Fórum — Atelier do Bonsaiarquivo estático

Azaléia

12
carlos claro02/05/2011 01:37
perfeito planta e vaso tenho duas aqui q ganhei foi retirada de uma igreja muito velha e grosa mostrei a foto da sua pra ela da uma olhada e falei quando vc crescer tem q ficar igual a ela rsrsrsrkkkk sua planta e um sonho parabens. abraço
Ricardo Paiva02/05/2011 08:25
Afonso: parte errada do forum, deve estar no Centro de Exposição.
Maravilhosa azaléia. Parabéns!!!!
hraphi02/05/2011 09:01
Linda, linda. Aproveitando o tópico. Qual a melhor época para desfolhar a azalea?
carlos claro02/05/2011 10:24
afonso como vc ramificou essa azaleia vc tira so as primeiras folhas pq elas sao bem complicadas de ramificar a epoca da desfolha. qual os cuidados q vc tem com ela. desculpa querer saber muito sobre e q estou com duas q gostaria de trabalhar toda ajuda e bem vinda abraço.
Jair Flores02/05/2011 11:25
Afonso,
Parabens, muito linda mesmo.Imaginen quando estiver florida.
Um abraço!
caiomalk02/05/2011 11:35
😲

Parabéns é pouco pra essa linda Azaleia, companhei o tópico todo, execelente trabalho Afonso, está deslumbrante !!!

Quero muito ver as fotos das primeiras flores, vai ser um espetáculo!!!

Abraço
Ricardo Guarido02/05/2011 13:02
MARAVILHOSA!!!

Pelo amor de Deus, não deixe de atualizar com fotos da floração!!!

Parabéns!!! Parabéns!!! Parabéns!!!

Do amigo Ricardo.
SEKI - Elio Luis Secchi02/05/2011 15:09
Que bela planta meu amigo Afonso!
Eu havia visto este tópico no ano passado, mas a evolução foi muito boa mesmo.
Parabéns pelo trabalho. Agora é fazer florir... Acredito que seguindo as instruções de adubação do Niky terás aí uma boa floração.
Vamos ficar torcendo, a primavera vem aí...
Mas eu queria chamar a atenção dos apressados em fazer bonsai que apesar da postagem do amigo Afonso ter sido feita o ano passado, a primeira foto da planta é de 2004!!! Ou seja: ali se vão nada menos do que 7 anos de trabalho!!!
E tem gente que acha que vai pegar um galhinho e em 2-3 anos terá um bonsai. Não dá, é claro.
Só para recordar, que bonsai além da técnica, dos tratos em todos os sentidos, tem um aspecto no qual quase nada podemos fazer: o tempo. A passagem dos anos...
abraço
Elio02/05/2011 18:16
Hehehehehehe...................pois é, meu xará. Não inventaram nada ainda para apressar o tempo. Aliás, na minha idade, eu nem quero.!!!!!

abraço
BLACKNEEDLES02/05/2011 20:23
Re: Azaléia
afonso

sem palavras o trabalho foi muito bem executado ,vemos a dedicaçao com a planta logo quando olhamos pra ela parabens meu amigo...show
edson060502/05/2011 20:25
Afonso,
parabéns!! Bela planta!!

Edson.
afonso Fengler03/05/2011 12:05
Olá, desculpe a demora do retorno.

Oamit, muito obrigado por postar as fotos;

Elio, Isailton, Mcfonald, Junior, Pmaia e Leão muito obrigado.

Carlos, claro que consegue é só ter paciência e cuidado.

Ricardo, capaz ta no lugar certo, faltam uns ajustes. E a tua deve estar linda?

Hraphi aqui no sul é a última espécie que eu trabalho (novembro, dezembro) depois da floração.

Carlos eu faço a desfolha total (novembro ou dezembro) depois as seguintes vou podando a ponta dos ramos para que as folhas não cresçam muito e desfolha parcial.

Jair e Caio, quanto as flores, essas vão esperar mais um pouco, esse ano provavelmente não a deixarei florescer, talvez pro ano que vem.

E daí amigo Elio L. Secchi, vou ver se consigo esse adubo que o Niky indicou, pois tenho outras que poderão florir. Mas quanto a floração ela vai exigir demais da planta e acabar enfraquecendo a mesma e como ela vem de podas de refinamento e outra vai ser feita esse ano.
E o encontro em Caxias foi legal? Sinto em não poder ter ido.

Olá Elio (Curitiba) e tomara que não inventam nada pra apressar o tempo. E daí pronto para o bonsai 2011? Fiz minha inscrição ontem, meio atrasado mas fiz. Vai ser muita gente que entende de bonsai e não da pra perder para aprender mais um pouco.

Blackmeedler muito obrigado

Edson, vamos ver se esse ano vou com mais tempo pra Umuarama e quem sabe a gente conversa, ano passado fui mas com pouco tempo.

Pessoal, mas podem dar as opiniões pra melhorar, pois nesse forum tem muita gente que entende.

Um abraço
Afonso
Elio03/05/2011 14:44
Afonso, no bonsai 2011 vamos conversar. Preciso de algumas aulas sobre azaléia.

abraço
afonso Fengler03/05/2011 15:38
Olá Elio, vamos conversar e eu quero aulas sobre pinheiro negro, que eu sei que você entende.

Um abraço
Afonso
fabricio ribeiro05/05/2011 00:33
😮 😮 😮 😮 ... LINDONA CARA, PARABÉNS PELO ENCAMINHAMENTO DA PEQUENA MAIS QUE NOTAVEL!!!
ABRAÇO...
flavio bonsai05/05/2011 10:42
olha esta muito bonita sua azaléia , com certeza melhorou 100% da primeira foto .
parabens.
Renato Rodrigues Roehrs05/05/2011 11:15
Sem palavras!

Abraços.
Renan Leite Gaigher11/08/2011 21:09
Caraca qe azaleia linda!!!!
gostaria da ajuda de vocês em relação a azaleia, tenho algumas aki (mudas) e queria saber como faço para aumentar a ramificação dela, pq os galhos que nascem ficam muito compridos e com folhas só no ápice deles... o que posso fazer para sanar isso? E deixar a copa mais densa como a do amigo, falo com mais ramificações e mais folhas em um único ramo 😄
Abraços galera
Ricardo Paiva12/08/2011 00:35
Renan, a resposta aos seus questionamentos está neste mesmo post.
Veja as fotos desde o início do post e verá que o Afonso tinha uma planta com as mesmas características que você coloca (galhos longos, brotações só nas pontas ...), ele fez uma poda drástica e a partir dai forçou a ramificação com podas sucessivas.
A azaléia brota muito fácil por todo o tronco e galhos quando podada, mesmo na madeira velha.
Veja outro exemplo desta minha azaléia:

Aqui já brotando da poda drástica:

Foto do ano passado, agora ela está inclusive em floração:

Veja outras fotos, inclusive da ramificação, no meu blog:
http://ricardopaiva.wordpress.com/meus-bonsai-2/azaleia_1/
12