Fórum — Atelier do Bonsaiarquivo estático

Como pentear as raízes?

IanaMel07/04/2010 16:30
Como pentear as raízes?
Gente, tenho uma dúvida. Já vi que é importante pentear as raízes pra melhorar a formação do nebari certo? Porém, eu tb vi que é importante se manter o torrão quando se transplanta plantas de um jarro pra outro. Dessa forma fica um dúvida de como fazer isso na prática, pq n dá pra pentear a raíz e manter o torrão ao mesmo tempo, ou dá? Os vídeos q vi de transplante, eles sempre desfazem o torrão somente na parte de baixo, penteando e cortando as raízes da parte periférica inferior, mas no caso, para a formação do nebari, o importante seria a parte superior do torrão, onde estaria o nebari, para penteá-las, a meu ver, eu teria de desfazer todo o torrão, de modo a visualizar quase todo o sistema radicular da planta e penteá-la de forma radial. Deste modo gostaria de saber se isso pode ser feito, desmanchar o torrão pra pentear as raízes ou se há como fazer isso sem desmanchá-lo? E no caso de ter que desmanchar o torrão, qual a melhor maneira de fazer isso, sem danificar as raízes?
Laudir07/04/2010 18:05
Quando eu preciso desfazer o torrão eu deixo a planta com o torrão imerso em água
Elio08/04/2010 16:11
Olá Iana!

Matéria que trata-se de como lidar com raízes de bonsai dá para escrever um livro, tão extensas são as informações.
Mas, vamos ao básico:
1. Os transplantes que vc viu em vídeo devem ser de bonsai pronto ou que já tiveram o nebari trabalhado.
2. Se a planta já teve transplantes anteriores executados por bonsaístas, o substrato então já deve estar de acordo, assim, não precisa necessariamente desmanchar o torrão.
3. Mesmo assim, não são todas a espécie que aceitam desmanchar o torrão.
4. A maioria aceita, respeitando alguns cuidados, tais como:
-Fazer na melhor época (primavera) que é quando há pronto
restabelecimento radicular;
-Dar primeiro um jato d'água tirando o máximo da terra;
-Tirar o substrato com hashi, tendo o cuidado de não danificar as raízes;
-Tirar as raízes grossas, principalmente as que saem do fundo do
torrão, com isso a altura do torrão fica menor, o que é o ideal para,
no futuro, colocar em vaso raso;
-Pentear com hashi, procurando desenovelar ao máximo
-Selecionar o que vai ficar (raízes finas e radiais)
5. Posto isto, selecionar as superficiais que irão compor o nebari, reposicionando-as se necessário.
6. Replantar, com todos os cuidados que a ação requer.

Um abraço
IanaMel10/04/2010 17:44
Elio e Laudir. Muito obrigado pelas respostas. Foi bem esclarecedor, era mesmo isso que eu gostaria de saber.
hsp11/04/2010 18:08
Hum..., só não vai passar prancha nelas hein, rs
Brincadeira hein, sabe que a parte de formacao de nebari é uma das primeras preocupacoes, para mim ao menos, ao se fazer o reenvase.
- Separacao de raizes para formacao bem distribuida de nebari.
- Deixar crescer livremente com bastante "comida" pra desenvolver a conicidade.
- Pinçar/podar pra estimular brotacoes de galhos e ramos
- e assim por diante...
Abracos.