Fórum — Atelier do Bonsaiarquivo estático

posso fazer estaca de oliveira no outono

Anderson Almeida01/04/2010 22:07
posso fazer estaca de oliveira no outono
olá sou anderson almeida e gostaria se alguém pudesse me ajudar, perto da minha casa tem um pé de oliveira, a dona da casa deu ele pra mim, mas ela vai levantar um muro e logo tem que arrancar a oliveira e nessa oliveira tem muitas estacas grossas e eu não queria perder, justo agora no outono ou no inverno tenho que tirar ela, será que tem possibilidade de eu perder as estacas elas enraizam nesta época ou não. preciso de ajuda urgente.
ricardosantos0701/04/2010 22:30
Re: posso fazer estaca de oliveira no outono
Anderson,

Pelo que vejo, já que vc ganhou a Oliveira, a solução é vc podar, plantar a parte com raiz e colocar as estacas num enraizador (http://ricardosanbonsai.blogspot.com/2010/02/como-usar-enraizadores.html) e depois em areis para tentar o enraizamento! Não tem muito o que fazer! Mesmo que alguém aqui no fórum diga que não enraiza eu tentaria!!!
Elio02/04/2010 15:46
Anderson, não tenho experiência com Oliveiras mas, sobre estaquia, é normal se fazer estacas de ponteiro na primavera/verão e estacas basais (mais grossas, lenhosas), no outono.
Assim, eu tentaria, com certeza.

abraço
Anderson Almeida02/04/2010 16:03
agradeço o Ricardo e o Elio
muito obrigado pelas explicações só pra lembrar as estacas que falo é da grossura de uma garrafa de vidro será que enraizam.
Elio02/04/2010 16:38
Com essa bitola, creio que fica bastante difícil............