Paulo Henrique de S. Garc05/04/2010 15:22
alporqu em acer Kaete e serissa
Olá a todos do fórum,
esse feriado estive em São Paulo e como não poderia deixar de ser, dei uma passada na CEAGESP no domingo pela manhã. Não é o dia certo para comprar plantas (é dia de feira issi sim!)
mas achei alguns bonsai. Nada muito atrativo pela formação, só pelo preço: comprei um Kaete de 30 cm altura e uma serissa de 4cm de nebari, tudo por 15 reais. Como não são plantas muito boas, chias de defeitos, precisam de uma boa reestruturação. gostaria de saber se é possível alpoeque em ambas, qual técnica (torniquete ou anel de malpigi) e quanto tempo para enraizar.
Um grande abraço a todos e
Té mais...
Laudir05/04/2010 15:48
posta fotos pra o pessoal poder opinar melhor
Alexandre S. Coelho05/04/2010 20:15
Oi Paulo
As duas espécies aceitam muito bem todo tipo de alporquia! Não tenho experiência com o acer, mas certamente nas duas, em 40 dias já pode dar uma olhada pra ver se já está emitindo raízes...
As serissas também pegam facilmente de raíz, e como estas tem características bem tortuosas, podem gerar exemplares interessantes 💡
Elio06/04/2010 12:04
Paulo, como o Alexandre disse, as 2 aceitam bem a alporquia, tanto de torniquete como de Anel de Malphigi.
O importante da alporquia é a época em que vai retirar o alporque, o que deve acontecer no princípio da primavera.
abraço
Paulo Henrique de S. Garc06/04/2010 15:29
Alexandre, Elio obrigado pelas dicas.
A serissa, não aguentei e podei mesmo, e fiz estacas com os galhos, pois a estrutura aérea não daria bom material. O acer ainda estou estudando as possibilidades....Postarei ele em minh árvore e sua opinião pra ver se alguém me dá uma luz!
Um grande abraço a todos e
Té mias...
Anderson Almeida06/04/2010 21:25
se precisar de ajuda
Olá paulo sou Anderson de Descalvado perto de vç tambem fiz alporque de acer deshojo qualquer duvida manda seu msn no meu e-mail um forte abraço.
SEKI - Elio Luis Secchi09/04/2010 13:46
O Acer kaede enraiza bem de alporque. Já fiz alporques de galhos de espessura bem superior a cabo de vassoura. Aproveita e faz agora para poder retirar antes da brotação de primavera, como bem colocou meu xará.
abraço
nickyfury11/04/2010 19:29
bonsai
Concordo com o Elio Luis. O acer burgerianum, ou tridente, ou kaede, é o melhor para ser alporqueado em qualquer época do ano, não só na primavera. Claro que nesse período, a emissão de raízes é mais rápida, mas ocorre bem durante o resto do ano tambem. 😄
Os galhinhos do kaede, de qualquer grossura, quando estaqueados, tambem brotam bem, bastanto cortar em cunha a extremidade a ser plantada, e deixar de molho em solução enraizante por uns vinte minutos. 😄
Serissa, além de pegar facil de estaca, ainda pega melhor se a estaca for de raiz, o que é um atrativo a mais, vez que geralmente apresenta raizes com movimentos bem interessantes, sinuosos ao extremo. 😄