Fórum — Atelier do Bonsaiarquivo estático

Hipoclorito de sodio

hsp11/04/2010 17:55
Hipoclorito de sodio
Senhores, e senhoras;
Estou com uma baita pulga atras da orelha.
Semanas atras (duas) o meu valoroso vizinho aplicou hipoclorito de sodio pra limpar as telhas e paredes da casa dele (ficaram brilhando), mas no caso dois ou tres dias depois minhas mudas (alguns sao quase prebonsais...) comecaram a perder as folhas, e que ate agora nao vi nem sinal de rebrotagem, apesar do tronco ainda estar verde por baixo da casca.
Pergunto, o que fazer?
- rezar e esperar?
- aguar muito (Sao Pedro ta fazendo isso por mim), e rezar e esperar/
- NDA.

Aguardo contribuicoes de experiencias anteriores com tal produto.
Grato.
joão josé11/04/2010 23:15
Acidez demais? Sais demais? Lave bem, que sabe um pó de giz para neutralizar? Só estou chutando... aguarde mais sugestões!
Ferreira12/04/2010 11:03
Recuperação
HSP

O cloro é volátil e provoca a queda das folhas, mas as plantas devem começar a rebrotar em até 15 dias. No entanto, o hipoclorito geralmente vem misturado com o alvejante hidróxido de sódio, que queima por contato, além de alterar o pH do substrato. Mas a rega abundante que você executou deve ter sido suficiente para eliminar o problema. Esperamos que nenhuma planta mais sensível tenha sido severamente afetada.
Ferreira12/04/2010 11:05
Post repetido. Favor eliminar.
joão josé12/04/2010 15:07
Com o cloro evaporando o sódio não ficaria, Ferreira? Acredito que seja mínimo, mas é só curiosidade!
Ferreira13/04/2010 09:46
Desconhecimento
João

Admito abertamente que não sei responder diretamente à sua pergunta.

Parece-me que o sódio sozinho não teria um efeito tão danoso na planta, mas pode, talvez, salinizar o substrato e interferir com a absorção de outros nutrientes.

Parece-me também que não seria adequado tentar corrigir o problema do HSP com a adição de pó de giz. O hidróxido de sódio já teria elevado o pH e a correção necessária seria baixar o pH. Ao contrário disso, o giz também elevaria o pH, aumentando o problema.

A adição de ácidos poderia ser ainda mais problemática, por isso acho que a melhor solução seria mesmo a lavagem do substrato com rega abundante. A adubação posterior, após a recuperação da planta, já deve ser suficiente para corrigir a acidez necessária.

Volto a salientar que não tenho conhecimento suficiente sobre problemas de pH de solo e suas possíveis correções. Minhas respostas foram baseadas em minha própria experiência e podem não ser adequadas em outros casos.
joão josé13/04/2010 09:54
Concordo que com a presença do hidróxido de sódio a teoria do giz cai por terra!! A discussão é boa, e interessante para eventuais novos acidentes!
hsp15/04/2010 22:33
Entao, grato as respostas. Cito que ate agora ao menos os caules estao verdes, mas nada de rebrota. Estou pensando em lavar geral as raizes e replantar. Tem um buxus que da dó de ver como era e como está agora.
Elio16/04/2010 12:35
Olá Xará!

Pelo que entendi as tuas plantas sofreram ação do Hipoclorito (pH básico) pela evaporação do tellhado do teu vizinho, certo?
não escorreu, na forma líquida, para as tuas plantas, certo?
Assim, entendo que atingiu mais as folhas do que o substrato.
Entendo que, nessa época, nosso clima (começando a esfriar) não seria interessante retirar do vaso, lavar as raízes e transplantar.
S vc já usou bastante água no substrato, agora , acho que é só aguardar.
Quanto à rebrotar, agora é época das plantas entrarem num ciclo de baixa atividade.

Entendo assim. Se alguém tiver algo à acrescenar ou corrigir, por favor............vamos todos aprender uns com os outros.

abraço
hsp16/04/2010 13:59
Ok, na verdade acho que foi mais o spray devido as telhas terem sido lavadas com maquina de pressao de agua.
Vou aguardar, valeu.
Eloir Jose Taparo07/05/2010 20:58
Helio...como estao as plantas?

E o vizinho, ta vivo ainda? kkkkkkkkk

Abraços
hsp09/05/2010 19:03
Ola;
Só para posicionar com relação ao que "nao sobrou".
Foi uma flor da felicidade, em estagio de enraizamento, provavelmente por isso.
Uma moita de capim citronela, e um pre de ipe amarelo (ao menos esta com o tronco verde mas ainda nao rebrotou)
Os demais todos apresentaram reação positiva, ufa.
Valeu!