Calliandra quebra-cabeça
joão josé03/04/2010 14:03
Calliandra quebra-cabeça
Markus Von Kossel03/04/2010 17:57
Projeção tosca!
Essa realmente achei dificil de pensar em alguma coisa!
Mas eu pensei em fazer jins com os galhos da direita e aproveitar os da esquerda pra fazer um fukinagashi!
qq tu achas?
os triangulos representam os Jins

joão josé03/04/2010 18:02
Vou fazer um caderninho com as ideias. Esta acho que vai render dor de cabeça! Queria aproveitar o máximo de galhos, mesmo fugindo das regras! A sua está anotada, Markus!
Cláudio José Teixeira03/04/2010 18:14
João,
Na minha opinião eu escolheria o galho principal e faria dele o caule. Ele possui algum movimento e devidamente posicionado pode ser um bom começo para um moyogi. teriamos que ver como estão as raízes logo abaixo do torrão, normalmente aparecem boas surpresas.
Abraços,
Cláudio.
omarcb03/04/2010 18:21
Na minha opinião vc deveria fazer uma curvatura melhor com esse galho q está para baixo, e fazer msm um kengai com ele. O galho principal eu faria uma aporquia para um novo bonsai. Exatamente como eu fiz com uma caliandra q tenho aki. Ficou bem bacana.
[]s
joão josé03/04/2010 18:25
Olá, Cláudio, tudo bem? Amanhã, se a chuva permitir, vou explorar o nebari e ver se dá outra luz! Uma das ideias seria algo parecido:

joão josé03/04/2010 18:28
Omar, esta é uma boa ideia. Imaginei ela com o kengai e fazer um moyogi a partir do toco restante da poda dos outros galhos! Oh, dúvidas!!!
Cláudio José Teixeira03/04/2010 19:39
João,
Seguir a idéia dessa foto também é um caminho, tenho estado numa fase moyogi, parece que só consigo me interessar por este estilo no momento... Este modelo que você mostrou é bem mais próximo do que vemos com caliandras na natureza. De qualquer forma o estado das raízes por baixo do torrão será fundamental para o início do trabalho.
Boa sorte,
Cláudio.
Markus Von Kossel03/04/2010 19:43
Elio03/04/2010 21:12
Seria bom se pudéssemos ver bem o nebari. Dê uma boa escavada e bota foto do nebari. Pode dar boas indicações.
abraço
joão josé03/04/2010 21:14
Em último caso uma poda radical sempre é uma saída, mas definitiva! Vamos explorar todos os recursos desta peça "exótica", pra não dizer "feia" ou "maluca", rs! Faça chuva, ou faça sol, amanhã exponho o nebari!
Matheus 3103/04/2010 22:08
Pensei em Moyogi ou tronco duplo, mas vc ja desenterrou o nebari?
joão josé03/04/2010 22:13
Amanhã, Matheus!
Fred Rodriguez03/04/2010 23:44
João isso que chamo de desafio sugiro um estilo anarquico,eu já liberaria a tração e ia tentar levantar. e partir para algo parecido com a foto que postou a do vaso preto ,nada de radical ta com uma planta que tem muito a nos ensinar aproveita a chuva e analisa exautivamente antes de qualquer de manobra tens até a primavera para analizar falo por experiencia propria tinha uma caliandra com td para virar uma bela arvore mas por ansiedade e tentando impor regras perdi o potencial da planta então meu amigo CALMA e observação
nos mantenha atualizados essa planta vai nos ensinar muito
boa sorte
abs
joão josé04/04/2010 00:00
Na verdade a tração foi para efeito das fotos iniciais, para dar mais visão aos amigos. Vou soltá-la para analisarem melhor. O galho, em si, está horizontalizado! Mas fique tranquilo, pois estou CALMINHO, rs!
joão josé04/04/2010 12:00
Que CALMINHO nada!! Tive um sonho... mãos a obra...
Descobrindo o nebari:
Soltando as amarras
A dificuldade maior era este galho horizontalizado... portanto usaremos a velha técnica da incisão em "V" nas "axilas" do galho:
E...
Acho que vou fazer a mesma técnica nos galhos abaixo para aproximar os troncos à base. Ainda resta estilizá-la, assim que os ramos voltarem e fazer as proporçoes de altura dos troncos para a famosa triangulação.
Sugestões? Ou fiz "bestagem"? Lembrem-se que ainda me resta a técnica do serrote, rs!!
Alexandre S. Coelho04/04/2010 15:20
João
Sempre digo: Olhem o nebari!!! 😉 😂
Geralmente tem algo promissor escondido na terra...
Esta vai poder ser bem parecida com o bonsai da foto 💡
Fred Rodriguez04/04/2010 15:40
João mandou bem!!!!!!!!
agora e TM na menina e em breve terás a ARVORE!!!
Visualiza DENSA E FLORIDA!!!!
em uma bandeija oval
Parabens o SURTO foi positivors rsrsrsrs
não esqueçe de compartilhar vlw
ABS
joão josé04/04/2010 15:57
Alexandre, Fred, obrigado! Que o tempo e a natureza nos brinde com o sucesso da empreitada!
CARLOVICH04/04/2010 18:37
JOÃO, BOA NOITE.
A caliandra é uma árvore meio que de outro planeta! Tem mania de querer ser um polvo!!! Sempre temos dúvidas quando vemos os exemplares nas lojas... e a pergunta vem sempre do tipo..."Será que vou conseguir dar um jeito com estes galhos maiores?" ou "Puxa se tivesse nascido só aqueles dois...!!!" ..e poa ai vai....
Mas acho que o que fez foi na direção certa! o modelo da foto com galhos múltiplos é um belo exemplar a ser seguido... só acho que o galho maior que você ainda deixou está muito grosso no que se refere a projeção futura proporcianal. Digo isto imaginando uma altura menor co outros galhos fechando o triângulo virtual. Talvez diminuiria um pouco sua altura para novos brotos... Sugestão apenas de iniciante que expia por entre as grades dos viveiros virtuais dos mestres daqui....
Um grande abraço... e parabéns....
joão josé04/04/2010 18:51
Carlovich, você diz o galho central, o mais grosso? Mas a diferença tem que haver, não ficaria natural se fossem todos do mesmo diametro. Ou entendi errado sua colocação?
CARLOVICH04/04/2010 19:54
Vo tentar explicar melhor... a opnião é em relação ao comprimento do galho mais grosso... acho que ele deveria ser mais curto... para que os brotos sejam mais abaixo... acredito que a estética final com os galhos abrindo ficará melhor...
um abraço...