Fórum — Atelier do Bonsaiarquivo estático

Galho Quebrado

alefrangel04/04/2010 23:01
Galho Quebrado
Por favor, sou principiante na arte e tenho um bonsai Ligustrium de 23 anos que comprei há 5 meses.
Semana passada a empregada deixou o meu bonsai cair e quebrou um dos galhos primários. Como sempre ela não falou nada e só fui descobrir no dia seguinte. E pra piorar ela jogou o galho no lixo! Nossa, meu coração está doendo até agora!
Existe algum procedimento específico para este caso?
Quanto tempo vai demorar para ele crescer de novo e formar novas folhas?
Desde já agradeço.
Vhalveruth05/04/2010 10:49
Bom dia...

Esta é um má noticia, eesta semana alguem quebrou 1 galho da minha amora....

Agora é esperar um brotação para suprir o galho q quebrou. lipe bem a area do galho para que tenha uma cicatrização boa.

td depende da vontade da sua arvore brotar neste ponto. ou de um enxeerto....

pesquise bem como a especie se comporta se tem alguma tecnica q faz brotar mais rapido....

:um exemplo na serissa... é a parte q vc deixa virada pro sol é a que mais brota.

Então pesquisa e pergunte pros colegas todas suas duvidas

abraços
Renato Rodrigues Roehrs05/04/2010 10:59
Posta umas fotos pra gente de vários ângulos.
Tu tens o antes e o depois?

Abraços.
alefrangel05/04/2010 11:18
Renato Rodrigues Roehrs escreveu:
Posta umas fotos pra gente de vários ângulos.
Tu tens o antes e o depois?

Abraços.

Tirei a foto dela, mas não entendi como colocá-la no site. Poderia me explicar?
edson060505/04/2010 21:47
Olá,
eu uso o Imageshack, é rápido, gratuito e se for enviar uma foto por vez não precisa de cadastro:

Quando você carregar, abrirá uma nova página:

Abraço.
Edson.

alefrangel06/04/2010 09:12
Aqui está a foto do bonsai que teve o galho quebrado.
Laudir06/04/2010 09:35
Tira uma foto do bonsai por inteiro e de vários angulos, superior tb.
alefrangel06/04/2010 11:02
Seguem outras fotos do bonsai conforme solicitado, bem como dele antes do galho quebrar.

DigoF306/04/2010 13:50
ola, se nota que a saude desta planta não esta muito boa, como esta a insolação, rega, adubação? retire as folhas secas.
Agora no oltono o crescimento da planta é bem lento, na primavera em um mes o galo já esta formado novamente.

boa sorte...
t+
alefrangel06/04/2010 14:15
Rodrigo Sandi escreveu:
ola, se nota que a saude desta planta não esta muito boa, como esta a insolação, rega, adubação? retire as folhas secas.
Agora no oltono o crescimento da planta é bem lento, na primavera em um mes o galo já esta formado novamente.

boa sorte...
t+

Ela ficava ao sol por volta de somente uma hora ao dia, tendo em vista que onde eu moro é muito quente e tinha medo de queimar as folhas. A rega era feita uma vez ao dia. A adubação ainda não fiz, pois adquiri este bonsai no final de outubro de 2009 e a loja foi quem fez.
Desde semana passada, notando que realmente a saúde dela não estava bem, passai a aguá-la duas vezes/dia e a deixar ao sol umas 4 horas. O que acham?
Já ouvi dizer que quando ela está debilitada não é bom adubá-la, não é mesmo?
DigoF307/04/2010 13:09
ola, sem duvidas não devemos adubar quando a planta esta doente.
acredito que o problema esteja na rega em exesso vc só deve regar quando o substrato estiver completamente seco 😉. Quanto mais sol mais água e vise versa digo isto porque com mais sol o substrato secara rapidamente.

Boa sorte...
t+
alefrangel07/04/2010 14:54
Rodrigo Sandi escreveu:
ola, sem duvidas não devemos adubar quando a planta esta doente.
acredito que o problema esteja na rega em exesso vc só deve regar quando o substrato estiver completamente seco 😉. Quanto mais sol mais água e vise versa digo isto porque com mais sol o substrato secara rapidamente.

Boa sorte...
t+

Eu estava regando duas vezes ao dia, mantendo a terra sempre úmida e com poucas horas sob o sol. Acho que estava fazendo besteira, né?
Vou começar a regar somente quando a terra estiver quase seca.
Obrigado pela dica.
Paulo César Morais11/04/2010 00:09
seu ligustro está meio judiado. vc tem informações de quanto tempo ele está nesse vaso?
talvez ele precise de novo substrato, e também precisando de poda de raízes. observe tudo que foi sugerido antes, tempo no sol, rega, adubação e necessidade de transplante.

a melhor época de transplantar é no começo da primavera.
alefrangel12/04/2010 08:34
Paulo César Morais escreveu:
seu ligustro está meio judiado. vc tem informações de quanto tempo ele está nesse vaso?
talvez ele precise de novo substrato, e também precisando de poda de raízes. observe tudo que foi sugerido antes, tempo no sol, rega, adubação e necessidade de transplante.

a melhor época de transplantar é no começo da primavera.

Segundo informações da loja onde comprei a transplantação só será em 2012. O bonsai estava bem até dois meses atrás, mas acabei de mudar para um novo apartamento e acho que o lugar onde ele estava não pegava sol direito. Vamos ver como ficará daqui pra frente no novo local que ele está pegando sol diretamente nas folhas de 08hs às 11hs e 14hs às 17hs.