracujá. A flor é excepcionalmente linda, fora o fruto. Pretendo usar uma variedade que produz um fruto bem amarelo e doce, de menor proporção. O estilo, claro, terá que ser kengai. Alguem se habilita? 😄
joão josé04/04/2010 10:50
Grandes desafios!!
CARLOVICH04/04/2010 22:44
mesmo sem pseudo-fruto..o teu ta melhor... e se tentar fazer de maracujá... o teu que vai sair na revista...

Imaginem só...
Alexandre S. Coelho05/04/2010 20:19
Oi Nicky

Muito belo o trabalho e apresentação, parabéns!!!
lubisomem0130/04/2010 13:21
Belissimo trabalho..
Arzivenko30/04/2010 15:44
Nick, gostei muito do trabalho. Estas plantinhas de estimação ficam muito atraentes.. é um modo lúdico de manter uma coleção em casa, ervas medicinais, suculentas, cactos, carnívoras e tantas outras ornamentais...

O que sinto falta nas floriculturas é o acabamento, vemos plantas lindas, mas sempre em potes plásticos pretos... Só o fato de ter um pote de cerâmica já temos um valor (estético e financeiro) agregado muito superior.

Abraços.
Elio30/04/2010 20:06
Eu sou fã de Kusamono. Tenho uns 15 mas, dão trabalho para manter umidade, forma e são de vida efêmera. Mas vale a pena! É gratificante!

abraço
nickyfury30/04/2010 20:32
bonsai
Alexandre, agradeço seu apreço. É sempre prazeiroso sabermos que um trabalho nosso, por mais simples, agrada aos demais. 😄

Arzi, não digo que um vaso seja o complemento ideal, para realçar a planta. Por vezes, até mesmo uma simples pedra, com algumas reentrancias, serve muitissimo bem para destacar ainda mais o que a natureza levou séculos para aperfeiçoar. Veja, por exemplo, esse kusamono, fotografado pelo bonsaista Valdir Hobus:

A planta é nossa conhecidissima AVENCA, encontrada em quase todas as floriculturas, geralmente vendida em vasos plasticos ou nos famosos e proibidos "xaxins". 😄

Esta outra é considerada uma "vilã": invade nossos vasos de bonsai, subtraindo para si o adubo que colocamos no solo para fortalecer nossa planta:

Um vasinho qualquer, um pedaço de madeira pintado de verniz incolor, e temos uma mega apresentação:

Um vasinho abarrotado. Parece bastante com nossa "rosa de pedra", uma suculenta:

Aos amantes do cacto, que não sabem para que serve um vasinho kengai, seja do Izumi ou do Sami, eis a resposta:

Por fim, pedra sobre pedra tambem vale. A pedra base, um seixo de rio, a pedra apoio, um pedaço de granito:

Plantas, nós temos muitas. O que nos falta, às vezes, é imaginação para desdobrarmos possibilidades imensas de mostrá-las fora dos vasos plasticos pretos indefectíveis onde originalmente as descobrimos. 😄
Pethrus Barros04/05/2010 16:26
Parece uma bailarina dançando............
Marcio Vargas19/05/2010 12:11
Amigos

Eu pretendia fazer um com maracujá, havia plantado no inverno passado varias sementes, após germinarem separei 3 de melhor desenvolvimento. Durante a primavera e o verão deixei crescer livre na minha sacada, conduzido por fios... Estavam com mais de 3 metros de comprimento, o outono chegou e as folhas cairam, iria deixar mais uns 2 anos ate engrossar um pouco o tronco. Mas ai vieram minhas duas gatas entediadas e roeram os 3 troncos... Resultado? 3 exemplares perdidos..

Eheheh Esse ano vou denovo..
Marcos Castilho19/05/2010 12:37
Interessante as colocações do Nick. Belos exemplares esses expostos.
12