Fórum — Atelier do Bonsaiarquivo estático

Ajuda com Shimpaku

alves.lari11/04/2010 18:43
Ajuda com Shimpaku
Olá, sou iniciante e comprei este exemplar faz uns 2 meses, e não sei quantos anos ele tem, alguém saberia me dizer aproximadamente?
E também gostaria de ajuda quanto a forma que deveria adotar, eu queria manter a tamanho dele, e a copa arredondada, porem estamos na época de aramação e não sei como proceder...
Alguém poderia me ajudar?

ai estão algumas fotos dele:

edinaldojunior11/04/2010 20:26
Re: Ajuda com Shimpaku
alves.lari escreveu:
Olá, sou iniciante e comprei este exemplar faz uns 2 meses, e não sei quantos anos ele tem, alguém saberia me dizer aproximadamente?
E também gostaria de ajuda quanto a forma que deveria adotar, eu queria manter a tamanho dele, e a copa arredondada, porem estamos na época de aramação e não sei como proceder...
Alguém poderia me ajudar?

ai estão algumas fotos dele:

Deve ter quase uns dois anos...pelo menos se baseando por outros que eu vi...
Elio12/04/2010 22:31
Olá Alves!

A tua plantinha não é um shimpaku, e sim, Chamaecyparis obtusa nana gracillis, mais conhecida como Nana.

Como está muito novinha, sugiro colocá-la em um vaso bem grande para que possa se desenvolver mais.

É uma espécie de crescimento bem demorado.

Aramação, deixe pra mais tarde. Essa espécie tem os ramos bem flexíveis, fáceis de aramar, mesmo de calibre grosso.

abraço
alves.lari13/04/2010 07:52
Muito obrigada pela ajuda, eu buscava por Shimpaku na internet e nunca encontrava uma igualzinha a minha, agora sei o porquê! rs!

Eu Posso tirar deste vaso que está e passar para um maior na época do ano que estamos ou devo esperar a primavera?

Um abraço
Nikkei 10013/04/2010 10:46
Acredito que se for colocar em um vaso maior sem mexer no torrão com as raízes pode fazê-lo agora sem problemas.
Elio13/04/2010 15:26
Iari, é isso mesmo o que o Nikkei disse.
Coloque em um vaso bem maior, aqueles de plástico mole, sem mexer no torrão.

abraço
alves.lari13/04/2010 15:53
Somente com terra vegetal? ou posso misturar areia, ou outras coisas? e a adubação? normal?
Elio13/04/2010 15:59
Terra vegetal, pedrisco, adubação normal (nesse caso, melhor adubação orgânica)

abraço