Fórum — Atelier do Bonsaiarquivo estático

Meu Ficus

Joelyvan13/04/2010 00:20
Meu Ficus
olá pessoal estou com essa planta e queria a opinião de voces...
em 07/09 era assim.

agora esta assim...

com muitas raizes saindo tanto por baixo quanto por cima do vaso...

Bem, minha duvida é... se eu devo coloca-la no escorredor qual o substrato ideal para essa especie e se eu devo poda-la ou aramar e se for o caso de podar, se voces poderiam fazer umas dessas projeções mostrando onde devo poda-la. estava pensando em adotar o estilo shakan ou moyo-gi, qual o melhor pra mim principiante...
aguardo resps.
Laudir13/04/2010 10:22
poe no escorredor.
10% de terra estercada e o resto (90%) de areia grossa.
qdo as raízes sairem pelos buracos coloca sobre uma bacia bem furada e com terra estercada/adubada.

quanto à parte aérea, aguarde opiniões
Nikkei 10013/04/2010 10:57
Concordo com o Laudir. Deixa crescer mais um ano, assim o nebari vai melhorar também, o que acho muito bonito nesta espécie.
Tenho uma parecida com a sua. Na minha eu retirei a parte central da planta (a parte que fica abaixo das raízes ) pois assim acho que as outras raízes vão se desenvolver mais rápido. E outra, esta parte você teria que retirar mais para frente mesmo. Isso foi o que fiz, não sei se está correto também...o que os mais experientes acham?!
edson060513/04/2010 10:57
Joelyvan,
a maneira como foi/está sendo conduzida (tronco reto) não dá muitas opções de estilo. Eu apostaria em dois:

CHOKKAN - Ereto formal -

HOKIDACHI - Vassoura

Abraço.
Edson.
Joelyvan14/04/2010 00:49
Valeu galera pelas mensagens... e atendendo a sugestao do colega, vou pô-la em um escorredor. logo postarei mais fotos para comentarios.