Fórum — Atelier do Bonsaiarquivo estático

Calliandra quebra-cabeça

joão josé03/04/2010 14:03
Calliandra quebra-cabeça
Esta tem um perfil para cascata, ou um tronco múltiplo. Mas ainda tenho dúvidas!! Preciso de alguma sugestão, já pensei em algumas possibilidades, mas antes que me arrependa...

Markus Von Kossel03/04/2010 17:57
Projeção tosca!

Essa realmente achei dificil de pensar em alguma coisa!
Mas eu pensei em fazer jins com os galhos da direita e aproveitar os da esquerda pra fazer um fukinagashi!
qq tu achas?

os triangulos representam os Jins

joão josé03/04/2010 18:02
Vou fazer um caderninho com as ideias. Esta acho que vai render dor de cabeça! Queria aproveitar o máximo de galhos, mesmo fugindo das regras! A sua está anotada, Markus!
Cláudio José Teixeira03/04/2010 18:14
João,

Na minha opinião eu escolheria o galho principal e faria dele o caule. Ele possui algum movimento e devidamente posicionado pode ser um bom começo para um moyogi. teriamos que ver como estão as raízes logo abaixo do torrão, normalmente aparecem boas surpresas.

Abraços,

Cláudio.
omarcb03/04/2010 18:21
Na minha opinião vc deveria fazer uma curvatura melhor com esse galho q está para baixo, e fazer msm um kengai com ele. O galho principal eu faria uma aporquia para um novo bonsai. Exatamente como eu fiz com uma caliandra q tenho aki. Ficou bem bacana.
[]s
joão josé03/04/2010 18:25
Olá, Cláudio, tudo bem? Amanhã, se a chuva permitir, vou explorar o nebari e ver se dá outra luz! Uma das ideias seria algo parecido:
joão josé03/04/2010 18:28
Omar, esta é uma boa ideia. Imaginei ela com o kengai e fazer um moyogi a partir do toco restante da poda dos outros galhos! Oh, dúvidas!!!
Cláudio José Teixeira03/04/2010 19:39
João,

Seguir a idéia dessa foto também é um caminho, tenho estado numa fase moyogi, parece que só consigo me interessar por este estilo no momento... Este modelo que você mostrou é bem mais próximo do que vemos com caliandras na natureza. De qualquer forma o estado das raízes por baixo do torrão será fundamental para o início do trabalho.

Boa sorte,

Cláudio.
Markus Von Kossel03/04/2010 19:43
Eu havia imaginado um moyoji, mas "projetei" o fukinagashi pra dar nais uma opção!

OU

parecida com essa minha talvez
http://www.atelierdobonsai.com.br/forum/viewtopic.php?t=12512&postdays=0&postorder=asc&highlight=caliandra&start=15
Elio03/04/2010 21:12
Seria bom se pudéssemos ver bem o nebari. Dê uma boa escavada e bota foto do nebari. Pode dar boas indicações.
abraço
joão josé03/04/2010 21:14
Em último caso uma poda radical sempre é uma saída, mas definitiva! Vamos explorar todos os recursos desta peça "exótica", pra não dizer "feia" ou "maluca", rs! Faça chuva, ou faça sol, amanhã exponho o nebari!
Matheus 3103/04/2010 22:08
Pensei em Moyogi ou tronco duplo, mas vc ja desenterrou o nebari?
joão josé03/04/2010 22:13
Amanhã, Matheus!
Fred Rodriguez03/04/2010 23:44
João isso que chamo de desafio sugiro um estilo anarquico,eu já liberaria a tração e ia tentar levantar. e partir para algo parecido com a foto que postou a do vaso preto ,nada de radical ta com uma planta que tem muito a nos ensinar aproveita a chuva e analisa exautivamente antes de qualquer de manobra tens até a primavera para analizar falo por experiencia propria tinha uma caliandra com td para virar uma bela arvore mas por ansiedade e tentando impor regras perdi o potencial da planta então meu amigo CALMA e observação
nos mantenha atualizados essa planta vai nos ensinar muito
boa sorte
abs
joão josé04/04/2010 00:00
Na verdade a tração foi para efeito das fotos iniciais, para dar mais visão aos amigos. Vou soltá-la para analisarem melhor. O galho, em si, está horizontalizado! Mas fique tranquilo, pois estou CALMINHO, rs!
joão josé04/04/2010 12:00
Que CALMINHO nada!! Tive um sonho... mãos a obra...

Descobrindo o nebari:

Soltando as amarras

A dificuldade maior era este galho horizontalizado... portanto usaremos a velha técnica da incisão em "V" nas "axilas" do galho:

E...

Acho que vou fazer a mesma técnica nos galhos abaixo para aproximar os troncos à base. Ainda resta estilizá-la, assim que os ramos voltarem e fazer as proporçoes de altura dos troncos para a famosa triangulação.
Sugestões? Ou fiz "bestagem"? Lembrem-se que ainda me resta a técnica do serrote, rs!!
Alexandre S. Coelho04/04/2010 15:20
João

Sempre digo: Olhem o nebari!!! 😉 😂
Geralmente tem algo promissor escondido na terra...
Esta vai poder ser bem parecida com o bonsai da foto 💡
Fred Rodriguez04/04/2010 15:40
João mandou bem!!!!!!!!
agora e TM na menina e em breve terás a ARVORE!!!
Visualiza DENSA E FLORIDA!!!!
em uma bandeija oval
Parabens o SURTO foi positivors rsrsrsrs
não esqueçe de compartilhar vlw
ABS
joão josé04/04/2010 15:57
Alexandre, Fred, obrigado! Que o tempo e a natureza nos brinde com o sucesso da empreitada!
CARLOVICH04/04/2010 18:37
JOÃO, BOA NOITE.

A caliandra é uma árvore meio que de outro planeta! Tem mania de querer ser um polvo!!! Sempre temos dúvidas quando vemos os exemplares nas lojas... e a pergunta vem sempre do tipo..."Será que vou conseguir dar um jeito com estes galhos maiores?" ou "Puxa se tivesse nascido só aqueles dois...!!!" ..e poa ai vai....

Mas acho que o que fez foi na direção certa! o modelo da foto com galhos múltiplos é um belo exemplar a ser seguido... só acho que o galho maior que você ainda deixou está muito grosso no que se refere a projeção futura proporcianal. Digo isto imaginando uma altura menor co outros galhos fechando o triângulo virtual. Talvez diminuiria um pouco sua altura para novos brotos... Sugestão apenas de iniciante que expia por entre as grades dos viveiros virtuais dos mestres daqui....

Um grande abraço... e parabéns....
joão josé04/04/2010 18:51
Carlovich, você diz o galho central, o mais grosso? Mas a diferença tem que haver, não ficaria natural se fossem todos do mesmo diametro. Ou entendi errado sua colocação?
CARLOVICH04/04/2010 19:54
Vo tentar explicar melhor... a opnião é em relação ao comprimento do galho mais grosso... acho que ele deveria ser mais curto... para que os brotos sejam mais abaixo... acredito que a estética final com os galhos abrindo ficará melhor...

um abraço...