Chuva Forte no RJ! E o Bonsai do Carioca??????
Paulo H Lima06/04/2010 14:20
Chuva Forte no RJ! E o Bonsai do Carioca??????
Olá amigos!
Gostaria de pedir a opiniões de vocês quanto a questão da chuva contínua no Bonsai.
Desde ontem que chove muito no rio de Janeiro. Pelo jeito, deve continuar assim a semana inteira.
Sei que a água da chuva é boa para os nossos Bonsai, mas a questão da continuidade desta umidade não pode projudicá-los?
Pensei em colocar algumas de minhas plantas em local coberto até parar um pouco de chover...
De fato, faz sentido? Ou o melhor a fazer mesmo é deixá-los onde estão?
Não observo poças no substrato, de qualquer forma, me gerou dúvida esta questão da umidade contínua.
Illex06/04/2010 17:19
Re: Chuva Forte no RJ! E o Bonsai do Carioca??????
Paulo,
Se o substrato tem boa drenagem não tem porque se preocupar.
Já passamos até 2 semanas chovendo direto aqui (experiência ao longo dos anos), e nunca tive problemas com chuvas, pelo contrário, as plantas gostam muito.
Agora se o substrato não tiver drenagem boa, o problema pode ser uma máxima, vez que a umidade não somente se tornaria constante, mas o pior de tudo é que seria a umidade de um solo encharcado, podendo ocorrer apodrecimento de raízes, troncos (podas abertas, etc), enfim.
No caso o local coberto (com luminosidade indireta) também ajuda até a chuvarada parar, tenho plantas tanto debaixo como fora do sombrite, e resistem muito bem a chuvas fortes.
Aguardemos experiências de mais amigos.
Abraço:
Illex
Paulo H Lima06/04/2010 17:37
Illex, Obrigado meu irmão.
Fico mais tranquilo com o que diz.
Aqui realmente esta bem complicado.
Mas agora então é só esperar a chuva passar.
Abraços
Angela Fernandes07/04/2010 21:35
Olá Paulo !!!!!!
Como Illex falou..........se existe boa drenagem, não tem com o que se preocupar.
Realmente a chuva aqui está muito forte e na minha cidade maior ainda conforme você deve estar acompanhando, foi o Município que mais sofreu.
Não estou preocupada com nossos bonsai...........e sim com as pessoas que se foram e foram muitas........
Deixe suas plantas onde estão e espere a chuva passar...........
joellagunasc08/04/2010 22:27
Com o tempo vamos aprendendo , observando a reaçao de nossas plantas.
Com relaçao as condiçoes atmosfericas , voce pode molhar sua plantas 1,2,3 vezes ao dia , mas basta um dia de chuva e elas ja começam a brotar e ficar mais vistosas , pois alem de molhar a planta , a chuva aumenta a umidade relativa do ar o que é muito salutar para nossos bonsais.
Eu me preocupo mais com a falta de chuva do que com o seu excesso.
Cláudio José Teixeira09/04/2010 11:35
Olá,
Chuva é bom e as plantas gostam, mas o que está acontecendo nesta semana não é positivo, é muita água e sem trégua... As plantas estão afogadas e já estão dando sinais de que estão no limite.
Espero que o tempo melhore...
Abraços,
Cláudio.
Paulo H Lima09/04/2010 12:30
Angela, Joel e Cláudio,
Muito obrigado!
Continuarei torcendo para que tudo fique bem com as plantinhas.
E que Papai do Céu abençoe as famílias que tiveram todas estas perdas.
Obrigado pessoal.
bom final de semana
Rodrigo_Dias_RJ09/04/2010 20:35
Paulo, estou com uns bonsai de vitoria regia e alface hidroponica muito show, rsrsrsr
esquenta com as plantas não, o lance é o substrato estar bem drenado, com essa chuva toda só perdi um vaso.
Paulo César Morais10/04/2010 23:12
todos estão acompanhando a tragédia no estado do Rio, espero que logo vcs do rio se recuperem desse problema.
e só podemos ficar solidarios com as familias da vítimas,
abraço a todos aí!!!!!!!!!!!!!!
nickyfury11/04/2010 18:55
bonsai
Em relação à exposição de bonsai por tempo indeterminado, durante estação chuvosa, só é recomendável a retirada ou proteção quando houver trabalho de madeira morta, como shari e sabamiki. Jin, nem tanto. 😲
Algumas espécies, claro, são mais suscetíveis à podridão que outras, de maneira que, sob chuva constante, interminável, é recomendável retirar as plantas que apresentam tronco exposto, protegendo-as. Com isso, evita-se a podridão da madeira, que mesmo protegida por calda, não resiste muito bem. 🙄