Lantana camara
joão josé03/04/2010 14:13
Lantana camara
Não é muito linda, mas um dia quem sabe...

LEAO03/04/2010 15:47
Que plantinha bonitinha.
zeluiz03/04/2010 16:52
Modéstia sua, Eu achei muito linda.
Parabéns
claudionor anacleto04/04/2010 00:56
muito bonita
esta planta apresenta uma aparencia gostosa de se apreciar.muito bom!
joão josé04/04/2010 09:22
Obrigado, pessoal!! Ela é de difícil estilização, quebradiça, porém quando floresce tudo é recompensado!
Angela Fernandes04/04/2010 10:43
João José !
Já tive vários exemplares desta planta, dei todas porque não é fácil cultivá-las e muito menos trabalhar como bonsai.
Pelo menos eu acho isso.
joão josé04/04/2010 10:48
Concordo com você, Angela! Esta estava planta em meu jardim, fiz a experiencia, mas não recomendo, rs! Só não me desvencilho por teimosia, quem sabe um dia ela se transforma em algo bom!
Angela Fernandes04/04/2010 10:51
Legal você estar aqui agora !!!!
É não vale a pena se desfazer....
Continue tratando bem dela para lhe agradar com suas belas flores.
edson060505/04/2010 10:51
Olá João,
bela planta você tem aí; como os amigos já disseram, apesar das dificuldades de cultivo, as flores são sempre um charme a mais. Eu retiraria aquele primeiro broto e modelaria assim:
Abraço.
Edson.

joão josé05/04/2010 10:58
Bem interessante esta tua visão, Edson! Vou guardar esta no caderninho, e ver se, na prática, ela se encaixa na projeção! Obrigado!!!
LEAO05/04/2010 12:41
Gostei da projeção do Edson.
Rodrigo Tavares06/04/2010 20:08
Tenho duas mudinhas de lantana, acho suas flores lindas. Espero que cheguem um dia a este nível...
joão josé06/04/2010 21:33
Rodrigo, se possível, plante-as no chão. Em um ano ela fica neste calibre, e é facílima de retirá-la do chão depois. Em vaso raso ela estaciona!
Rodrigo Tavares07/04/2010 09:36
Olá João;
Não tenho chão disponível para plantá-las, mas vou arrumar um vaso bem grande para engrossá-las.
Obrigado pela dica! 😄
Elio07/04/2010 12:00
Olá João José!
Tenho uma também e estou lutando com ela fazem 3 anos. O cultivo é fácil, o difícil é estilizá-la, né? Os galhos, se não aramar ainda verdinhos, quebram todos.
Outro detalhe é que os pendúnculos das flores crescem muito aí as flores ficam altas.
Minha tentativa:
2007
2008
2009

Rodrigo Tavares07/04/2010 12:38
Ela é linda Elio!!!!
Florida então nem se fala...
Acho que o maior problema deve ser os entrenós muito longos...
joão josé07/04/2010 16:39
Gostei dela demais, Elio!!
joão josé06/10/2010 23:15
Alexandre S. Coelho07/10/2010 00:28
Oi João
Se realmente aramar para movimentar os galhos vai ficar muito bela!!!
Cuidado que os galhos são quebradiços 🙁 😉
Nikkei 10007/10/2010 08:25
Bela planta João. Já tive vontade várias vezes de fazer um yamadori desta planta, pois ela floresce praticamente o ano todo. Estes galhos verdes serão aramados? ou pensa em poda-los depois da floração do galho?
Marcos Jose Hereck07/10/2010 09:39
Pessoal alguem saberia me dizer se essa plantinha tem uma variedade que tem as flores bem amarelas?
att.
Marcos Hereck
joão josé07/10/2010 10:55
Pessoal a ideia e aramá-la enquanto verde, pois depois fica difícil. A espécie na natureza tem flores amarelo-alaranjadas, mesmo. Esta é uma espécie comercial. Em floras vocês encontram desde o vermelho até a branca, e suas variações.
nickyfury08/10/2010 20:12
bonsai
Eu sou um grande apreciador dessa espécie. Por isso, cultivo algumas com variedades diversas nas flores (amarelas, brancas e multicoloridas). Tenho mini bonsai, shohin e bonsai médio. Apesar da dificuldade, vai se tentando algo no sentido de melhorar a aparencia. O ideal é fazer como fazem os japoneses: em se tratando de frutiferas ou floriferas, eles não estão nem aí para a formatação estrutural aerea, que tanto nos preocupa.... rss 😂 😂 😂
A dica para a aramação funcionar, sem quebrar o galho, é a mesma para azalea: deixar a planta sem regar por uns dois dias, depois, umedecer o galho no ponto de maior conversão, com um pano molhado, sem deixar a agua do pano escorrer para o solo (forre o solo com um plastico). Assim, apenas o ponto molhado com o pano ficará flexivel, sem quebrar. O arame deve ser colocado com calma e lentamente. As voltas não devem ficar muito apertadas e as curvas a serem efetuadas deverão ser de forma gradativa, isto é, nada de tentar chegar ao objetivo logo na primeira. Arame, faça uma aproximação do movimento pretendido. Deixe a planta descansar uns dois meses, volte a forçar, sempre nesse ritmo, até chegar onde inicialmente se pretendia. 😉
Isso tanto vale para galhos finos ou grossos, bem como para troncos não tão grossos. É o procedimento padrão para azalea e rododendros. Funciona lá, funciona cá. Paciência, chave do sucesso do bonsaista teimoso. 😂 😂 😂
João José, parabens pela planta: tem um ótimo tronco e está bem encaminhada. 😄
Elio, meu chapa, cada vez mostrando um pouquinho mais dos seus tesouros, hein? parabens, lindo bonsai.
joão josé08/10/2010 23:04
Muitos ainda olham torto para a espécie, dizendo que tem pouca longevidade, portanto não adequada a arte. Se for verdade, parafraseando o poeta, "Que seja eterna enquanto dure!" A beleza dela na floração compensa o esforço! Obrigado a todos pelas dicas e elogios.
nickyfury09/10/2010 07:25
bonsai
João José, a rapaziada que apregoa a tal "longevidade" geralmente faz comparações entre nossas nativas e as nativas japonesas, particularmente pinheiros e shimpaku (este último, aliás, é chines), que sabidamente existem alguns bonsai de aproximadamente mil anos de idade ou próximo disso, devidamente registrados, é claro. 😲 😲
Como nosso país não tem registro tão antigo quanto, fica realmente dificil fazer tal comparação. É claro que, até onde sei, ainda não foi feito nenhum levantamento sobre a quanto, em termos de idade humana, chegam a idade das nossas nativas mais conhecidas e divulgadas lá fora: pitangueira, jabuticabeira e pitecolobium tortum. Algumas arvores dessas espécies foram catalogadas como tendo algo em torno de até 200 anos, mas nada mais que isso, infelizmente. 🙁 🙁
Mas sabemos que uma nativa, devidamente cultivada, visando a formação dela em um bonsai, pode, graças ao tratamento que recebe, excepcionalmente meticuloso, cuidadoso e zeloso por parte de um cultivador experiente, chegar facilmente ao dobro dessa idade acima propalada (200+200=400 anos). Afinal, a planta bonsai recebe nutrientes, rega e cuidados tais que na natureza ou cultivada em pomares, dificilmente receberia. 😄
Assim, me posto a seu lado na premissa de que, cultivada como bonsai, uma lantana pode sim chegar a ser um bonsai longevo. Nenhum de nós, certamente, irá viver tanto quanto ela, aliás. Nem os puristas conservadores, defensores dos bonsai clássicos japoneses (ou chineses). O que é um pena, realmente, pois eu gostaria muito de, daqui a uns mil anos, poder estar admirando sua planta e mostrar a todos eles (que como nós ao pó retornarão) que eles estão errados e nós é que estamos certos. 😄
Bonsai é algo intangível, que pode ou não viver mil anos, dependendo é claro da espécie. Mas o mesmo ocorre no mundo animal e nem por isso ficamos tristes ou desistimos de continuar tentando. O importante, a meu ver, é fazer bem e procurar fazer cada vez melhor. Afinal, se nos próximos trinta ou quarenta anos pudermos continuar cultivando nossos bonsai, eles terão vivido "eternamente" conosco e serão um testemunho vivo de nossa capacidade de suplantar o tempo. 😄
Voltando à lantana, conheço uma senhora que tem uma grandona, plantada no jardim em sua fazenda. Ela me disse que fora plantada por sua bisavó, falecida há mais de trinta anos, quando esta era adolescente ainda (a bisavó, não ela, rss). Vai daí, essa senhora, que tem atualmente 52 anos (parecem mais, mas sabe como é dificil contestar idade em uma mulher, né?), dá para avaliar a lantana com mais de 100 anos. É um bocado de tempo para uma lantana, não é mesmo? Se fosse um bonsai, acredito que viveria ainda mais, mas apesar desses meus bons e válidos argumentos, essa senhora não cede a planta por nada.... rss 😂 😂